Pular para o conteúdo principal

Saiba aqui sobre o andamento das eleições para delegado da cultura (Conferência Municipal da Cultura - RJ)

NEWSLETTER 19

PELA PRIMEIRA VEZ CONSEGUIMOS ELEGER UM REPRESENTANTE DAS DANÇAS POPULARES PARA SER APRESENTADO COMO CANDIDATO A UMA VAGA DE DELEGADO PARA A CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE CULTURA
AGORA É PRECISO A PRESENÇA DOS ELEITORES PARA A VOTAÇÃO FINAL DIA 25, DOMINGO, NO PALÁCIO GUSTAVO CAPANEMA, CONFIRMANDO A INDICAÇÃO DE NOSSO CANDIDATO!
SE VOCÊ SE INSCREVEU CONFORME ORIENTAÇÃO EM NOSSA NEWSLETTER 18, LEIA DETALHES NESTE BOLETIM
.
Caros leitores e amantes da dança.

Dia 20/10/09 foi um momento histórico para as danças populares e, em especial, para a dança de salão.

As danças populares, que abrigam algumas das mais antigas modalidades de danças do mundo (e na qual está inserida a dança de salão), conseguiram eleger um representante para concorrer a uma vaga de delegado, na Conferência Municipal de Cultura!

O diretor do Jornal Falando de Dança, Antônio Aragão, participou ativamente desse momento e traz aos nossos leitores detalhes desse acontecimento - e o que precisamos fazer para que esta conquista seja mantida.

Leia a seguir o que aconteceu e o que ainda acontecerá - e que dependerá da mobilização de todos nós!
.
IV Reunião Setorial da Dança - Centro Coreográfico da Cidade do Rio de Janeiro - ocorrida terça, dia 20/10 - 19h
  • Nesta reunião foi lançado o Fórum Itinerante da Dança Carioca e realizada a IV Reunião Setorial da Dança, com a pré-eleição dos possíveis candidatos a delegado pelo dança.
  • Ali foram escolhidos aqueles que se canditarão ao cargo de delegado na Conferência Municipal de Cultura, que ocorrerá dias 24 e 25/10, no Palácio Gustavo Capanema (Rua da Imprensa 16 - auditório sobreloja, Centro, entre as ruas Araújo Porto Alegre e Graça Aranha).
  • Fato inédito, a presença de profissionais e praticantes da dança de salão com direito a voto (isto é, com inscrição prévia junto à Prefeitura, como havíamos orientado em boletins anteriores), criou condições para que, pela primeira vez, as danças populares apresentassem um candidato com chances de ser eleito a um cargo que coloca nossas reivindicações mais próximas do poder público.
  • Graças a muita luta, após reunião que durou mais de 4 horas, e da qual participou o diretor do Jornal Falando de Dança, Antônio Aragão, as danças populares conseguiram indicar o nome do professor LUÍS FLORIÃO, presidente da Andanças (Associação Nacional de Dança de Salão), como um dos três nomes a serem apresentados pelo segmento da dança para concorrer a uma das 8 vagas de delegados representantes do segmento cultural (são 24 vagas no total, mas as demais serão preenchidas por indicação do poder público e não por eleição direta) para a Conferência Municipal de Cultura! Os outros dois nomes eleitos estão ligados ao Sindicato dos Profissionais da Dança e ao Contemporâneo.
  • Desnecessário dizer o quanto essa primeira (mas não a derradeira) vitória significa para todas as modalidades de danças populares, pois, apesar de constituírem inegavelmente a categoria com maior número de academias e de praticantes, até agora ela não alcançou seu merecido espaço, pois ainda não está acostumada a fazer política para cobrá-lo.
  • Este, entretanto, foi só o primeiro passo. Para que efetivamente seja eleito um delegado ligado às danças populares (danças de rua, folclóricas, de salão, de ventre, orientais, indianas, flamenca etc), é preciso que a categoria esteja atenta à segunda fase desse processo, que tratamos no segundo tópico a seguir.
  • Por que precisamos nos envolver nesse processo?
    Clique aqui para ver algumas perguntas e respostas a respeito!
I Conferência Municipal de Cultura - Palácio Gustavo Capanema, Rua da Imprensa 16, auditório sobreloja - 24 e 25/10 - de 7 às 16h
  • Conferência aberta à participação popular (inscrição prévia no site da Prefeitura encerrada em 20/10). Nessa Conferência, serão discutidas as propostas elaboradas nas reuniões setoriais e que serão levadas à discussão nas futuras conferências para elaboração do PLANO NACIONAL DE CULTURA.
  • As pessoas habilitadas a fazer isso serão os delegados municipais eleitos durante a Conferência Municipal de Cultura.
  • Serão 8 delegados eleitos para representar as entidades culturais, em votação a ser realizada no dia 25/10/2009.
  • Todos os setores culturais (cinema, teatro, dança, turismo, imprensa etc) apresentarão candidatos a essas vagas.
  • A comunidade da dança apresentará os 3 candidatos escolhidos no processo anterior para concorrer a uma das 8 vagas.
  • Todos esses candidatos (os 3 indicados pela classe da dança mais os outros indicados pelas outras classes como cinema, imprensa, teatro etc) receberão, então, os votos daqueles que se inscreveram previamente no site da Prefeitura.
  • Em suma, os candidatos da dança estarão disputando as vagas com os candidatos do cinema, do teatro, da imprensa etc - e quanto mais eleitores simpatizantes da dança houver, maiores serão as chances dos candidatos da dança conseguirem se eleger.

Em suma

  • Se você acompanhou nossos últimos boletins e se inscreveu no site da Prefeitura, você está habilitado a votar!
  • Se você está habilitado a votar, você não pode faltar!
  • Mesmo não tendo sido eleito o seu candidato preferido, você, profissional da dança, promotor de eventos dançantes, dançarino, amante da dança, que esteja habilitado a votar (isto é, com inscrição prévia no site da Prefeitura e com o comprovante desta inscrição em mãos) deve prestigiar todo esse processo e comparecer para as votações nos representantes da dança, fortalecendo a representatividade da classe junto ao poder público.
  • O Jornal Falando de Dança apoia as candidaturas dos representantes da classe da dança e, particularmente, a candidatura a delegado do professor LUÍS FLORIÃO, presidente da ANDANÇAS (Associação Nacional de Dança de Salão), por sua vasta experiência nos trâmites das políticas públicas, por sua presença constante em congressos e reuniões setoriais sobre políticas públicas para a dança, e por ser o único candidato advindo das danças populares- dentre os requisitos que o habilitam a exercer satisfatoriamente a função, que NÃO É REMUNERADA.
  • Se você é formador de opinião - promoter de bailes, professor de dança, etc - fale a respeito desse tema com seus alunos, com seus amigos, imprima este boletim, coloque-o em seu quadro de aviso, REPASSE À SUA MAILING LIST. Esta é uma oportunidade ímpar de você dar sua contribuição à dança.
  • Entre em contato conosco (9202-6073) para combinarmos um local de concentração.
  • Se a dança é sua paixão, envolva-se nesse processo!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Álvaro Reis lança curso de metodologia para o ensino de danças de salão, saiba mais

É hoje! Você já se inscreveu? Começa hoje esta noite, o curso sobre metodologia de ensino Alvaro Reys, na academia do mestre, em Copacabana. O assunto foi destaque de capa da edição de janeiro/2017, em circulação desde o final de dezembro. Clique no link abaixo para acessar a matéria em pdf e saber detalhes. A proposta é passar para os profissionais da dança interessados em se reciclar, ou alunos interessados em se profissionalizar, a metodologia desenvolvida em décadas de ensino por Alvaro Reys. Informa Álvaro: "Ao final, os cursistas terão um novo potencial didático para a realização de seus trabalhos, com a assimilação de novas técnicas que complementarão sua visão profissional sobre o ensino de dançar a dois. É um curso rápido, até porque sei que quem dá aulas não dispõe de muito tempo para se reciclar". Fica a dica. Inf. 98111-3284. Leia AQUI a matéria sobre o curso de Alvaro Reis

Personagens da nossa história: Mário Jorge, o Rei dos Salões

Mário Jorge, o Rei dos Salões Ele foi um dos maiores dançarinos – se não o maior – de nossos salões. Isto dito por inúmeras testemunhas que o viram criar nas pistas movimentos hoje incorporados definitivamente aos ritmos dançados a dois. Um trágico acidente o retirou das pistas e ele virou lenda. Décadas mais tarde, ao ser homenageado em um evento, eis que ele encontra a mulher da sua vida, que o ajudaria em sua reabilitação e o colocaria novamente sob as luzes dos holofotes. Estamos falando de MÁRIO JORGE MESSIAS MATOS, o “rei dos salões”, como era chamado nos anos sessenta, que recentemente oficializou sua união com D. Íris Neira, queridíssima administradora da Academia Carlos Bolacha. Foi o casamento mais comentado dos últimos tempos (foto abaixo). “Nem provei do buffet, pois não paravam de nos fotografar”, comentou Íris. . Empenhada em pesquisar e divulgar a história do marido (“muitas fotos se perderam e, dos filmes, só consegui recuperar dois, que precisam ser restaurados”), Íris

Roteiro das Bandas: Conjunto Aeroporto

CONJUNTO AEROPORTO (Inf. 2280-2356/9994-5580 Sr José ) clique aqui para ver a coleção do Falando de Dança, de vídeos do conjunto Aeroporto AGENDA: veja no link "Roteiro das bandas e dj's patrocinadores" ****************************************************************