Pular para o conteúdo principal

Brega

I CDASP (Campeonato de Dança de Salão do Pará) inclui o Brega como modalidade em disputa

Pode parecer estranho a cariocas e paulistas, mas no norte do país existe uma forma de se dançar no salão muito popular, sobretudo entre os jovens, lembrando uma mistura de soltinho e lambada: é o brega paraense.

Nascido de uma mistura de lundum marajoara, carimbo, movimentos tribais e, mais tarde, acrescido de influências de danças caribenhas e twist americano, esse ritmo estava restrito aos chamados “bregões”, que eram casas noturnas em zonas pobres de Belém do Pará, até a década de 80, quando caiu no gosto popular e atingiu as camadas mais abonadas da população.


Nos anos 90, o Brega alcançou o resto do país, sobretudo com o sucesso do repertório da Banda Calypso (foto) que, no fim do ano passado, atraiu uma multidão a seu show no Parque do Flamengo, no Rio.

“Atualmente o brega é muito dançado pelos jovens em todo norte e nordeste”, nos conta o professor Roberto Ribeiro, presidente da associação de danças paraenses. “E os mais jovens apimentaram ainda mais esse ritmo desenvolvendo o tecnobrega”, completa sua parceira Lana.

Bem ritmado e balanceado, o brega faz parte dos cursos de dança oferecidos por muitas academias do norte-nordeste e no YouTube se pode acessar filmagens de várias apresentações e vídeos-aulas – daí porque os organizadores do I CDASP, Juninho e Tereza Cruz, decidiram por incluir a dança como modalidade competitiva.

Sobre o campeonato

O campeonato ocorrerá dias 10 e 11 deste mês e está dividido em duas modalidades – brega e dança de salão – com premiação de R$ 800,00 para a primeira colocação.

“O CDASP tem como finalidade a realização de uma competição onde o foco estará na forma como a dança será apresentada no salão, sendo observado aspectos como: harmonia, criatividade, técnica, figurino, expressão, musicalidade e o próprio desenvolvimento no salão. Desta forma, estimulando não só os profissionais da área a mostrarem suas potencialidades, bem como todos aqueles que gostem ou pratiquem a modalidade; independentemente de peso, idade ou tempo que pratique, pois este evento vem estimular e resgatar o prazer da dança a dois no salão. A apresentação será num salão em forma de arena, onde os casais dançarão ritmos pré-determinados e músicas sorteadas na hora, para que seja valorizado o improviso”, definiram os organizadores do evento, Juninho e Tereza Cruz.

Assista aqui alguns passos básicos de brega, demonstrados no Congresso Nacional de Forró 2006, em Brasília, em aula da dança ministratada pelos professores Marcelo Thiganá e Priscila Navarro


E confira aqui o tecnobrega, executado em baile de dança de salão em academia de Belém do Pará, comemorando o aniversario do Profº Marcelo Thiganá.

Foto: site da banda Calyso; vídeos: YouTube; fonte: pesquisa na internet e informações dos organizadores.

Para conhecer melhor o brega paraense:


  • o site http://www.bregapop.com/ possui acesso a mídias regionais, texto de pesquisadores e, o mais interessante, vídeos-aulas dos principais passos do brega, como o Raoni, o Realengo, o Gererê e o Cavalo Manco, oferecidos pelo “Espaço Dança” de Belém do Pará, com demonstração de como os jovens os executam no salão.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Álvaro Reis lança curso de metodologia para o ensino de danças de salão, saiba mais

É hoje! Você já se inscreveu? Começa hoje esta noite, o curso sobre metodologia de ensino Alvaro Reys, na academia do mestre, em Copacabana. O assunto foi destaque de capa da edição de janeiro/2017, em circulação desde o final de dezembro. Clique no link abaixo para acessar a matéria em pdf e saber detalhes. A proposta é passar para os profissionais da dança interessados em se reciclar, ou alunos interessados em se profissionalizar, a metodologia desenvolvida em décadas de ensino por Alvaro Reys. Informa Álvaro: "Ao final, os cursistas terão um novo potencial didático para a realização de seus trabalhos, com a assimilação de novas técnicas que complementarão sua visão profissional sobre o ensino de dançar a dois. É um curso rápido, até porque sei que quem dá aulas não dispõe de muito tempo para se reciclar". Fica a dica. Inf. 98111-3284. Leia AQUI a matéria sobre o curso de Alvaro Reis

Personagens da nossa história: Mário Jorge, o Rei dos Salões

Mário Jorge, o Rei dos Salões Ele foi um dos maiores dançarinos – se não o maior – de nossos salões. Isto dito por inúmeras testemunhas que o viram criar nas pistas movimentos hoje incorporados definitivamente aos ritmos dançados a dois. Um trágico acidente o retirou das pistas e ele virou lenda. Décadas mais tarde, ao ser homenageado em um evento, eis que ele encontra a mulher da sua vida, que o ajudaria em sua reabilitação e o colocaria novamente sob as luzes dos holofotes. Estamos falando de MÁRIO JORGE MESSIAS MATOS, o “rei dos salões”, como era chamado nos anos sessenta, que recentemente oficializou sua união com D. Íris Neira, queridíssima administradora da Academia Carlos Bolacha. Foi o casamento mais comentado dos últimos tempos (foto abaixo). “Nem provei do buffet, pois não paravam de nos fotografar”, comentou Íris. . Empenhada em pesquisar e divulgar a história do marido (“muitas fotos se perderam e, dos filmes, só consegui recuperar dois, que precisam ser restaurados”), Íris

Roteiro das Bandas: Conjunto Aeroporto

CONJUNTO AEROPORTO (Inf. 2280-2356/9994-5580 Sr José ) clique aqui para ver a coleção do Falando de Dança, de vídeos do conjunto Aeroporto AGENDA: veja no link "Roteiro das bandas e dj's patrocinadores" ****************************************************************