Pular para o conteúdo principal

A dança na mídia

Dança dos famosos IV acaba em barraco

Bem, uma vez me disseram que manchete dizendo que cachorro mordeu uma criança não vende tanto jornal quanto dizer que uma criança mordeu um cachorro. Portanto, não resisti e experimentei aqui um título sensacionalista para chamar sua atenção, leitor (rs).

Mas o fato é que de todas as etapas que assisti desse quadro esta, que escolheu o casal campeão, por pouco, pouco não terminou em barraco mesmo.

Aliás este foi o assunto que agitou hoje algumas comunidades de dança do Orkut, como a comunidade Dança de Salão RJ (link ao final desta matéria).

Isso porque Carlinhos de Jesus, que, diga-se de passagem, é o que mais polemiza quando participa como jurado técnico do programa, decidiu levantar uma discussão justo no momento final da competição. Quis o destino (ou a produção do programa) que ele, que sempre argumentou a respeito da postura dos casais concorrentes e (veneninho circulando na net) tinha um componente de sua cia de dança como finalista, ficasse por último para dar a nota decisiva. E se apegou a uma regra que, conforme foi confirmado por todos (e até o próprio já a relevara em outros julgamentos seus), não estava sendo considerada no jogo, que era respeitar o espaço demarcado no piso.

Daí, como o ser humano dificilmente consegue ser imparcial – ainda pra mais movido pela emoção de uma competição onde se está julgando menos a técnica e mais a superação – os comentários ficaram divididos em duas posições majoritárias.


Uma parte da comunidade da dança achou que ele visivelmente se apegou a essa regra do espaço de dança (que, repito, não era regra ali) para justificar a nota baixa que se preparava para dar ao casal formado por Priscilla Amaral e Rodrigo Hilbert (foto acima), beneficiando assim o casal Elaine Mickely e Átila Amaral (foto ao lado), este último de sua cia de dança. Diante da reação da platéia, do Faustão e até dos outros jurados técnicos, a saída, para não dar o braço a torcer, foi dar nota 9, o que permitiu que Hilbert fosse o famoso a levar o troféu de campeão. Aborrecido com a interferência em seu julgamento, chegou a destratar a jurada técnica ao seu lado, dizendo que “ela nem da dança de salão era”. Daí, nenhuma novidade, pois o único da dança de salão ali era ele.

Já outra parte da comunidade da dança achou que os comentários dele foram válidos, já que ele era o único entendido no assunto. E que ele foi destratado injustamente pelo apresentador e pelos colegas jurados. Aí sucedem-se as argumentações contra o programa e o apresentador, as acusações de “cartas marcadas” e outros comentários não ligados especificamente ao episódio mas à forma como a comunidade da dança vê esse tipo de competição na tv, com as inevitáveis adaptações (ou distorções) para tornar as apresentações mais “palatáveis” para o público leigo.

Sim, porque não se vá querer que o público da poltrona, só agora se familiarizando com esse tipo de competição, vá manter-se sintonizado naquela estação se os jurados começarem a dar aulas teóricas sobre o que está didaticamente/tecnicamente correto ou não nas apresentações (aliás já seria difícil encontrar meia dúzia de bons professores de salão que se adaptasse à linguagem televisiva para exercer esse papel...).

Também é ser muito exigente e “desmancha prazer” querer que os famosos realmente conduzam ou sejam conduzidos como normalmente nós, dançarinos de salão, estamos acostumados a ver. Afinal, trata-se de um show, com a finalidade de divertir e vender espaço publicitário.


Sempre é bom lembrar que dança na TV sempre existiu, assim como cenas de dança de salão em novelas. Mas a adaptação de “reality shows” de dança de sucesso internacional foi uma novidade que trouxe um destaque permanente na mídia para essa arte. E a Globo soube muito bem adaptar o formato internacional ao gosto nacional. A Dança dos Famosos registrou audiências acima de 40 pontos e é considerada um dos maiores sucessos dos últimos anos do Domingão. De repente, nossos profissionais de dança ganharam a chance de mostrar seu trabalho em rede nacional e muitos foram contratados como coreógrafos, assistentes e figurantes de vários programas e novelas. Embora, repito, isso já acontecesse antes da chegada desses formatos de programas, depois deles a dança de salão ficou (está) tendo uma evidência bem maior, com benefícios indiscutíveis para nossos profissionais. E até para nós, praticantes, vistos como “seres de outro século” pela grande maioria da população.

Isso para não falar dos artistas competidores, que ganharam grande projeção. Que o diga Serjão Loroza, que não perdia a oportunidade de promover seu CD. Ou a cantora Fafá de Belém, dando “canja” em toda a oportunidade. Competidor em edição anterior do quadro, o ator Stepan Nercessian, por exemplo, declarou numa entrevista que estava se sentindo um astro da música sertaneja, sendo assediado para tirar fotos e dar autógrafos.

Mas não pensem que o sucesso com o ibope convencerá os famosos a continuar na dança de salão. Perguntado sobre o que iria mudar na sua vida após ter ganho a competição, o ator Rodrigo Hilbert respondeu: “a estante lá de casa vai ter mais um troféu”!

Assista a seguir a apresentação de tango de Rodrigo Hilbert e Priscilla Amaral, que foi o “pomo da discórdia”, postada pelo blog Tevê Aberta, com a parte do barra..., digo, comentários dos jurados.



Leia mais:

Comentários

João Araujo disse…
Participei da polêmica no Orkut, mais sobre a forma desse programa na Globo. Sabemos que, na TV, sempre tem um jurado bonzinho e o outro mau. Às vezes, eles se revezam, como vimos recentemente em programa semelhante no SBT, onde, aliás, o Jaime Arôxa engoliu em seco certos comentários não muito apropriados, do próprio Silvio Santos. Concordo que o programa promove os participantes(e muito, em alguns casos de coreógrafos). Então passemos, como já venho fazendo, a ou não assistí-lo, ou vê-lo para torcer pelos conhecidos, com indulgência por parte dos dançarinos mais avançados ou aprendizado para os mais novos. Um abraço.

Postagens mais visitadas deste blog

Álvaro Reis lança curso de metodologia para o ensino de danças de salão, saiba mais

É hoje! Você já se inscreveu? Começa hoje esta noite, o curso sobre metodologia de ensino Alvaro Reys, na academia do mestre, em Copacabana. O assunto foi destaque de capa da edição de janeiro/2017, em circulação desde o final de dezembro. Clique no link abaixo para acessar a matéria em pdf e saber detalhes. A proposta é passar para os profissionais da dança interessados em se reciclar, ou alunos interessados em se profissionalizar, a metodologia desenvolvida em décadas de ensino por Alvaro Reys. Informa Álvaro: "Ao final, os cursistas terão um novo potencial didático para a realização de seus trabalhos, com a assimilação de novas técnicas que complementarão sua visão profissional sobre o ensino de dançar a dois. É um curso rápido, até porque sei que quem dá aulas não dispõe de muito tempo para se reciclar". Fica a dica. Inf. 98111-3284. Leia AQUI a matéria sobre o curso de Alvaro Reis

Personagens da nossa história: Mário Jorge, o Rei dos Salões

Mário Jorge, o Rei dos Salões Ele foi um dos maiores dançarinos – se não o maior – de nossos salões. Isto dito por inúmeras testemunhas que o viram criar nas pistas movimentos hoje incorporados definitivamente aos ritmos dançados a dois. Um trágico acidente o retirou das pistas e ele virou lenda. Décadas mais tarde, ao ser homenageado em um evento, eis que ele encontra a mulher da sua vida, que o ajudaria em sua reabilitação e o colocaria novamente sob as luzes dos holofotes. Estamos falando de MÁRIO JORGE MESSIAS MATOS, o “rei dos salões”, como era chamado nos anos sessenta, que recentemente oficializou sua união com D. Íris Neira, queridíssima administradora da Academia Carlos Bolacha. Foi o casamento mais comentado dos últimos tempos (foto abaixo). “Nem provei do buffet, pois não paravam de nos fotografar”, comentou Íris. . Empenhada em pesquisar e divulgar a história do marido (“muitas fotos se perderam e, dos filmes, só consegui recuperar dois, que precisam ser restaurados”), Íris

Roteiro das Bandas: Conjunto Aeroporto

CONJUNTO AEROPORTO (Inf. 2280-2356/9994-5580 Sr José ) clique aqui para ver a coleção do Falando de Dança, de vídeos do conjunto Aeroporto AGENDA: veja no link "Roteiro das bandas e dj's patrocinadores" ****************************************************************