Pular para o conteúdo principal

Personagem da nossa história: Antonio Aragão


Hoje, dia 20 de julho de 2017, Dia do Amigo, ANTONIO MARTINS DE ARAGÃO, ou simplesmente Aragão, diretor do Jornal Falando de Dança e da AMAragão Edições de Periódicos, Produções de Eventos e de Dança Ltda ME, está completando 75 anos de idade e já há muito tornou-se um personagem da história da dança de salão carioca.

Boêmio de carteirinha desde que chegou do interior do Ceará para conhecer a famosa e sonhada Cidade Maravilhosa e aqui se estabeleceu, na década de 1960, Aragão entrou para a dança de salão nos anos de 1990. Eis abaixo seu depoimento de como ingressou no segmento da dança de salão, colhido por Leonor Costa.

Frequentava muito a Boate Bolero, na Av. Atlântica, pois morava em Copacabana. Comecei a observar casais dançando coreografado e gostei da ideia. 

No início dos anos 1990, fui me inscrever na academia de Carlinhos de Jesus, em um clube já demolido, na Rua da Passagem. Lá chegando, me disseram que só aceitavam inscrição de casais. A agora professora Luciana Santos também estava sem par, na fila de inscrição. Formamos par, nos inscrevemos, e a professora Stelinha Cardoso foi minha primeira professora de dança de salão. Depois fiz aulas em grupo ou particulares com os professores Bigode e Verinha Prietto. 

Eu e Luciana Santos formamos um grupo de amigos, com o qual passamos a conhecer todos os bailes de dança de salão da cidade, da zona Sul à zona Norte. Era uma empolgação só! Frequentávamos muito os bailes da Estudantina e foi em um desses que conhecemos um dançarino talentoso, o Jimmy de Oliveira, em início de carreira profissional. 

Mudamos para a academia Jimmy de Oliveira, a primeira dela, na rua Correia Dutra, hoje uma academia de fitness. Seguimos o Jimmy nos outros endereços e cheguei a ser administrador da sua academia por um tempo. Só deixei a academia depois que assumi a diretoria financeira do Dance News, com Leonor Costa, também aluna e depois bolsista da academia Jimmy. Isso porque o jornal começou a exigir tempo integral, o mesmo acontecendo quando fundamos o Jornal Falando de Dança e a AMAragão Edições e Eventos. 

Tenho muito orgulho do que construímos para a dança de salão nesses mais de dez anos dedicados à imprensa da dança (só de Jornal Falando de Dança completamos dez anos em 2017). E fico inconformado ao perceber o quanto poderíamos crescer como classe se os profissionais da dança de salão dedicassem um pouquinho mais de tempo a construir para o coletivo. E isso não se consegue fazendo eventos particulares, mesmo sendo estes de grande projeção nacional e/ou internacional, como temos muitos. Só cresceremos como classe, só resgataremos a fama que a cultura da dança de salão teve no passado, se nos unirmos sob o guarda-chuva de instituições. 

Quem me conhece sabe que sempre digo 'tudo é política, a vida é política', por isso, se vocês me acompanham pelas notícias no Jornal Falando de Dança, sabem que sempre participo dos movimentos políticos que envolvem a dança de salão. Motivo pelo qual aceitei o cargo de diretor financeiro na chapa vencedora das eleições para a Associação dos Profissionais e Dançarinos de Salão do Rio de Janeiro (APDS/RJ), em novembro de 2014. 

Enquanto tiver saúde, estarei pelos bailes da cidade, vendo e sendo visto, dançando (pouco), criticando (muito), falando alto (estou ficando surdo), dando broncas (pavio curto é meu defeito, mas também dou broncas de pai pra filho, puxo a orelha de dançarinos por quem me afeiçoo) e distribuindo abraços. Estes eu reservo para as queridas dançarinas, sem as quais a dança de salão não teria a beleza que tem.

Currículo.
Antonio Martins de Aragão, cearense de Santa Quitéria, da família Aragão da fazenda São José dos Mocó, nasceu em 20 de julho de 1942. Aposentou-se como funcionário público do Ministério das Relações Exteriores da Grécia, com 39 anos de carreira, sendo seu último posto no então Consulado da Grécia no Rio de Janeiro. Por 18 anos, participou da administração do Condomínio Chateau de Lyon. Iniciou-se na dança de salão no início dos anos de 1990, na Casa de Dança Carlinhos de Jesus, depois migrando para a Academia de Dança Jimmy de Oliveira onde, por último, era bolsista. Em 2005, a pedido da amiga Leonor Costa, ingressou no jornal Dance News no qual ela já trabalhava como editora. Foi diretor financeiro do Dance News até sair, em março de 2007, para ingressar na iniciativa privada, onde foi sócio da CSMN artigos de informática. Em outubro de 2007, associou-se a Leonor Costa e Anderson Gomes para editarem a versão impressa da revista online Blog Falando de Dança, que Leonor criara após também deixar o Dance News em março de 2007. Em 2010 fundou a AMAragão Edições de Periódicos e Produção de Eventos, que passou a editar o Jornal Falando de Dança.

Realizações / homenagens / atuações no segmento da dança de salão, como editor, produtor executivo, produtor cultural, diretor da APDS, dentre outras atividades:
Alguns artigos de Antonio Aragão publicados no Jornal Falando de Dança:
Leia também:


  • Blog do Projeto Prêmio Cultura da Dança de Salão, AQUI.
  • Currículo da editora do JFD, Leonor Costa, e o que promoveu à frente do Jornal Falando de Dança, AQUI.
  •   Artigo de Leonor Costa para a Revista de História da Biblioteca Nacional, divulgando a dança de salão, AQUI.
  • Entenda por que o dia 13 de julho é tão importante para a história da dança de salão, AQUI.



  • Comentários

    Postagens mais visitadas deste blog

    Álvaro Reis lança curso de metodologia para o ensino de danças de salão, saiba mais

    É hoje! Você já se inscreveu? Começa hoje esta noite, o curso sobre metodologia de ensino Alvaro Reys, na academia do mestre, em Copacabana. O assunto foi destaque de capa da edição de janeiro/2017, em circulação desde o final de dezembro. Clique no link abaixo para acessar a matéria em pdf e saber detalhes. A proposta é passar para os profissionais da dança interessados em se reciclar, ou alunos interessados em se profissionalizar, a metodologia desenvolvida em décadas de ensino por Alvaro Reys. Informa Álvaro: "Ao final, os cursistas terão um novo potencial didático para a realização de seus trabalhos, com a assimilação de novas técnicas que complementarão sua visão profissional sobre o ensino de dançar a dois. É um curso rápido, até porque sei que quem dá aulas não dispõe de muito tempo para se reciclar". Fica a dica. Inf. 98111-3284. Leia AQUI a matéria sobre o curso de Alvaro Reis

    Personagens da nossa história: Mário Jorge, o Rei dos Salões

    Mário Jorge, o Rei dos Salões Ele foi um dos maiores dançarinos – se não o maior – de nossos salões. Isto dito por inúmeras testemunhas que o viram criar nas pistas movimentos hoje incorporados definitivamente aos ritmos dançados a dois. Um trágico acidente o retirou das pistas e ele virou lenda. Décadas mais tarde, ao ser homenageado em um evento, eis que ele encontra a mulher da sua vida, que o ajudaria em sua reabilitação e o colocaria novamente sob as luzes dos holofotes. Estamos falando de MÁRIO JORGE MESSIAS MATOS, o “rei dos salões”, como era chamado nos anos sessenta, que recentemente oficializou sua união com D. Íris Neira, queridíssima administradora da Academia Carlos Bolacha. Foi o casamento mais comentado dos últimos tempos (foto abaixo). “Nem provei do buffet, pois não paravam de nos fotografar”, comentou Íris. . Empenhada em pesquisar e divulgar a história do marido (“muitas fotos se perderam e, dos filmes, só consegui recuperar dois, que precisam ser restaurados”), Íris

    Roteiro das Bandas: Conjunto Aeroporto

    CONJUNTO AEROPORTO (Inf. 2280-2356/9994-5580 Sr José ) clique aqui para ver a coleção do Falando de Dança, de vídeos do conjunto Aeroporto AGENDA: veja no link "Roteiro das bandas e dj's patrocinadores" ****************************************************************