Pesquisar:

BLOG FALANDO DE DANÇA, BY LEONOR COSTA

quinta-feira, 3 de novembro de 2016

Você sabe por que dia 05/11 é o Dia da Cultural?



A Secretaria Estadual de Cultura do RJ está convocando todos os municípios do Estado para uma celebração conjunto do Dia Nacional da Cultura, comemorado dia 5 de novembro. A convocação nos faz lembrar os esforços da Associação dos Profissionais e Dançarinos de Salão do RJ, APDS/RJ, que todo ano conclama os profissionais da dança de salão de todo o Estado do RJ a celebrarem em conjunto a Semana da Dança de Salão do RJ, efeméride criada pela Lei Estadual 3440/2000 e que pouco é utilizada pelo segmento para atrair novos praticantes para as academias e bailes. Fica o exemplo da SEC a ser seguido.

Mas por que o Dia Nacional da Cultura é celebrado em 5 de novembro?

Instituído por meio de Lei Federal, em 1970, o Dia da Cultura é uma homenagem ao jornalista, político, jurista e intelectual Rui Barbosa. A data foi escolhida por ser o dia do nascimento de Barbosa, que foi importante defensor das liberdades civis. Em 1907, ele representou o Brasil na Segunda Conferência Internacional da Paz, em Haia, na Holanda, e, já no final de sua vida, foi eleito juiz da Corte Internacional da Paz. Rui Barbosa também presidiu a Academia Brasileira de Letras após a morte de Machado de Assis. Hoje, o seu acervo intelectual, biblioteca e móveis são administrados pela Fundação Casa de Rui Barbosa, órgão vinculado ao MinC.

Fonte Minc

E em que consiste a proposta da CEPC-RJ?

O Conselho Estadual de Política Cultural do Rio de Janeiro (CEPC-RJ) é um órgão colegiado, deliberativo vinculado à Secretaria de Estado de Cultura, que deve, dentre suas competências, propor ações e metas decorrentes das diretrizes e estratégias do Plano Estadual de Cultura, acompanhar e fiscalizar a execução dessas ações, acompanhar e fiscalizar os resultados dos instrumentos de gestão do Sistema Estadual de Cultura (SIEC), participar da elaboração do Plano Plurianual referente à área de cultura e sugerir parâmetros para editais e processos seletivos relativos a ações de estímulo à produção e à difusão de cultura.

Fonte. CEPC-RJ


Nenhum comentário:

Postagens populares