Pesquisar:

BLOG FALANDO DE DANÇA, BY LEONOR COSTA

segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

Oficina Fragmentação Corporal na Dança: Possibilidades Motoras Criativas a partir da Dissociação das Partes do Corpo


A oficina trata-se do recorte de uma pesquisa sobre fragmentação corporal. Nela, propõe-se uma reflexão sobre as possibilidades de construção gestual na dança a partir da ideia de dissociação, tendo como principal fonte de investigação a análise e a conscientização das partes do corpo e suas potencialidades expressivas.

Estruturalmente, a aula é composta de exercícios de mobilização articular, realizados no chão e/ou na base de pé; de sequências de movimentos que trabalham as partes do corpo de maneira isolada e combinada com enfoque especial na coordenação motora, nas relações de apoio e transferência de peso; e laboratórios de criação gestual, que consistem em experimentações corporais a partir de estímulos pré-estabelecidos que objetivam a investigação/descoberta de gestos e estados corpóreos que dialoguem com o universo imagético e conceitual que o tema propõe.

Sobre a Ministrante: Aline Teixeira é professora dos cursos de graduação em dança da UFRJ. Mestre em Artes Visuais pela Escola de Belas Artes – EBA/UFRJ. Vem ao longo dos anos desenvolvendo pesquisa a partir de questões referentes à imagem da fragmentação corporal no processo de construção do gesto na dança, enfatizando aspectos como a deformação e a dissociação das partes do corpo. Coordena o Grupo Corpo Estranho desde 2012, aonde vem aprofundando tais questões. É assistente de direção e preparadora corporal da Cia. Híbrida nas coreografias Estéreos-Tipos, Moto-Sensível e Olho Nu.

ATIVIDADE GRATUITA


As inscrições podem ser realizadas até o dia 30 de janeiro de 2015, às 17h.

Data: 05 (quinta) de fevereiro de 2015

Horário: 18h ás 21h

Ministrante: Aline Teixeira

Público alvo: estudantes de dança

Classificação etária: a partir de 18 anos

Vagas: 30

Local: Centro Coreográfico da Cidade do Rio de Janeiro Rua José Higino, 115 – Tijuca, Rio de Janeiro (junto ao Hipermercado Extra da Avenida Maracanã) Estação de Metrô Uruguai

Nenhum comentário:

Postagens populares