Pular para o conteúdo principal

Fala Aragão: Força de vontade para a Semana da Dança de Salão vingar

Uma Semana da Dança de Salão em todo o Estado do Rio, ou ao menos em sua capital, a exemplo do que acontece na Semana da Cultura Latina, em São Paulo, é o sonho do presidente da Associação dos Profissionais e Dançarinos de Salão do Estado do Rio de Janeiro (APDS-RJ). 
Há anos Jaime José coordena eventos de abertura e encerramento da SDS e chancela propostas de eventos a serem realizados durante a última semana plena de novembro, conforme a lei estadual que criou a efeméride. Desde 2009, a APDS conta com o apoio do Jornal Falando de Dança cujos diretores integraram o grupo de trabalho que elaborou uma proposta de regulamentação da lei, grupo esse formado pelo então deputado estadual Alessandro Molon. 

A efeméride, porém, ainda não foi abraçada por aqueles que seriam mais diretamente beneficiados por ela: os profissionais da dança. Com isso, até o fechamento desta edição, só tínhamos recebido a confirmação do evento de abertura (no Centro Coreográfico do RJ, no domingo dia 23/11) e de encerramento (projeto Interdanças do Museu do Histórico do Exército e Forte de Copacabana, sábado, dia 29/11), ambos sob coordenação de Jaime José, sendo a mostra coreográfica do Interdanças do dia 29 organizada por David Theodor.

Noto a cada ano um crescente desinteresse dos profissionais por essa data, inédita em outros estados brasileiros e que valoriza o fato de o Rio ter sido a porta de entrada da cultura da dança a dois. Muitos, se perguntados, de certo sequer lembrarão que um dia, em 2009, houve até uma audiência pública a respeito, na Alerj.

Muitas tentativas foram feitas para unir a classe em torno dessa efeméride, mas falta-nos força de vontade para que a Semana da Dança de Salão vingue. Falta-nos vontade política para fazer acontecer.

Que os profissionais da dança não queiram vincular à Semana seus eventos realizados em novembro, é opção a ser respeitada, embora lamentável. Mas não aproveitar a cerimônia de abertura no Centro Coreográfico para ao menos se encontrar com seus colegas de profissão para um bate-papo impossível de acontecer nos bailes da vida, é dar as costas para uma oportunidade de demonstrar que dinheiro não é tudo. Afinal, se estamos falando de cultura, é de se supor que estejamos preparados para doar algo em prol da arte que abraçamos e que nos sustenta. Do contrário, seremos mais um segmento comercial, para o qual não há que se pleitear verbas da cultura.
___________

Antônio Aragão é diretor do Jornal Falando de Dança

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Álvaro Reis lança curso de metodologia para o ensino de danças de salão, saiba mais

É hoje! Você já se inscreveu? Começa hoje esta noite, o curso sobre metodologia de ensino Alvaro Reys, na academia do mestre, em Copacabana. O assunto foi destaque de capa da edição de janeiro/2017, em circulação desde o final de dezembro. Clique no link abaixo para acessar a matéria em pdf e saber detalhes. A proposta é passar para os profissionais da dança interessados em se reciclar, ou alunos interessados em se profissionalizar, a metodologia desenvolvida em décadas de ensino por Alvaro Reys. Informa Álvaro: "Ao final, os cursistas terão um novo potencial didático para a realização de seus trabalhos, com a assimilação de novas técnicas que complementarão sua visão profissional sobre o ensino de dançar a dois. É um curso rápido, até porque sei que quem dá aulas não dispõe de muito tempo para se reciclar". Fica a dica. Inf. 98111-3284. Leia AQUI a matéria sobre o curso de Alvaro Reis

Personagens da nossa história: Mário Jorge, o Rei dos Salões

Mário Jorge, o Rei dos Salões Ele foi um dos maiores dançarinos – se não o maior – de nossos salões. Isto dito por inúmeras testemunhas que o viram criar nas pistas movimentos hoje incorporados definitivamente aos ritmos dançados a dois. Um trágico acidente o retirou das pistas e ele virou lenda. Décadas mais tarde, ao ser homenageado em um evento, eis que ele encontra a mulher da sua vida, que o ajudaria em sua reabilitação e o colocaria novamente sob as luzes dos holofotes. Estamos falando de MÁRIO JORGE MESSIAS MATOS, o “rei dos salões”, como era chamado nos anos sessenta, que recentemente oficializou sua união com D. Íris Neira, queridíssima administradora da Academia Carlos Bolacha. Foi o casamento mais comentado dos últimos tempos (foto abaixo). “Nem provei do buffet, pois não paravam de nos fotografar”, comentou Íris. . Empenhada em pesquisar e divulgar a história do marido (“muitas fotos se perderam e, dos filmes, só consegui recuperar dois, que precisam ser restaurados”), Íris

Roteiro das Bandas: Conjunto Aeroporto

CONJUNTO AEROPORTO (Inf. 2280-2356/9994-5580 Sr José ) clique aqui para ver a coleção do Falando de Dança, de vídeos do conjunto Aeroporto AGENDA: veja no link "Roteiro das bandas e dj's patrocinadores" ****************************************************************