Pular para o conteúdo principal

Arnold Schwarzenegger realizará competição de dança de salão no Brasil, organizada por Carlinhos de Jesus



Lançado como uma competição de fisiculturismo em 1989, o ARNOLD CLASSIC tomou proporções internacionais e hoje, nos Estados Unidos, envolve mais de 18 mil atletas, competindo em cerca de 45 modalidades esportivas. A primeira edição latina do evento, no entanto, não chegará a tanto: serão 17 competições olímpicas e não olímpicas, que acontecerão entre os dias 26 e 28 de abril de 2013, no Centro de Convenções Sul América, Cidade Nova, dentro da ExpoNutrition, a única feira de nutrição esportiva do Brasil. Estima-se que a ExpoNutrition e o Arnold Classic atraiam um público estimado em 60 mil pessoas, com a presença já confirmada de Arnold Schwarzenegger.

Arnold Schwarzenegger cumprimentando os casais competidores do
 Arnold Dancesport Festival 2010, em Ohio, EUA
Os fãs de "O Exterminador do Futuro" certamente se surpreenderão com a notícia, mas o campeão de fisiculturismo, ator e ex-governador da Califórnia também é grande admirador da dança a dois, razão pela qual as edições americana e europeia do seu evento incluem a dancesport como modalidade competitiva. 


Nos Estados Unidos, o Arnold Dancesport Festival, realizado anualmente em Ohio, reúne mais de mil e duzentos competidores, desde crianças até a categoria sênior. Veja a seguir um vídeo sobre o festival:

Competições de dança


No quesito dança, serão duas as competições: pole dance, que será organizada por Vanessa Costa, presidente da Confederação e Federação Brasileira de Pole Dance; e dança de salão, que será organizada por Carlinhos de Jesus.

Para informar sobre este evento inédito e trocar ideias sobre a realização da competição e sua divulgação, Carlinhos promoveu duas reuniões com alguns profissionais e órgãos da imprensa especializada, nos dias 19 e 21/11/12. O coreógrafo esclareceu que por enquanto os organizadores do Arnold Classic Brasil não esperam o modelo americano de dancesport nesta competição. Ao contrário, o deixaram à vontade para propor uma forma de competição dentro do padrão brasileiro. "A minha ideia é mostrar ao mundo o talento de nossos dançarinos, especialmente no samba de gafieira, nossa dança de salão mais típica. Tenho certeza de que uma competição com essa chancela internacional será de grande importância para colocar o Brasil na rota de grandes competições mundiais. E, claro, destacará o trabalho de nossos profissionais da dança. Esta é a razão por que aceitei o desafio de realizar este evento, para o qual espero contar com o apoio da categoria", informou-nos.

Reunião no escritório do Lapa 40 Graus, dia 21/11: em primeiro plano,
 Rachel Vieira e equipe da CDCJ expõem alguns aspectos do modelo do
concurso aos presentes. Da esquerda para direita: Márcia Brandão,
Eleonora e Valmir Barbosa, Carlinhos de Jesus,
Leandro Andrade (site Dance a Dois),
Marco Antonio Perna (site Agenda da Dança de Salão Brasileira),
Aragão (Jornal Falando de Dança),
Alex de Carvalho (CDAC), Jaime José (APDS / Comissário de artes do SPDRJ).
Foto: Leonor Costa.

Reunião no Centro Coreográfico

Para que Carlinhos de Jesus pudesse explicar à comunidade da dança de salão como se dará a competição e dirimir dúvidas, o Jornal Falando de Dança obteve junto à gerência de dança da SMC a cessão de espaço da midioteca do CCoRJ. O encontro, realizado dia 05/12 às 16h, contou com a presença de quarenta pessoas, dentre profissionais da dança, mídias especializadas e representantes de entidades classistas. Além de Carlinhos de Jesus, falaram também Alex de Carvalho, responsável pela elaboração do regulamento, e Ana Paula Leal, da Savaget Promotions, empresa realizadora do Arnold Classic Brasil. Estamos agora aguardando o regulamento definitivo e o release oficial da produção do evento para que possamos divulgar todos os detalhes e informar o link para as inscrições. Fiquem ligados.

  • Acesse AQUI nossa cobertura fotográfica da primeira reunião sobre o Arnold Classic, dia 19/11/12 
  • Acesse AQUI nossa cobertura fotográfica da segunda reunião sobre o Arnold Classic, dia 21/11/12 
  • Acesse AQUI nossa cobertura fotográfica da reunião do dia 05/12 no CCoRJ 
  • Saiba um pouco mais sobre dancesport, AQUI 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Álvaro Reis lança curso de metodologia para o ensino de danças de salão, saiba mais

É hoje! Você já se inscreveu? Começa hoje esta noite, o curso sobre metodologia de ensino Alvaro Reys, na academia do mestre, em Copacabana. O assunto foi destaque de capa da edição de janeiro/2017, em circulação desde o final de dezembro. Clique no link abaixo para acessar a matéria em pdf e saber detalhes. A proposta é passar para os profissionais da dança interessados em se reciclar, ou alunos interessados em se profissionalizar, a metodologia desenvolvida em décadas de ensino por Alvaro Reys. Informa Álvaro: "Ao final, os cursistas terão um novo potencial didático para a realização de seus trabalhos, com a assimilação de novas técnicas que complementarão sua visão profissional sobre o ensino de dançar a dois. É um curso rápido, até porque sei que quem dá aulas não dispõe de muito tempo para se reciclar". Fica a dica. Inf. 98111-3284. Leia AQUI a matéria sobre o curso de Alvaro Reis

Personagens da nossa história: Mário Jorge, o Rei dos Salões

Mário Jorge, o Rei dos Salões Ele foi um dos maiores dançarinos – se não o maior – de nossos salões. Isto dito por inúmeras testemunhas que o viram criar nas pistas movimentos hoje incorporados definitivamente aos ritmos dançados a dois. Um trágico acidente o retirou das pistas e ele virou lenda. Décadas mais tarde, ao ser homenageado em um evento, eis que ele encontra a mulher da sua vida, que o ajudaria em sua reabilitação e o colocaria novamente sob as luzes dos holofotes. Estamos falando de MÁRIO JORGE MESSIAS MATOS, o “rei dos salões”, como era chamado nos anos sessenta, que recentemente oficializou sua união com D. Íris Neira, queridíssima administradora da Academia Carlos Bolacha. Foi o casamento mais comentado dos últimos tempos (foto abaixo). “Nem provei do buffet, pois não paravam de nos fotografar”, comentou Íris. . Empenhada em pesquisar e divulgar a história do marido (“muitas fotos se perderam e, dos filmes, só consegui recuperar dois, que precisam ser restaurados”), Íris

Roteiro das Bandas: Conjunto Aeroporto

CONJUNTO AEROPORTO (Inf. 2280-2356/9994-5580 Sr José ) clique aqui para ver a coleção do Falando de Dança, de vídeos do conjunto Aeroporto AGENDA: veja no link "Roteiro das bandas e dj's patrocinadores" ****************************************************************