Pesquisar:

BLOG FALANDO DE DANÇA, BY LEONOR COSTA

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Grupo CAND Jovem - Tempo de Juventude

Leitores do Jornal Falando de Dança têm 50% de desconto

O Grupo CAND Jovem apesar de criado há apenas um ano, já tem a sua juventude esmiuçada no espetáculo TEMPO DE JUVENTUDE, que será apresentado nos dias 7 e 8 de outubro no Teatro Ipanema. Utilizando as musicas de W. Amadeus Mozart - que também teve a sua notoriedade artística ainda bem jovem-, coreógrafos como Regina Sauer, Alex Neoral, Marcio Jahú e Ana Formighieri utilizaram-se das temáticas comuns a idade, como a descoberta do amor, as amizades, os medos, as transições e descobertas para a vida adulta, além de características pessoais de cada bailarino.



O CAND Jovem foi criado por Fernando Filetto, Diretor do Centro de Artes Nós da Dança (CAND), em setembro de 2010, para alunos com idade entre 14 e 21 anos, com o objetivo de incentivar a produção artística desses jovens fora da sala de aula, em um projeto mais independente. Com a colaboração de professores da escola e coreógrafos convidados, esta é a segunda vez que o grupo se apresenta em um grande teatro do Rio. Em dezembro passado, eles fizeram a abertura dos espetáculos da Companhia Nós da Dança no Teatro Carlos Gomes e tiveram a oportunidade de provar o sabor de estar em cena.



A formação do grupo tem, em sua maioria, jovens oriundos da Zona Sul, as apresentações no Teatro Ipanema, além de aproximar o grupo de seu público, os deixa muito animados por ser um dos teatros mais importantes do Rio de janeiro, com grande tradição em descoberta de jovens talentos.



- É muito estimulante trabalhar com estes jovens bailarinos, eles superam as deficiências artísticas proveniente da pouca experiência com muita garra e paixão. Seus olhos brilham a cada sugestão feita pelos coreógrafos e se entregam de completo às experiências - diz Regina Sauer, uma experiente coreógrafa que além de dirigir e coreografar para a Companhia Nós da Dança - que este ano completa 30 anos de existência - realiza espetáculos nas mais diversas áreas, como escola de samba e coreografias para cinema e televisão.



A maior dificuldade dos integrantes é conciliar os horários de ensaios com as diversas responsabilidades, extra-palco, como os estudos. Muitos deles estão prestes a ingressar na faculdade ou já estão cursando os primeiros anos e mesmo dentro do grupo tem como obrigação a manutenção de boas notas.



Dentro do espetáculo os bailarinos apresentarão também as coreografias, Be Happy e Sentinela dois clássicos do repertório da Companhia Nós da Dança, emprestados ao grupo com a finalidade de testarem as expressões e a técnica já experimentadas por vários bailarinos profissionais do Rio de Janeiro, desde 1981, ano de criação da companhia.



- É a referência profissional mais próxima que temos, a companhia ensaia todos os dias na sala ao lado da nossa e sempre que podemos vamos dar uma olhadinha e pegar um pouco da experiência deles para levarmos aos nossos ensaios - diz Lucas Sauer filho de Regina Sauer e Fernando Filetto.

- As exigências sobre ele acabam sendo bem maiores não só da gente, mas dele mesmo. Desde o início do grupo ele foi o que menos faltou aos ensaios, mesmo já cursando o primeiro ano da Escola de Comunicação da UFRJ, para qual passou com ótimas notas o que mostra como dá para conciliar a dança com responsabilidade, diz Fernando Filleto.

fonte: Nós da Dança

SERVIÇO

Espetáculo: TEMPO DE JUVENTUDE
Teatro Ipanema Rua Prudente de Moraes, 824 – Ipanema
Dias: 7 e 8 de Outubro 2011 Sexta e Sábado - 21:30h
Ingresso: R$ 25,00
50% de desconto para os leitores do JFD que apresentarem o recorte do jornal

Nenhum comentário:

Postagens populares