Pular para o conteúdo principal

Grupo CAND Jovem - Tempo de Juventude

Leitores do Jornal Falando de Dança têm 50% de desconto

O Grupo CAND Jovem apesar de criado há apenas um ano, já tem a sua juventude esmiuçada no espetáculo TEMPO DE JUVENTUDE, que será apresentado nos dias 7 e 8 de outubro no Teatro Ipanema. Utilizando as musicas de W. Amadeus Mozart - que também teve a sua notoriedade artística ainda bem jovem-, coreógrafos como Regina Sauer, Alex Neoral, Marcio Jahú e Ana Formighieri utilizaram-se das temáticas comuns a idade, como a descoberta do amor, as amizades, os medos, as transições e descobertas para a vida adulta, além de características pessoais de cada bailarino.



O CAND Jovem foi criado por Fernando Filetto, Diretor do Centro de Artes Nós da Dança (CAND), em setembro de 2010, para alunos com idade entre 14 e 21 anos, com o objetivo de incentivar a produção artística desses jovens fora da sala de aula, em um projeto mais independente. Com a colaboração de professores da escola e coreógrafos convidados, esta é a segunda vez que o grupo se apresenta em um grande teatro do Rio. Em dezembro passado, eles fizeram a abertura dos espetáculos da Companhia Nós da Dança no Teatro Carlos Gomes e tiveram a oportunidade de provar o sabor de estar em cena.



A formação do grupo tem, em sua maioria, jovens oriundos da Zona Sul, as apresentações no Teatro Ipanema, além de aproximar o grupo de seu público, os deixa muito animados por ser um dos teatros mais importantes do Rio de janeiro, com grande tradição em descoberta de jovens talentos.



- É muito estimulante trabalhar com estes jovens bailarinos, eles superam as deficiências artísticas proveniente da pouca experiência com muita garra e paixão. Seus olhos brilham a cada sugestão feita pelos coreógrafos e se entregam de completo às experiências - diz Regina Sauer, uma experiente coreógrafa que além de dirigir e coreografar para a Companhia Nós da Dança - que este ano completa 30 anos de existência - realiza espetáculos nas mais diversas áreas, como escola de samba e coreografias para cinema e televisão.



A maior dificuldade dos integrantes é conciliar os horários de ensaios com as diversas responsabilidades, extra-palco, como os estudos. Muitos deles estão prestes a ingressar na faculdade ou já estão cursando os primeiros anos e mesmo dentro do grupo tem como obrigação a manutenção de boas notas.



Dentro do espetáculo os bailarinos apresentarão também as coreografias, Be Happy e Sentinela dois clássicos do repertório da Companhia Nós da Dança, emprestados ao grupo com a finalidade de testarem as expressões e a técnica já experimentadas por vários bailarinos profissionais do Rio de Janeiro, desde 1981, ano de criação da companhia.



- É a referência profissional mais próxima que temos, a companhia ensaia todos os dias na sala ao lado da nossa e sempre que podemos vamos dar uma olhadinha e pegar um pouco da experiência deles para levarmos aos nossos ensaios - diz Lucas Sauer filho de Regina Sauer e Fernando Filetto.

- As exigências sobre ele acabam sendo bem maiores não só da gente, mas dele mesmo. Desde o início do grupo ele foi o que menos faltou aos ensaios, mesmo já cursando o primeiro ano da Escola de Comunicação da UFRJ, para qual passou com ótimas notas o que mostra como dá para conciliar a dança com responsabilidade, diz Fernando Filleto.

fonte: Nós da Dança

SERVIÇO

Espetáculo: TEMPO DE JUVENTUDE
Teatro Ipanema Rua Prudente de Moraes, 824 – Ipanema
Dias: 7 e 8 de Outubro 2011 Sexta e Sábado - 21:30h
Ingresso: R$ 25,00
50% de desconto para os leitores do JFD que apresentarem o recorte do jornal

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Álvaro Reis lança curso de metodologia para o ensino de danças de salão, saiba mais

É hoje! Você já se inscreveu? Começa hoje esta noite, o curso sobre metodologia de ensino Alvaro Reys, na academia do mestre, em Copacabana. O assunto foi destaque de capa da edição de janeiro/2017, em circulação desde o final de dezembro. Clique no link abaixo para acessar a matéria em pdf e saber detalhes. A proposta é passar para os profissionais da dança interessados em se reciclar, ou alunos interessados em se profissionalizar, a metodologia desenvolvida em décadas de ensino por Alvaro Reys. Informa Álvaro: "Ao final, os cursistas terão um novo potencial didático para a realização de seus trabalhos, com a assimilação de novas técnicas que complementarão sua visão profissional sobre o ensino de dançar a dois. É um curso rápido, até porque sei que quem dá aulas não dispõe de muito tempo para se reciclar". Fica a dica. Inf. 98111-3284. Leia AQUI a matéria sobre o curso de Alvaro Reis

Personagens da nossa história: Mário Jorge, o Rei dos Salões

Mário Jorge, o Rei dos Salões Ele foi um dos maiores dançarinos – se não o maior – de nossos salões. Isto dito por inúmeras testemunhas que o viram criar nas pistas movimentos hoje incorporados definitivamente aos ritmos dançados a dois. Um trágico acidente o retirou das pistas e ele virou lenda. Décadas mais tarde, ao ser homenageado em um evento, eis que ele encontra a mulher da sua vida, que o ajudaria em sua reabilitação e o colocaria novamente sob as luzes dos holofotes. Estamos falando de MÁRIO JORGE MESSIAS MATOS, o “rei dos salões”, como era chamado nos anos sessenta, que recentemente oficializou sua união com D. Íris Neira, queridíssima administradora da Academia Carlos Bolacha. Foi o casamento mais comentado dos últimos tempos (foto abaixo). “Nem provei do buffet, pois não paravam de nos fotografar”, comentou Íris. . Empenhada em pesquisar e divulgar a história do marido (“muitas fotos se perderam e, dos filmes, só consegui recuperar dois, que precisam ser restaurados”), Íris

Roteiro das Bandas: Conjunto Aeroporto

CONJUNTO AEROPORTO (Inf. 2280-2356/9994-5580 Sr José ) clique aqui para ver a coleção do Falando de Dança, de vídeos do conjunto Aeroporto AGENDA: veja no link "Roteiro das bandas e dj's patrocinadores" ****************************************************************