Pular para o conteúdo principal

Alô, alô, profissionais de dança: dia 05/10, na UERJ, aula GRATUITA com treinadora holandesa sobre técnica de dança esportiva em cadeira de rodas!

clique no cartaz para ampliá-lo e ver detalhes

O evento que conta com o apoio da Escola Carioca de Dança, da Confederação Brasileira de Dança em Cadeira de Rodas, do Rodas da Inclusão e do Jornal Falando de Dança, claro, é oportunidade única para os profissionais de dança interessados em ampliar seus horizontes profissionais, com vistas a esse mercado de trabalho que estará cada vez mais em evidência com a proximidade das Olimpíadas e, particularmente, dos Jogos Paraolímpicos que acontecerão em 2016 no Rio.  Veja abaixo os detalhes desse encontro, inédito no Rio, ou clique no cartaz para ampliá-lo e visualizar detalhes.

Gerrie Van Dijk
A professora holandesa Gerrie Van Djik chega ao Brasil no fim deste mês para oferecer o curso de Dança Esportiva em Cadeira de Rodas em algumas cidades do país, modalidade na qual a professora é técnica.
Destaca-se, durante esse período, a sua presença no VIII Simpósio Internacional em Dança de Cadeira de Rodas na cidade de Santa Maria – RS, entre os dias 12 e 15 de outubro, onde haverá o X Campeonato Brasileiro de Dança Esportiva em Cadeira de Rodas e a X Mostra Brasileira de Dança Artística em Cadeira de Rodas.

O evento é de grande importância para o país, visto que essa modalidade e suas pesquisas vêm ampliando suas dimensões cada vez mais. Paralelo a isso, em 2016 acontecerá na cidade do Rio de Janeiro os Jogos Paraolímpicos, dando mais ênfase para essa questão de inclusão e igualdade social.


Entre os dias 20 e 22 de outubro, a professora participará do II Encontro de Acessibilidade, realizado pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). O evento contará também com a Feira de Acessibilidade, onde os principais produtos de acessibilidade com tecnologia avançada, desde cadeiras de rodas, carros adaptados e bengalas, até o mais sofisticado leitor de textos para cegos, desenvolvidos por pesquisadores de universidades e empresas do Brasil e do exterior, serão expostos gratuitamente na Faculdade de Educação Física e Desportos (FAEFID).

Gerrie também ajudará a produzir um livro sobre Dança Esportiva em Cadeira de Rodas que será publicado para o Curso de Atividades Físicas Inclusivas na FAEFID.

Confira abaixo onde serão oferecidos o Curso de Dança Esportiva em Cadeira de Rodas

De 30/09 a 02/10 (até às 12h): Santos – SP

De 03/10 a 05/10 (até às 17h): Rio de Janeiro – RJ - Local UERJ - Instituto de Educação Física - 9º. andar

De 06/10 a 08/10 (até às 18h): Salvador – BA

De 09/10 a 11/10 (até às 18h): João Pessoa – PB

De 12/10 a 15/10: Santa Maria – RS “VIII Simpósio Internacional em Dança de Cadeira de Rodas”

De 20/10 a 22/10: Juiz de Fora – MG “II Encontro de Acessibilidade UFJF” 

Período de inscrição:  28/09/2011 a 04/10/2011. ( vagas limitadas)

O Jornal Falando de Dança sempre apoiou as inciativas de desenvolver na cidade atividades ligadas à dança esportiva, por entender ser essa modalidade de dança mais um campo de trabalho a se abrir aos dançarinos interessados em competições e aos profissionais de dança interessados em especialização.  Em 2009, o JFD ajudou a realizar o I Congresso de Dança Esportiva no Rio de Janeiro, também na UERJ, que contou com a presença da treinadora espanhola e campeã mundial Eva Angues.  O congresso teve participação de grande número de diretores de academias de dança de salão.
  • Saiba AQUI como foi o I Congresso Internacional de Dança Esportiva na UERJ.
  • Leia AQUI as matérias publicadas a respeito, na ed 23 (set/2009) do JFD
  • Veja AQUI nossas postagens sobre dança esportiva (histórico e notícias)

 Para mais informações: 

Viviane Pereira Macedo
 

Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência
 

Telefones: (21) 9109.3126 ou (21) 3111-1097 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dançando na natureza: Pousada Faraó

Dia 31/05 fomos tomar café da manhã com Margarida Mittelbach, na Pousada A Marca do Faraó, em Cachoeiras de Macacu.





Uma promessa antiga agora cumprida, pois há muito a Margarida nos convida para conhecer as instalações de sua pousada, onde organiza trimestralmente um final de semana com oficinas de dança, bailes e atividades de lazer.








Realmente, um lugar aprazível, com lago com caiaque, lago para pesca, cachoeira, rios, boliche, sauna, jogos de mesa, enfim, toda uma infra-estrutura de pousada.











Mas, como estamos tratando com amantes da dança, todas essas opções de lazer eram supérfluas pois o que importava mesmo eram as aulas, em três ambientes distintos, onde se revezaram os professores Juarez (Itaguaí), Edu Cigano (Friburgo), Carlinhos (Jaime Arôxa Niterói), Valdeci de Souza e Jimmy de Oliveira.

Veja aqui o roteiro de bailes e eventos de julho/18, dos patrocinadores e apoiadores da ed. 130 do JFD

S E G U N D A S
Baile da Melhor Idade do Club Municipal Na Tijuca, todas as segundas, das 16 às 20h. Inf.: 2569-4822 Banda Sol e Mar no Mauá de São Gonçalo Dia 09/07, das 18 às 22h, comemorando o aniversário do prof. Genilton Muniz. Dançarinos de Apoio. Inf. 97353-8170.
T E R Ç A S
Baile da Conceição da Bahia Na Tijuca, Inf.: 2288-2087 / 9-9679-3628. Tijuca Tênis Clube Inf. (21) 3294-9300. Terça dançante da Gaúcha Toda terça, 20h, na churrascaria Gaúcha. Inf. 2558-2558. V. anúncio nesta edição. Baile do Studio de Dança Flávio Marques No Centro do Rio, toda terça, 12h. Inf. 2223-0530 / 9.9745-2305. Baile de tango no Studio Marquinhos Copacabana Às terças, 19h. Inf. 981-795-710.
Q U A R T A S
Quarta dançante na Gaúcha Toda quarta, 20h, na Churrascaria Gaúcha. V. anúncio nesta edição. Inf. 2558-2558. Dançando na Quarta Na Tijuca, Casa dos Poveiros. Inf. 2578-4361 / 7830-3009. Quartas Democráticas Na Lapa, toda quarta, no Clube dos Democráticos, forró ao vivo. Inf. 2252-4611. Baile dos Amigos da Dança, na Taq…

Personagens da nossa história: Mário Jorge, o Rei dos Salões

Mário Jorge, o Rei dos Salões

Ele foi um dos maiores dançarinos – se não o maior – de nossos salões. Isto dito por inúmeras testemunhas que o viram criar nas pistas movimentos hoje incorporados definitivamente aos ritmos dançados a dois. Um trágico acidente o retirou das pistas e ele virou lenda. Décadas mais tarde, ao ser homenageado em um evento, eis que ele encontra a mulher da sua vida, que o ajudaria em sua reabilitação e o colocaria novamente sob as luzes dos holofotes.

Estamos falando de MÁRIO JORGE MESSIAS MATOS, o “rei dos salões”, como era chamado nos anos sessenta, que recentemente oficializou sua união com D. Íris Neira, queridíssima administradora da Academia Carlos Bolacha. Foi o casamento mais comentado dos últimos tempos (foto abaixo). “Nem provei do buffet, pois não paravam de nos fotografar”, comentou Íris.
.
Empenhada em pesquisar e divulgar a história do marido (“muitas fotos se perderam e, dos filmes, só consegui recuperar dois, que precisam ser restaurados”), Íris p…