Pular para o conteúdo principal

Coberturas fotográficas 2011 / SETEMBRO

Atenção: para acessar eventos realizados em outros meses, clique no link "FOTOS" ao lado da logo desta página.
...............................................

29-09-11 Graça Gaúcha
Registro de nossa visita ao Baile da Graça da Churrascaria Gaúcha. Este, dia 29/09, última quinta do mês, foi em homenagem aos aniversariantes, com bolo oferecido pela promoter do evento, Graça Reis.

28-09-11 Light Centro Cultural
Dia 28/09/11 fomos conferir a programação gratuita do auditório do Centro Cultural Light (Av. Mal. Floriano 168), intitulada "MPB 12:30 em ponto". Trata-se de projeto idealizado pelos produtores Paulo Roberto Direito e Haroldo Costa, que fazem as vezes de entrevistadores. Entre uma conversa e outra, relembrando sua trajetória artística, o cantor convidado desfila sucessos da carreira. No dia 28/09 a convidada foi Dóris Monteiro, grande sucesso na rádio e na tv Tupi, com sucessos como A Banca do Distinto (Billy Blanco), Caminhemos (Herivelto Martins) e Copacabana (Braguinha). Em outubro o projeto trará Jards Macalé (dia 19/10) e Zé Renato (26/10). A distribuição de senhas para os 194 lugares é feita uma hora antes e, enquanto aguarda, o visitante pode apreciar exposições temporárias ou permanentes (sobre a história da Light) - o que fizemos. Fica a dica para nossos leitores.

27-09-11 reunião Assoc Lapa
Dia 27/09 esta editora compareceu ao 2º Seminário de Desenvolvimento Comunitário do Centro do Rio de Janeiro, realizado no salão de eventos do Restaurante Capena, na Av. Mem de Sá. Ele teve por objetivo dar continuidade ao recolhimento de reivindicações de moradores e comerciantes da região, ouvir propostas e determinar providências a serem tomadas. O JFD acompanha com interesse esse movimento e ofereceu seu apoio na divulgação, sobretudo no que diz respeito à restauração e readequação dos prédios históricos do Rio Antigo, que fazem parte, muitos deles, da própria história da dança de salão no Brasil. Como os prédios que abrigaram antigos cinemas, teatros, cabarés e até a sede da extinta Sociedade Dançante Fluminense, que tinha como um dos beneméritos o Conde D’Eu, marido da princesa Isabel. Saiba mais sobre esta reunião e participe da próxima: acesse o site do JFD.

26-09-11 aeroporto 42 anos
Do Encontro da Cultura, promovido pela deputada Jandira Feghali, no Centro Cultural Carioca, seguimos, dia 26/09, para o Méier, onde Valéria Barbosa promove, toda última segunda-feira do mês, o Baile da Val, comemorando os aniversário do mês com a animação do Conjunto Aeroporto. Neste, a comemoração dos aniversariantes foi ainda mais especial: o Conjunto Aeroporto comemorava ali seu 42º aniversário. E a comemoração continuará durante outubro: a próxima será dia 7/10, no baile das sextas promovido pela Casa de Shows Rio Sampa.

26-09-11 Jandira Feghali no CCC
Dia 26/09 comparecemos a um Econtro da Cultura, no Centro Cultural Carioca, Centro do Rio, promovido pela deputada federal Jandira Feghali. Jandira é presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Cultura e faz atualmente perigrinação pelos estados brasileiros pondo os segmentos culturais a par dos objetivos da citada Frente e ouvindo suas reinvidicações. Neste encontro, a deputada ouviu os integrantes da comunidade da dança, dentre os quais Leonor e Aragão, do JFD, Denise Acquarone, do SPDRJ, Isnard Manso, do CCC, Angel Vianna, da faculdade de mesmo nome, Ingrid Medeiros e Regina Levey. Jandira lamentou o baixo comparecimento da comunidade da dança, já que sua assessoria havia recebido 120 confirmações de presença. Mais uma prova de que se fala e reinvidica muito em foros errados e, quando se tem que comparecer e participar, os interessados se ausentam. Saiba mais sobre este encontro acessando o post no site do JFD.

25-09-11 glorinha aniv geraldo almeida
Já com a edição de outubro na praça, a equipe do JFD circulou por workshops, tardes dançantes e domingueiras do dia 25/09, para distribuição do jornal. E terminamos no Domingos Dançantes by Glorinha, no Olympico Club, Copacabana, onde registramos a comemoração do aniversário de Geraldo de Almeida, autor de uma das matérias da edição de setembro do JFD. Para quem não tem acesso à distribuição gratuita do JFD pelos bailes da cidade, lembramos que os interessados podem receber seu exemplar impresso em casa, fazendo uma assinatura de apenas R$ 42/ano, ou acessar o site do JFD e ler a edição on line. Para quem quiser imprimir alguma página, basta clicar no link ao lado da logo da página e acessar as edições em pdf hospedadas no site Agenda da Dança de Salão Brasileira, de Marco Antonio Perna.

25-09-11 wshop zouk centro de dança marcelo ferreira
No domingo, dia 25/09/11, visitamos a academia do prof. Marcelo Ferreira, na Tijuca, onde registramos os amplos ambientes da casa de três andares que abriga o estabelecimento. E, claro, o workshop de zouk que rolava em pleno domingo ensolarado, para grupo restrito de aficcionados, que tiraram o dia para aprimorar os movimentos dessa dança genuinamente brasileira, nascida com nome de lambada. O Centro de Dança Marco Ferreira promove regularmente workshops em domingos e feriados com os melhores professores de cada ritmo, voltado ao nível intermediário e avançado, para aqueles profissionais ou não que queiram se reciclar ou aprimorar algum movimento. Acesse o site do JFD para ficar por dentro dos workshops que rolam pela cidade do Rio e municípios adjacentes (barra lateral da direita, no visor "dicas de eventos especiais"). O site do JFD é www.jornalfalandodedanca.com.br.

20-09-11 cia dom
Dia 20/09 entrevistamos os diretores da Cia Dom, Patrick Carvalho, Adriana Lima e Henry Amaral, na sede da cia, na comunidade do Cantagalo, Ipanema. Foi para a reportagem de capa da edição de outubro do JFD, que divulgará o espetáculo "Eu Vim de Lá", a estrear no Teatro Odylio Costa, na UFRJ, dia 27/10, em apresentação única para um público estimado de 1200 pessoas. A cia, que ganhou notoriedade fora da ds quando seu diretor Patrick foi entrevistado em agosto no Programa do Jô, vem desenvolvendo um trabalho voltado para as artes cênicas desde 2006. Saiba mais no post do site do JFD.

18-09-11 glorinha aniv murilo e primavera
Dia 18/09 o baile Domingos Dançantes by Glorinha estava multicolorido, com o baile temático da primavera. E a comemoração do aniversário do dj Murilo, que todos os domingos divide a animação da pista com a banda Pérolas.

17-09-11 jimmy aniv lina
Dia 17/09 fomos a um baile regular que há muito não visitávamos: o baile dos sábados da Ac. Jimmy de Oliveira, no Catete, sonorizado pelo dj Leozinho. E aproveitamos para registrar a animada comemoração do aniversário da dançarina Lina, que lá reuniu grande número de amigos e familiares, que contribuíram para o clima de confraternização do baile. O baile da Ac. Jimmy acontece todos os sábados, a partir das 21h, com o apoio dos bolsistas da casa.

14-09-11 Itaguaí SMC
Aproveitando nossa ida a Itaguaí, visitamos a secretaria municipal de cultura, onde agradecemos o apoio de Antonio Augusto, diretor de cultura, e de Leo Arruda, professor de dança de salão do Teatro Municipal de Itaguaí. O primeiro cedeu e o segundo lotou um ônibus municipal que levou os dançarinos de salão de Itaguaí ao Baile do Bicentenário, onde aconteceu a entrega do I Prêmio Cultura da Dança de Salão.

14-09-11 Itaguaí Cadena
Dia 14/09 estivemos no baile promovido pela profª Valéria Gomes no bar Cadena, em Itaguaí, com animação da pista por conta da banda Brasil Show. No intervalo, sorteios e apresentação de tango. E a comemoração do aniversário do prof. Fabiano Silva. O próximo baile do Cadena está marcado o feriado do dia 12/10, com banda Pérolas.

14-09-11 happy hour lu santos aniv paula
Registro do happy hour da Academia Luciana Santos do dia 14/09, quando foi comemorado o aniversário da dançarina Paulinha. O happy hour da profª Luciana acontece toda segunda quarta-feira do mês, em sua academia, com apoio de dançarinos.

13-09-11 baile das rosas
Dia 13/09/11 fomos registrar a estreia do Baile das Rosas no restaurante Arosa, em Copacabana, aconchegante local com opção de jantar pelo sistema self-service. A equipe de dançarinos e a banda Pérolas encantaram os usuais frequentadores da casa, que se juntaram aos amigos da promoter Marlene Oliver. O próximo baile no local será dia 11/10, véspera de feriado.

11-09-11 glorinha aniv reg vasc
Completando o circuito de eventos do domingo dia 11/09, o JFD terminou no Olympico Clube, Copacabana, no baile Domingos Dançantes by Glorinha, onde a promoter de bailes de fichas, Regina Vasconcellos, reuniu quase uma centena de amigos e dançarinos para a comemoração de seu aniversário. A emoção maior ficou por conta da homenagem prestada pelos sobrinhos, os djs Viviane Chan e Rafael, que fizeram discurso sobre a carreira profissional da promoter e lhe entregaram flores. Regina atualmente leva sua equipe de dançarinos para os bailes regulares de Jorge Leite e da Glorinha, além de bailes em que seus serviços são requisitados.

11-09-11 batalha urbana SPDRJ
Dia 11/09/11 o SPDRJ promoveu a terceira edição da Batalha Urbana, que reuniu praticantes de street dance de vários estados do Brasil, numa competição valendo premiação em dinheiro e a presença de jurado internacional. Antes das eliminatórias, houve apresentação do grupo AfroReggae.

11-09-11 wshop beto silva
Dia 11/09 o Núcleo de Dança Beto Silva realizou um intensivão de dança de salão no Clube Recreativo Português de Jacarepaguá, níveis iniciante e intermediário. Foram abordados temos de bolero, fox, samba, forró, zouk e técnicas para damas, com os profs. Beto Silva, Marise Santos, Cláudio Laje, André Alexandre e Marcelo Cascarto. O JFD, claro, estava lá para registrar.

10-09-11 esc carioca 9 anos
Dia 10/09/11 a Escola Carioca de Dança, dirigida por Marcelo Martins, comemorou 9 anos de existência, com tradicional baile no Tijuca Tênis Club, ao som da dj Viviane Chan. No intervalo, homenagens a colaboradores, patrocinadores e staff e apresentação do show "Sob Medida" realizado pela cia de dança do Centro Cultural Carioca, de Isnard Manso. O JFD, um dos patrocinadores do evento, foi um dos homenageados da noite.

10-09-11 Amantes da dança
Dia 10/09/11 Carlos Ariano e Rosangela Brito promoveram a oitava edição do Baile dos Amantes da Dança, desta vez com a animação da banda Brasil Show. No intervalo, houve apresentações de dança (André Fidalgo e parceira + Alex Sorriso e Sabrina) e homenagens, dentre as quais ao JFD, por sua atuação na realização das comemorações dos 200 anos de ensino de dança de salão no Brasil. O baile foi originalmente criado para comemoração do aniversário de Rosangela, repetindo-se anulmente desde então, na Casa de Viseu.

10-09-11 leo santiago na casa br
Sábado, dia 10/09, foi puxado para a equipe do JFD. Iniciamos nosso tour pelo Méier, registrando o show do cantor Leo Santiago realizado na Casa Branca. O crooner da banda Os Devaneios, trabalha sua carreira solo, acompanhado da banda Aurora Carioca. Dentre os tietes do cantor, o casal Lady e Gilberto, retornando às pistas de dança depois de um ano afastado para tratamento de saúde do dançarino. Aos 85 anos, Gilberto demonstra nas pistas a alegria de viver na boemia carioca.

09-09-11 alice paixão 1 ano bailes
Dia 09/09/11 Alice Paixão marcou seu último baile realizado no Sport Club Jardim Guanabara, na Ilha do Governador, em clima de comemoração: um ano de Baile da Alice. O baile teve animação do conjunto Os Devaneios. O próximo Baile da Alice será dia 23/09, no restaurante Trem do Norte, também na Ilha do Governador, com animação do músico Renato Ritmus. Inf. 9896-7632.

04-09-11 Peça Na Rotina dos Bares
Dia 04/09, a equipe do JFD foi à estreia do musical Na Rotina dos Bares, estrelado por Antonio Pedro Borges, diretor do Centro de Artes Calouste Gulbenkian. O musical, de Marcos França,em cartaz no Sesc Ginástico, começa em 1976, quando o boêmio interpretado pelo ator Antonio Pedro Borges se reúne com amigos na última noite do Café Lamas em seu antigo endereço no Largo do Machado (várias construções no local foram demolidas em função das obras do metrô). A partir daí, os amigos retornam até 1930 e contam a história dos locais da boemia carioca que já se foram, como o Cassino da Urca e o Cabaré Apolo. Na homenagem à cidade, a peça mostra a importância e a presença que os bares tinham no modo de vida dos cariocas à época, conduzindo o roteiro ao som de músicas como Conversa de Botequim, de Noel Rosa e Vadico, e Camisa Listrada, de Assis Valente.

03-09-11 rodrigo mayrink nov ac
O professor Rodrigo Mayrink promoveu um baile dia 03/09 inaugurando as instalações de seu novo espaço, na Av. Brás de Pina 1319, onde recebeu alunos, familiares e amigos. Amplo, o espaço conta com proteção acústica, refrigeração ambiente, bar, salão principal com banheiros, camarim, cabine de som, mezzanino e segundo ambiente para aulas em pequenos grupos.

03-09-11 stelinha cardoso 5 anos ac e aniv
Dia 03/09 a professora Stelinha Cardoso comemorou seu aniversário e o aniversário de 5 anos de seu Espaço X, em um elegante baile no salão da OAB, no Centro do Rio, ao som da banda Paratodos.

02-09-11 Ney Homero Bardetango
Registro de nossa passagem pelo baile promovido por Ney Homero no espaço Estação Cultural, Barra Square Shopping. Neste, dia 02/09, Marco Antonio Perna apresentou o livro "200 anos de dança de salão no Brasil", uma coletânea que tem ele, Leonor Costa e Ney Homero como uns dos co-autores.

02-09-11 SME Duque Caxias aula ds
Sexta-feira, dia 02/09, a exposição itinerante "200 anos de ensino de dança de salão no Brasil" deslocou-se da zona oeste, onde esteve exposta no salão nobre do Bangu Atlético Club, para a baixada fluminense, onde ficará exposta durante o mês de setembro, na Secretaria Muncipal de Educação de Duque de Caxias. O convite foi feito pelo Departamento de Programas e Projetos Educacionais da SME/D.Caxias, para integrar o projeto Andanças da Alegria, dedicado, em setembro, à dança de salão. O projeto iniciou suas atividades em setembro com a palestra da curadora da exposição, Leonor Costa, sobre a história da dança de salão no Brasil, seguida de palestra do prof. João Batista, sobre a ds na baixada fluminense. Os trabalhos, que incluem oficinas de bolero, salsa e forró, serão encerrados dia 30/09 com um baile com música ao vivo. O projeto tem como público alvo os alunos do EJA (educação para jovens e adultos).

02-09-11 monte sinai lourdes e sandra
Registro de nossa visita ao baile mensal promovido por Lourdes e Sandra, toda primeira sexta-feira do mês, no Monte Sinai. O baile oferece almoço com tudo incluído, inclusive bebidas, e equipe de dançarinos, além de bingo e sorteios. Este foi o do dia 02/09.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Álvaro Reis lança curso de metodologia para o ensino de danças de salão, saiba mais

É hoje! Você já se inscreveu? Começa hoje esta noite, o curso sobre metodologia de ensino Alvaro Reys, na academia do mestre, em Copacabana. O assunto foi destaque de capa da edição de janeiro/2017, em circulação desde o final de dezembro. Clique no link abaixo para acessar a matéria em pdf e saber detalhes. A proposta é passar para os profissionais da dança interessados em se reciclar, ou alunos interessados em se profissionalizar, a metodologia desenvolvida em décadas de ensino por Alvaro Reys. Informa Álvaro: "Ao final, os cursistas terão um novo potencial didático para a realização de seus trabalhos, com a assimilação de novas técnicas que complementarão sua visão profissional sobre o ensino de dançar a dois. É um curso rápido, até porque sei que quem dá aulas não dispõe de muito tempo para se reciclar". Fica a dica. Inf. 98111-3284. Leia AQUI a matéria sobre o curso de Alvaro Reis

Personagens da nossa história: Mário Jorge, o Rei dos Salões

Mário Jorge, o Rei dos Salões Ele foi um dos maiores dançarinos – se não o maior – de nossos salões. Isto dito por inúmeras testemunhas que o viram criar nas pistas movimentos hoje incorporados definitivamente aos ritmos dançados a dois. Um trágico acidente o retirou das pistas e ele virou lenda. Décadas mais tarde, ao ser homenageado em um evento, eis que ele encontra a mulher da sua vida, que o ajudaria em sua reabilitação e o colocaria novamente sob as luzes dos holofotes. Estamos falando de MÁRIO JORGE MESSIAS MATOS, o “rei dos salões”, como era chamado nos anos sessenta, que recentemente oficializou sua união com D. Íris Neira, queridíssima administradora da Academia Carlos Bolacha. Foi o casamento mais comentado dos últimos tempos (foto abaixo). “Nem provei do buffet, pois não paravam de nos fotografar”, comentou Íris. . Empenhada em pesquisar e divulgar a história do marido (“muitas fotos se perderam e, dos filmes, só consegui recuperar dois, que precisam ser restaurados”), Íris

Roteiro das Bandas: Conjunto Aeroporto

CONJUNTO AEROPORTO (Inf. 2280-2356/9994-5580 Sr José ) clique aqui para ver a coleção do Falando de Dança, de vídeos do conjunto Aeroporto AGENDA: veja no link "Roteiro das bandas e dj's patrocinadores" ****************************************************************