Pular para o conteúdo principal

Saiba aqui o que foi tratado na Setorial de Dança / RJ do dia 19/3/11

Conforme noticiado AQUI, o JFD esteve presente à reunião da Setorial de Dança / RJ, realizada dia 19/03 no Teatro Cacilda Becker, Largo do Machado, Rio de Janeiro.

Segue abaixo a síntese da reunião, encaminhada pela diretora do Sindicato de Profissionais de Dança do RJ, Denise Acquarone.

De nossa parte, destacamos a participação do deputado Alessandro Molon, ex-presidente da comissão de cultura da Alerj e agora exercendo cargo semelhante a nível federal em Brasília.  Molon discursou aos presentes explicando o trabalho que pretende desenvolver na Câmara dos Deputados e exaltou a dança de salão como patrimônio cultural imaterial do estado Rio de Janeiro, cuja Lei 5828/2010 foi baseada em Projeto de Lei de sua autoria. O deputado Molon também foi responsável pela criação de um Grupo de Trabalho, do qual esta editora tomou parte, que elaborou um projeto para a Semana da Dança de Salão (Lei 3440/2000), entregue à SEC.
Síntese da Reunião Setorial de Dança do Rio de Janeiro
A reunião teve início com as palavras da Presidente do SPDRJ, Lourdes Braga, fazendo uma retrospectiva das ações do sindicato nos últimos anos. A criação das Delegacias Regionais, instaladas atualmente em sete municípios, a Comissão Artística que estabelece um diálogo mais direto entre as várias linguagens da Dança e o SPDRJ e a criação e implantação dos Cursos de Qualificação Profissional para Instrutores de Dança – CQID-, cursos esses pioneiros na área do ensino informal da dança.

Em seguida foram apresentadas algumas das metas para 2011, como por exemplo, os Seminários de Economia da Dança, previstos para acontecerem em Junho, começando pelas cidades de Teresópolis, Nova Friburgo e Petrópolis.

Dando continuidade, foram apresentados os componentes da mesa, Denise Acquarone, Diretora Secretária do SPDRJ, Alessandro Molon, Deputado Federal, Fabiano Carneiro, representando a Funarte, e Neiva Voight, Delegada do SPDRJ, de Petrópolis.

Foi entregue a palavra a Denise Acquarone que fez um breve resumo sobre as atribuições do Colegiado Setorial de Dança, enfatizando ser o Colegiado um órgão consultivo do Minc/CNPC, e que representa uma conquista, ao tornar concreto o reconhecimento, por parte do Governo Federal, da Dança como área específica de conhecimento. Seus integrantes são eleitos por meio de colégio eleitoral, sendo um espaço de pactuação entre Estado e sociedade civil.

A seguir o Deputado Alessandro Molon falou sobre sua trajetória política e sua atuação na área da cultura. Atualmente integra a Comissão de Educação e Cultura da Câmara dos Deputados. Através de contatos anteriores com o SPDRJ, foram iniciados estudos sobre a exclusão da Dança e várias outras profissões, na Lei do Micro Empreendedor. O deputado disponibilizou-se a formular uma ementa á lei, possibilitando a inclusão da Dança, com o acompanhamento do SPDRJ e possível realização de uma Audiência Pública sobre a matéria.

Fabiano Carneiro fez uma apresentação de todas as ações da Funarte, pontuando sobre os vários editais, verbas, prêmios, cadastro para mapeamento da Dança e listagem dos equipamentos pertencentes a instituição, em todo o país.

Neiva Voight, falou sobre a atuação da cidade de Petrópolis, que foi reconhecida pelo MINC como cidade modelo, por ter concluído o Plano Municipal de cultura, devidamente adequado as novas diretrizes do Plano Nacional de Cultura. Neiva explicou como aconteceu o processo de engajamento político da Dança na cidade, que teve inicio nas Conferencias de Cultura. Também integra o Conselho de Cultura da cidade, representando a Dança.

Dando continuidade a reunião, a Funarte comunicou que o Srº Antônio Gilberto, recentemente havia sido nomeado Diretor do CEACEN, pelo Presidente da Funarte, também recém nomeado, o Srº Antônio Grassi.

Foi então colocado , pela direção do SPDRJ, que o cargo de Coordenador de Dança da Funarte, ainda estaria sem nomeação oficial e que havia, no Rio, uma movimentação em torno do nome de Regina Miranda. Movimentação esta, que chegou ao SPDRJ na véspera da reunião, através de conversas com associados, telefonemas e por e-mails, inclusive com uma lista de assinaturas de profissionais e associados do SPDRJ, apoiando a indicação de Regina para o cargo.

Considerações Finais:
. O cargo de Coordenador de Dança da Funarte é prerrogativa da Presidência da Funarte, não se tratando de realização de pleito eleitoral, mas de nomeação.
. Apesar disso, qualquer cidadão tem o direito de se expressar, não havendo impedimentos para que qualquer pessoa, devidamente qualificada, se coloque a disposição para o cargo e receba o apoio da categoria.
. Foi colocado pelo SPDRJ que não aconteceu nenhuma comunicação anterior a reunião, sobre o assunto, porque passamos a ter uma posição oficial da disponibilidade ao cargo, por parte de Regina Miranda, na véspera da reunião e nenhum outro nome havia sido mencionado.
. Um dia apos a reunião, a própria Regina encaminhou uma carta aberta à categoria, expondo sua intenção de assumir o cargo e apresentando suas qualificações.
. O SPDRJ, por legitimidade e por força de Estatuto, tem o pleno direito de se manifestar em questões de interesse da classe, pois para isso foi eleito.
. Não tínhamos autorização, até aquele momento, para divulgarmos as assinaturas publicamente, o que esta sendo feito agora. Parece-nos que uma carta repudiando qualquer indicação de nomes do Rio de Janeiro para a Coordenação de Dança é uma ação inteiramente arbitrária, pois ninguém tem o direito de impedir qualquer cidadão de se manifestar. Assim como Regina Miranda colocou seu interesse ao cargo a público, qualquer outra pessoa poderia ter feito, e todos os interessados no assunto têm o livre arbítrio de apoiarem ou não.

Para finalizar, como não poderia deixar de ser, colocamos nossos contatos e instalações do SPDRJ, para reuniões objetivas e proveitosas, aos interesses da Dança.

Rio, 24 de Março de 2011.

Lourdes Braga – Presidente do SPDRJ
Denise Acquarone – Diretora Secretária do SPDRJ

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Álvaro Reis lança curso de metodologia para o ensino de danças de salão, saiba mais

É hoje! Você já se inscreveu? Começa hoje esta noite, o curso sobre metodologia de ensino Alvaro Reys, na academia do mestre, em Copacabana. O assunto foi destaque de capa da edição de janeiro/2017, em circulação desde o final de dezembro. Clique no link abaixo para acessar a matéria em pdf e saber detalhes. A proposta é passar para os profissionais da dança interessados em se reciclar, ou alunos interessados em se profissionalizar, a metodologia desenvolvida em décadas de ensino por Alvaro Reys. Informa Álvaro: "Ao final, os cursistas terão um novo potencial didático para a realização de seus trabalhos, com a assimilação de novas técnicas que complementarão sua visão profissional sobre o ensino de dançar a dois. É um curso rápido, até porque sei que quem dá aulas não dispõe de muito tempo para se reciclar". Fica a dica. Inf. 98111-3284. Leia AQUI a matéria sobre o curso de Alvaro Reis

Personagens da nossa história: Mário Jorge, o Rei dos Salões

Mário Jorge, o Rei dos Salões Ele foi um dos maiores dançarinos – se não o maior – de nossos salões. Isto dito por inúmeras testemunhas que o viram criar nas pistas movimentos hoje incorporados definitivamente aos ritmos dançados a dois. Um trágico acidente o retirou das pistas e ele virou lenda. Décadas mais tarde, ao ser homenageado em um evento, eis que ele encontra a mulher da sua vida, que o ajudaria em sua reabilitação e o colocaria novamente sob as luzes dos holofotes. Estamos falando de MÁRIO JORGE MESSIAS MATOS, o “rei dos salões”, como era chamado nos anos sessenta, que recentemente oficializou sua união com D. Íris Neira, queridíssima administradora da Academia Carlos Bolacha. Foi o casamento mais comentado dos últimos tempos (foto abaixo). “Nem provei do buffet, pois não paravam de nos fotografar”, comentou Íris. . Empenhada em pesquisar e divulgar a história do marido (“muitas fotos se perderam e, dos filmes, só consegui recuperar dois, que precisam ser restaurados”), Íris

Roteiro das Bandas: Conjunto Aeroporto

CONJUNTO AEROPORTO (Inf. 2280-2356/9994-5580 Sr José ) clique aqui para ver a coleção do Falando de Dança, de vídeos do conjunto Aeroporto AGENDA: veja no link "Roteiro das bandas e dj's patrocinadores" ****************************************************************