Curta nossa fanpage

Curta a página dos editores

Pesquisar:

BLOG FALANDO DE DANÇA, BY LEONOR COSTA

sexta-feira, 1 de abril de 2011

Saiba aqui o que foi tratado na Setorial de Dança / RJ do dia 19/3/11

Conforme noticiado AQUI, o JFD esteve presente à reunião da Setorial de Dança / RJ, realizada dia 19/03 no Teatro Cacilda Becker, Largo do Machado, Rio de Janeiro.

Segue abaixo a síntese da reunião, encaminhada pela diretora do Sindicato de Profissionais de Dança do RJ, Denise Acquarone.

De nossa parte, destacamos a participação do deputado Alessandro Molon, ex-presidente da comissão de cultura da Alerj e agora exercendo cargo semelhante a nível federal em Brasília.  Molon discursou aos presentes explicando o trabalho que pretende desenvolver na Câmara dos Deputados e exaltou a dança de salão como patrimônio cultural imaterial do estado Rio de Janeiro, cuja Lei 5828/2010 foi baseada em Projeto de Lei de sua autoria. O deputado Molon também foi responsável pela criação de um Grupo de Trabalho, do qual esta editora tomou parte, que elaborou um projeto para a Semana da Dança de Salão (Lei 3440/2000), entregue à SEC.
Síntese da Reunião Setorial de Dança do Rio de Janeiro
A reunião teve início com as palavras da Presidente do SPDRJ, Lourdes Braga, fazendo uma retrospectiva das ações do sindicato nos últimos anos. A criação das Delegacias Regionais, instaladas atualmente em sete municípios, a Comissão Artística que estabelece um diálogo mais direto entre as várias linguagens da Dança e o SPDRJ e a criação e implantação dos Cursos de Qualificação Profissional para Instrutores de Dança – CQID-, cursos esses pioneiros na área do ensino informal da dança.

Em seguida foram apresentadas algumas das metas para 2011, como por exemplo, os Seminários de Economia da Dança, previstos para acontecerem em Junho, começando pelas cidades de Teresópolis, Nova Friburgo e Petrópolis.

Dando continuidade, foram apresentados os componentes da mesa, Denise Acquarone, Diretora Secretária do SPDRJ, Alessandro Molon, Deputado Federal, Fabiano Carneiro, representando a Funarte, e Neiva Voight, Delegada do SPDRJ, de Petrópolis.

Foi entregue a palavra a Denise Acquarone que fez um breve resumo sobre as atribuições do Colegiado Setorial de Dança, enfatizando ser o Colegiado um órgão consultivo do Minc/CNPC, e que representa uma conquista, ao tornar concreto o reconhecimento, por parte do Governo Federal, da Dança como área específica de conhecimento. Seus integrantes são eleitos por meio de colégio eleitoral, sendo um espaço de pactuação entre Estado e sociedade civil.

A seguir o Deputado Alessandro Molon falou sobre sua trajetória política e sua atuação na área da cultura. Atualmente integra a Comissão de Educação e Cultura da Câmara dos Deputados. Através de contatos anteriores com o SPDRJ, foram iniciados estudos sobre a exclusão da Dança e várias outras profissões, na Lei do Micro Empreendedor. O deputado disponibilizou-se a formular uma ementa á lei, possibilitando a inclusão da Dança, com o acompanhamento do SPDRJ e possível realização de uma Audiência Pública sobre a matéria.

Fabiano Carneiro fez uma apresentação de todas as ações da Funarte, pontuando sobre os vários editais, verbas, prêmios, cadastro para mapeamento da Dança e listagem dos equipamentos pertencentes a instituição, em todo o país.

Neiva Voight, falou sobre a atuação da cidade de Petrópolis, que foi reconhecida pelo MINC como cidade modelo, por ter concluído o Plano Municipal de cultura, devidamente adequado as novas diretrizes do Plano Nacional de Cultura. Neiva explicou como aconteceu o processo de engajamento político da Dança na cidade, que teve inicio nas Conferencias de Cultura. Também integra o Conselho de Cultura da cidade, representando a Dança.

Dando continuidade a reunião, a Funarte comunicou que o Srº Antônio Gilberto, recentemente havia sido nomeado Diretor do CEACEN, pelo Presidente da Funarte, também recém nomeado, o Srº Antônio Grassi.

Foi então colocado , pela direção do SPDRJ, que o cargo de Coordenador de Dança da Funarte, ainda estaria sem nomeação oficial e que havia, no Rio, uma movimentação em torno do nome de Regina Miranda. Movimentação esta, que chegou ao SPDRJ na véspera da reunião, através de conversas com associados, telefonemas e por e-mails, inclusive com uma lista de assinaturas de profissionais e associados do SPDRJ, apoiando a indicação de Regina para o cargo.

Considerações Finais:
. O cargo de Coordenador de Dança da Funarte é prerrogativa da Presidência da Funarte, não se tratando de realização de pleito eleitoral, mas de nomeação.
. Apesar disso, qualquer cidadão tem o direito de se expressar, não havendo impedimentos para que qualquer pessoa, devidamente qualificada, se coloque a disposição para o cargo e receba o apoio da categoria.
. Foi colocado pelo SPDRJ que não aconteceu nenhuma comunicação anterior a reunião, sobre o assunto, porque passamos a ter uma posição oficial da disponibilidade ao cargo, por parte de Regina Miranda, na véspera da reunião e nenhum outro nome havia sido mencionado.
. Um dia apos a reunião, a própria Regina encaminhou uma carta aberta à categoria, expondo sua intenção de assumir o cargo e apresentando suas qualificações.
. O SPDRJ, por legitimidade e por força de Estatuto, tem o pleno direito de se manifestar em questões de interesse da classe, pois para isso foi eleito.
. Não tínhamos autorização, até aquele momento, para divulgarmos as assinaturas publicamente, o que esta sendo feito agora. Parece-nos que uma carta repudiando qualquer indicação de nomes do Rio de Janeiro para a Coordenação de Dança é uma ação inteiramente arbitrária, pois ninguém tem o direito de impedir qualquer cidadão de se manifestar. Assim como Regina Miranda colocou seu interesse ao cargo a público, qualquer outra pessoa poderia ter feito, e todos os interessados no assunto têm o livre arbítrio de apoiarem ou não.

Para finalizar, como não poderia deixar de ser, colocamos nossos contatos e instalações do SPDRJ, para reuniões objetivas e proveitosas, aos interesses da Dança.

Rio, 24 de Março de 2011.

Lourdes Braga – Presidente do SPDRJ
Denise Acquarone – Diretora Secretária do SPDRJ

Nenhum comentário:

Postagens populares