Curta nossa fanpage

Curta a página dos editores

Pesquisar:

BLOG FALANDO DE DANÇA, BY LEONOR COSTA

domingo, 6 de fevereiro de 2011

Espaço Improviso investe no potencial do tango carioca e traz Milena Plebs e David Palo ao Rio

“As danças de salão sofrem uma certa miscigenação nos países em que são praticadas, mas isso raramente acontece com o tango, cujos movimentos tornaram-se uma linguagem universal”, explica-nos André Sampaio, que, ao lado de Alice Vasques, tem no terceiro piso do espaço cultural Improviso uma ampla sala dedicada exclusivamente ao ritmo. “Até optamos por não colocar espelhos nas paredes, como usualmente existe nas academias de dança, para mantermos um clima milongueiro”, comenta Alice Vasques, explicando que, além das aulas ministradas por eles, o espaço é muito procurado para a realização de workshops com renomados mestres do tango argentino. “Desde que abrimos a Escola de Tango Improviso já passaram por aqui, para ministrar pequenos cursos e oficinas, mestres como Javier Rodriguez y Stella Missé, Fernando Gracia y Sol Cerquides, Julio Balmacada y Corina De La Rosa, Cristian Marquez y Virginia Gomes, Dante Sanches y Angélica Avalos. Em fevereiro de 2011 estarão aqui Milena Plebs e David Alejandro Palo”, completa André Sampaio, acrescentando que, além da Escoa de Tango, no terceiro piso, dirigida por eles, há também a escola de dança de salão, dirigida por Mauro Lima e Adriana Aguiar, no segundo piso.

Sobre os professores.
André Sampaio e Alice Vasques são profissionais de tango do Rio de Janeiro há mais de 10 anos e ministram aulas de iniciantes, intermediários e avançados em seu espaço de dança, onde desenvolvem esse trabalho especializado, inclusive com práticas e bailes. Além das aulas na escola, ministram aulas e dão shows Brasil afora. Participaram e coreografaram parte do espetáculo Brasil Tango Show, em Fortaleza (2009) e, no Rio, dos espetáculos Entretangos, Tango Cabaret e Tango Dance Show, da Cia Nuevos Aires de Tango, da qual são integrantes. Participam do evento anual Rio Tango Festival desde 2005 e, duas a três vezes por ano, vão a Buenos Aires para aprimorar sua técnica, quando estão em contato com os melhores mestres de tango.

Novidades em 2011
Foi em uma dessas viagens de especialização que surgiu a oportunidade de trazer à Escola de Tango Improviso Milena Plebs (membro da Ac. Nacional del Tango e criadora do espetáculo “Tramatango”, que está tendo enorme êxito em Buenos Aires) e David Alejandro Palo (protagonista de Tramatango e de outros espetáculos como Sebastián Tango e Inspiration Tango). “Eles virão ao Rio em fevereiro, oportunidade em que a comunidade tangueira poderá fazer aulas com eles no Improviso, dias 12 e 13/02. Eles também participarão do pocket show que estamos elaborando para o baile comemorativo do meu aniversário, dia 11/02”, informa Alice Vasques (v. banner desta postagem), que adianta outras novidades para 2011: “teremos café com Tango Matiné, aulas de tango nuevo e aulas com Rogério Mendonça, que ministrará tango e west cost swing no Improviso, aguardem”!

Serviço:
Improviso (Dança, Arte e Cultura)
Rua da Passagem 172 - 2º e 3º piso, Botafogo.
Tango: aulas iniciantes, intermediárias e eavançadas, em grupo ou particular; práticas de tango (toda quarta, 19:30/23:30h) e bailes de tango (um sábado por mês, data móvel). Informações: 3435-9946 e 9665-4489 (André e Alice).
Dança de salão: inf. 3442-7702 e 9708-5686 (Mauro Lima).
(matéria veiculada na edição 38 do Jornal Falando de Dança)

Nenhum comentário:

Postagens populares