Pular para o conteúdo principal

A preocupação com a fonte da informação

A internet hoje é uma das principais fontes de pesquisa, isso é inegável. Inegável também que muitos autores de blogs têm boas intenções, mas não se preocupam com uma dica fundamental para quem quer contribuir com a disseminação do conhecimento, reproduzindo textos “pescados na rede”: o cruzamento de informações, a confiabilidade do site, o rastreamento da fonte original. Sim, dá trabalho.

Para se ter uma idéia, quando publiquei a matéria sobre a Praga da Dança, ocorrida na Idade Medieval (edição de abril/2010, nº 30, página 7), consumi um dia inteiro de pesquisa rastreando a origem da notícia a partir de mensagens no Twitter, no início deste ano, até a fonte principal, uma matéria no site da revista americana Discovery News, publicada em 2008, comentando o lançamento de um livro a respeito. Para fechar, consultei ainda os sites das livrarias inglesas Barnes and Nobre e Medieval Book Shop, para ter acesso a trechos do livro.

Como editora, minha preocupação é não reproduzir matérias com dados incorretos, razão pela qual procuro checar as informações contidas nas sugestões de pauta e em textos enviados por pessoas interessadas em escrever para o jornal, o que me leva muitas vezes a preferir não publicar o material. Longe de mim, pretender ser a “dona da verdade”, mas todo o cuidado é pouco quando se lida com um veículo formador de opinião. E mesmo assim falhas acontecem, e há que se ter humildade e profissionalismo para aceitar as correções e divulgá-las.

Da mesma forma, estando este periódico em campanha pela comemoração dos 200 anos da dança de salão no Brasil, não podemos deixar de protestar contra constantes incorreções verificadas em mídias eletrônicas e impressas a respeito de suas origens, motivo de nossa proposta lançada na página 11 da edição de outubro do Jornal Falando de Dança (nº 36).
  • Leia AQUI nossa matéria "Com todo respeito à Madame: a dança de salão no Brasil começou no Rio" (pág. 11, ed. 36, Jornal Falando de Dança).
  • Leia AQUI reportagem do site Cultura.rj, a respeito da contrainformação na web, contando casos de notícias falsas passadas na rede como cachorros prestes a serem sacrificados, crianças desaparecidas, livro americano apontando a internacionalização da Amazônia, etc.
(editorial da ed. 36 do Jornal Falando de Dança, já em circulação)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Álvaro Reis lança curso de metodologia para o ensino de danças de salão, saiba mais

É hoje! Você já se inscreveu? Começa hoje esta noite, o curso sobre metodologia de ensino Alvaro Reys, na academia do mestre, em Copacabana. O assunto foi destaque de capa da edição de janeiro/2017, em circulação desde o final de dezembro. Clique no link abaixo para acessar a matéria em pdf e saber detalhes. A proposta é passar para os profissionais da dança interessados em se reciclar, ou alunos interessados em se profissionalizar, a metodologia desenvolvida em décadas de ensino por Alvaro Reys. Informa Álvaro: "Ao final, os cursistas terão um novo potencial didático para a realização de seus trabalhos, com a assimilação de novas técnicas que complementarão sua visão profissional sobre o ensino de dançar a dois. É um curso rápido, até porque sei que quem dá aulas não dispõe de muito tempo para se reciclar". Fica a dica. Inf. 98111-3284. Leia AQUI a matéria sobre o curso de Alvaro Reis

Personagens da nossa história: Mário Jorge, o Rei dos Salões

Mário Jorge, o Rei dos Salões Ele foi um dos maiores dançarinos – se não o maior – de nossos salões. Isto dito por inúmeras testemunhas que o viram criar nas pistas movimentos hoje incorporados definitivamente aos ritmos dançados a dois. Um trágico acidente o retirou das pistas e ele virou lenda. Décadas mais tarde, ao ser homenageado em um evento, eis que ele encontra a mulher da sua vida, que o ajudaria em sua reabilitação e o colocaria novamente sob as luzes dos holofotes. Estamos falando de MÁRIO JORGE MESSIAS MATOS, o “rei dos salões”, como era chamado nos anos sessenta, que recentemente oficializou sua união com D. Íris Neira, queridíssima administradora da Academia Carlos Bolacha. Foi o casamento mais comentado dos últimos tempos (foto abaixo). “Nem provei do buffet, pois não paravam de nos fotografar”, comentou Íris. . Empenhada em pesquisar e divulgar a história do marido (“muitas fotos se perderam e, dos filmes, só consegui recuperar dois, que precisam ser restaurados”), Íris

Roteiro das Bandas: Conjunto Aeroporto

CONJUNTO AEROPORTO (Inf. 2280-2356/9994-5580 Sr José ) clique aqui para ver a coleção do Falando de Dança, de vídeos do conjunto Aeroporto AGENDA: veja no link "Roteiro das bandas e dj's patrocinadores" ****************************************************************