Pular para o conteúdo principal

Encontro infanto-juvenil de dança de salão no Centro de Artes Calouste Gulbenkian, Praça Onze, Centro do Rio.

O Encontro Infanto-Juvenil "Só Para Crianças" integra a grade dos eventos comemorativos da Semana da Dança de Salão do Estado do Rio de Janeiro, que este ano acontecerá entre os dias 21 e 27/11/10.  Ele será realizado no sábado, dia 27/11/10, das 9 às 12h, no CENTRO DE ARTES CALOUSTE GULBENKIAN, que fica rua Benedito Hipólito, 125, Praça Onze, ao lado do Terreirão do Samba.

O coordenador do evento, prof. João Batista, convida os profissionais de dança de salão, que desenvolvem trabalhos junto a crianças e jovens até 14 anos, a inscrever seus alunos para esse momento de integração e troca de experiências.  Dentre as crianças que participarão do Encontro estão as do projeto Alvinhos Dance (profs. Rachel Mesquita e Álvaro Reys) e do projeto infantil da Escola de Dança Jaime Arôxa.
Seguem abaixo as informações sobre o Encontro, fornecidas pela coordenação:

Objetivos do Encontro:
1. Promover interação social, recreativa, artística e cultural dos participantes.
2. Promover maior visibilidade da prática da DS infantojuvenil do Estado do Rio de Janeiro
3. Inserir a DS Infantojuvenil em eventos culturais e sociais produzidos pela APDSRJ, SPDRJ e ANDANÇAS.
4. Criar mais um espaço para que professores de DS infantojuvenil possam apresentar seus trabalhos.
5. Divulgar a prática da DS infantojuvenil no Estado do Rio de Janeiro.
6. Promover troca de vivências práticas relacionadas com o ensino, a aprendizagem e a prática da DS infantojuvenil no Estado do Rio de Janeiro.

Proposta de Atividades:
1. Recepção e credenciamento
2. Atividades de ambiência e socialização
3. Abertura
4. Workshop infantil
5. Apresentações
6. Pausa para lanche (*)
7. Certificação
8. Encerramento
(*) Cada instituição participante deverá prover o lanche de seus alunos. Foi solicitado à Direção  o funcionamento da cantina do Centro de Artes Calouste Gulbenkian.

Custos:
"O evento será totalmente grátis", nos informa o prof. João Batista. "No entanto, a Semana da Dança de Salão contempla no seu elenco de atividades ações sociais. Para despertar nos nossos alunos valores relacionados com práticas sócio-cooperativas, solicitamos aos participantes, na medida do possível, a doação de alimentos não perecíveis. Estes alimentos serão entregues ao Centro de Artes, que repassará para instituições de acolhimento", completa.


Os interessados em participar com seus alunos deverão entrar em contato o mais brevemente possível com o prof. João Batista, para facilitar a logística do evento.  Os telefones para informações: (21) 2771.5407 e 78185501.

"Esperamos que o encontro tenha características coerentes com os valores e práticas sociais, artísticas e profissionais das instituições participantes. Para isso, gostaríamos que cada instituição  (escola de dança) apresentasse, pelo menos, uma atividade (mini-workshop ou coreografia)", esclarece a coordenação.

Comentários

Anônimo disse…
A dança é uma das artes mais
sublimes que existe.É poesia em
ação.

Postagens mais visitadas deste blog

Dançando na natureza: Pousada Faraó

Dia 31/05 fomos tomar café da manhã com Margarida Mittelbach, na Pousada A Marca do Faraó, em Cachoeiras de Macacu.





Uma promessa antiga agora cumprida, pois há muito a Margarida nos convida para conhecer as instalações de sua pousada, onde organiza trimestralmente um final de semana com oficinas de dança, bailes e atividades de lazer.








Realmente, um lugar aprazível, com lago com caiaque, lago para pesca, cachoeira, rios, boliche, sauna, jogos de mesa, enfim, toda uma infra-estrutura de pousada.











Mas, como estamos tratando com amantes da dança, todas essas opções de lazer eram supérfluas pois o que importava mesmo eram as aulas, em três ambientes distintos, onde se revezaram os professores Juarez (Itaguaí), Edu Cigano (Friburgo), Carlinhos (Jaime Arôxa Niterói), Valdeci de Souza e Jimmy de Oliveira.

Veja aqui o roteiro de bailes e eventos de julho/18, dos patrocinadores e apoiadores da ed. 130 do JFD

S E G U N D A S
Baile da Melhor Idade do Club Municipal Na Tijuca, todas as segundas, das 16 às 20h. Inf.: 2569-4822 Banda Sol e Mar no Mauá de São Gonçalo Dia 09/07, das 18 às 22h, comemorando o aniversário do prof. Genilton Muniz. Dançarinos de Apoio. Inf. 97353-8170.
T E R Ç A S
Baile da Conceição da Bahia Na Tijuca, Inf.: 2288-2087 / 9-9679-3628. Tijuca Tênis Clube Inf. (21) 3294-9300. Terça dançante da Gaúcha Toda terça, 20h, na churrascaria Gaúcha. Inf. 2558-2558. V. anúncio nesta edição. Baile do Studio de Dança Flávio Marques No Centro do Rio, toda terça, 12h. Inf. 2223-0530 / 9.9745-2305. Baile de tango no Studio Marquinhos Copacabana Às terças, 19h. Inf. 981-795-710.
Q U A R T A S
Quarta dançante na Gaúcha Toda quarta, 20h, na Churrascaria Gaúcha. V. anúncio nesta edição. Inf. 2558-2558. Dançando na Quarta Na Tijuca, Casa dos Poveiros. Inf. 2578-4361 / 7830-3009. Quartas Democráticas Na Lapa, toda quarta, no Clube dos Democráticos, forró ao vivo. Inf. 2252-4611. Baile dos Amigos da Dança, na Taq…

Personagens da nossa história: Mário Jorge, o Rei dos Salões

Mário Jorge, o Rei dos Salões

Ele foi um dos maiores dançarinos – se não o maior – de nossos salões. Isto dito por inúmeras testemunhas que o viram criar nas pistas movimentos hoje incorporados definitivamente aos ritmos dançados a dois. Um trágico acidente o retirou das pistas e ele virou lenda. Décadas mais tarde, ao ser homenageado em um evento, eis que ele encontra a mulher da sua vida, que o ajudaria em sua reabilitação e o colocaria novamente sob as luzes dos holofotes.

Estamos falando de MÁRIO JORGE MESSIAS MATOS, o “rei dos salões”, como era chamado nos anos sessenta, que recentemente oficializou sua união com D. Íris Neira, queridíssima administradora da Academia Carlos Bolacha. Foi o casamento mais comentado dos últimos tempos (foto abaixo). “Nem provei do buffet, pois não paravam de nos fotografar”, comentou Íris.
.
Empenhada em pesquisar e divulgar a história do marido (“muitas fotos se perderam e, dos filmes, só consegui recuperar dois, que precisam ser restaurados”), Íris p…