Pesquisar:

BLOG FALANDO DE DANÇA, BY LEONOR COSTA

quinta-feira, 15 de abril de 2010

Cacique de Ramos, bloco de rua do carnaval carioca, vira Patrimônio Cultural

O Cacique de Ramos comemora seu cinqüentenário somente no ano que vem, no dia 20 de janeiro, mas a festa já começou esse ano. O tradicional bloco carnavalesco da Leopoldina foi tombado como Patrimônio Imaterial da cidade do Rio de Janeiro. Ubirajara Felix do Nascimento, Bira – fundador, cantor e compositor do grupo Fundo de Quintal e único presidente na história do Cacique de Ramos - lutava desde o final da década de 70 para que o bloco fosse tombado como patrimônio cultural.

Além de se tornar um dos patrimônios imateriais da cidade, o Cacique prorrogou a cessão do uso do terreno de sua sede, que pertence à Prefeitura, por mais 50 anos, e o local está sendo reformado para que passe a funcionar como Centro Cultural.
(fonte: Secretaria de Cultura do RJ)

Dança de Salão, patrimônio imaterial
O Jornal Falando de Dança e entidades representantivas da dança de salão carioca (APDSRJ, SPDRJ, ANDANÇAS) estão na expectativa de ver sancionado o projeto de lei apresentado pelo deputado Alessandro Molon, declarando a Dança de Salão patrimônio cultural imaterial do RJ. Com isso, esperamos, projetos de dança de salão poderão atender a alguns requisitos de editais de patrocínio cultural, além de dar peso às comemorações dos 200 anos da dança de salão no Rio de Janeiro, que serão completados em 2011.
  • Leia abaixo matéria assinada por Myriam Martinez sobre o projeto de lei do deputado Alessandro Molon (publicada na edição de março, nº 29, do Jornal Falando de Dança).
  • Leia também a matéria de Antônio Aragão, sobre os 200 anos da dança de salão, publicada na edição de janeiro (nº 27).
De matérias publicadas no Jornal Falando de Dança
De matérias publicadas no Jornal Falando de Dança

Nenhum comentário:

Postagens populares