Curta nossa fanpage

Curta a página dos editores

Pesquisar:

BLOG FALANDO DE DANÇA, BY LEONOR COSTA

sexta-feira, 4 de julho de 2008

Circulando: baile em homenagem à Maria Antonietta



. Valdeci e seu braço direito, Elir Rodrigues, organizaram o baile em homenagem à Antonietta, que foi capa de março do Jornal Falando de Dança.

Em maio Maria Antonietta, a primeira dama da dança de salão carioca, completou 81 anos.

Como acontece já há alguns anos, Valdeci de Souza organizou um baile especial para marcar a data, em que lhe foram prestadas várias homenagens.





O baile foi realizado dia 1 de maio, no belíssimo salão nobre do Fluminense F. C., em Laranjeiras, com animação da famosa Orquestra Tabajara, de Severino Araújo, e foi chamada principal da capa da edição de abril do Jornal Falando de Dança.




Além do baile especial em sua homenagem, outras comemorações se seguiram. Elza Moreira, por exemplo, dedicou-lhe uma página especial em seu site, Momentos de Tango, onde transcreve uma longa entrevista que Antonietta concedeu ao Jornal Dance de São Paulo, em 1997, quando também foi capa do informativo.



Na entrevista, Antonietta fala sobre diversos temas, calcada em sua longa experiência como professora de dança, atividade que começou nos anos 40, quando passou no teste para auxiliar de ensino na Academia Moraes de Danças de Salão, a única que existia no Rio de Janeiro:

sobre o ostracismo da dança de salão e a decadência das academias (“Foi no auge da discoteca, no final dos anos 60. Todas fecharam. O Moraes e seus irmãos, que o ajudavam, já morreram”);

sobre o resurgimento da dança de par a partir da divulgação de sua imagem (“eu era a última dos moicanos da Moraes e muitos queriam saber o que tinha acontecido com ele e com as escolas. E com essa fui crescendo, porque vim realmente de um grande mestre de dança”);

sobre as mudanças de costume que deram novo impulso à dança de salão (“As pessoas andavam muito sozinhas. Marido separando de mulher. Filho saindo de casa. Gente buscando terapia...”);

sobre a nova dança de salão (“Dos anos 70 para cá ela mudou, com a entrada de mais gente e jovens. Surgiram novos professores, jovens bonitos, aprendendo até ballet clássico para fazer dança de salão, jazz para poder levantar a perna, essas coisas”);

sobre o que vê de negativo nessa forma de dançar (“Mudei meu estilo de dançar e existem várias coisas que criei. Só que não vou atrapalhar ninguém no salão. Com trezentos casais num baile, não se pode fazer coisas de shows. No meu tempo também havia exibicionismo, mas no palco... o exibicionismo é que está estragando tudo...as pessoas chegam nos bailes e não querem dançar...ficam tão irritadas que nem se interessam mais em fazer aulas de dança”);

por fim, uma opinião polêmica, sobre a dança de salão internacional (“O estilo do brasileiro, ou do latino-americano, jamais vai se adaptar a esse ballroom. De pescoço duro, para cima e para baixo, fazendo pose...não aceito. Ninguém vai me impor isso. Minha alegria tem que ser esfuziante...Aqui não vai pegar, a não ser entre pernósticos”.

Assistam a seguir clipes raros de Maurício Kneipp, dançarino e editor de vídeos. “Estava ainda iniciando na dança de salão quanto fui ao baile de aniversário dos 70 anos de Maria Antonietta, que foi no Circo Voador. Fiquei entusiasmado com o que vi, os melhores dançarinos de salão ali presentes, filmei todas as apresentações, foi um baile histórico”, contou-nos Maurício Kneipp, que hospedou as filmagens no YouTube. Nos vídeos vimos a mestra exibindo sua técnica, dançando valsa com o finado dançarino Mário Ferreira, seu par mais constante; tango, com Eric Muller; salsa, com Carlinhos de Jesus; bolero, com Jaime Arôxa; samba com João Carlos Ramos - além da filmagem da pista do Circo Voador, onde se lançaram muitos nomes da atual safra de profissionais de dança. Interessante também as postagens dos clipes com entrevistas feitas à televisão e homenagens recebidas.

Ao final, seleção das fotos que tiramos no evento do dia 01/05/08 com link para o álbum completo e outras matérias correlatas. Destaque para o grupo de japoneses que vieram ao Brasil se especializar em samba de gafieira (assunto de nossa postagem anterior sobre os cem anos da imigração japonesa).

Antonietta dançando um bolero com Jaime Arôxa


Antonietta dançando uma valsa com seu finado parceiro, Mário Ferreira


Antonietta dançando tango com Eric Muller


Antonietta dançando salsa com Carlinhos de Jesus no Circo Voador


Antonietta dançando samba com João Carlos Ramos no Circo Voador


Entrevista de Maria Antonietta no programa Cara do Rio


Documentário sobre os 70 anos de Maria Antonietta


Reportagem de 1995 quando Maria Antonietta recebeu a medalha Pedro Ernesto


Leia também:
Sobre Madame Poças Leitão, que, em 1914, levou a dança de salão para dentro dos lares paulistas, em artigo de Carla Salvagni.
“Um pouco de história”, nossa série de postagens sobre fatos históricos.
A página de Elza Moreira, Momentos de Tango
Clique aqui para ver o foto álbum deste evento
• A domingueira de Valdeci de Souza foi transferida para o Helênico Club, já que o salão nobre do Fluminense entrará em obras. A estréia no Helênico será neste domingo, dia 06/07, às 16h. Clique no link “cupons de desconto” para imprimir seu flyer com abatimento no ingresso.



































Um comentário:

Anônimo disse...

Parabens , Leonor e Aragão ... á cada edição vcs estão fazendo um trabalho lindo ! Gosto do jeito profissional e carinhoso de vcs........ meu muito obrigado !
ass: Luciana Santos

Postagens populares