Pular para o conteúdo principal

Cristo Redentor: votação para ser uma das setes maravilhas do mundo se encerra dia 6 de julho

Há cerca de um ano, uma fundação suíça, a New 7 Wonders, apoiada pela Unesco, decidiu criar uma votação mundial para escolher as sete novas maravilhas do mundo, com o objetivo de proteger e divulgar o patrimônio da humanidade ao redor do mundo.
A idéia é substituir as sete maravilhas do mundo antigo, eleitas há dois mil anos, das quais apenas uma - a pirâmide de Gizé - ainda existe.
Ao todo, são 21 candidatos, todos monumentos ou prédios de extrema beleza construídos nos últimos dois mil anos.
E o único representante brasileiro é o Cristo Redentor, situado no alto do Morro do Corcovado, no Rio de Janeiro.
Vamos conhecer um pouco de sua história?

Uma vista privilegiada
A vista do alto do Corcovado sempre apaixonou os visitantes do local. Tanto que logo no início da colonização os portugueses batizaram o morro de “Pináculo da Tentação”, recebendo o nome definitivo de Corcovado cem anos depois. Desde de sempre o local foi ponto turístico. A estrada de rodagem que dá acesso ao local onde hoje se situa o Cristo Redentor foi construída em 1824. Já a estrada de ferro teve seu primeiro trecho (Cosme Velho-Paineiras) inaugurado em 1884. No ano seguinte, 1885, o segundo trecho foi concluído, completando a ligação com o cume. A ferrovia, que tem 3.800 metros de extensão, foi a primeira ser eletrificada no Brasil, em 1906.

A Estátua.
Em 1859 o padre Pedro Maria Boss, ao conhecer o local, teve a idéia de construir ali um monumento religioso. Ele pediu recursos à Princesa Isabel mas esses nunca foram liberados. Em 1921 a Assembléia Legislativa reuniu-se para discutir a construção de uma estátua de Jesus Cristo abençoando o Brasil, para marcar a comemoração, no ano seguinte, do centenário da independência – o que contava, claro, com o grande apoio e influência da Igreja, firmando a causa do catolicismo no país. Três locais para a construção foram postos em votação: o Corcovado, o Pão de Açúcar e o Morro de Santo Antônio. Venceu a opção pelo Corcovado, o maior dos pedestais. A pedra fundamental da construção do monumento foi lançada no dia 4 de abril de 1922. Quatro anos depois, as obras seriam iniciadas, com donativos recolhidos entre os católicos. O engenheiro Heitor da Silva Costa foi escolhido em concurso como responsável pela obra e a ela dedicou praticamente toda sua vida. Para executar a escultura, ele foi à Europa e contratou o arquiteto Paul Landowsky. A maquete, que inicialmente previa uma estátua em bronze, foi sofrendo várias alterações e finalmente o projeto do artista plástico Carlos Oswald prevaleceu. A estátua adquiriu a forma de cruz e ficou decidido que sua estrutura seria de cimento armado e seu revestimento de pedra sabão, mais resistente às intempéries, e que foi retirado do próprio pico do Pão de Açúcar. Finalmente, em 1931, a escultura ficou pronta e suas peças chegaram ao Rio para montagem. Em 12 de outubro de 1931 ela foi inaugurada.
Fonte: O Dia On Line (clique aqui para ler o texto na íntegra e ver outros links a respeito)

Motivo de disputa.
Embora haja disputa por parte dos herdeiros dos envolvidos na concepção da obra, e de estar situada em logradouro público, a estátua do Cristo Redentor tem seus direitos de uso comercial pertencentes à Mitra Arquiepiscopal do Rio de Janeiro.
Ao completar 75 anos, em 12 de outubro de 2006, o Cristo Redentor foi transformado em santuário católico do Brasil. O cardeal-arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Eusébio Oscar Scheid, quer que o local deixe de ser apenas ponto turístico e se torne local de peregrinação. Para poder celebrar ritos católicos como casamentos e batizados, a Arquidiocese do Rio de Janeiro pretende utilizar a capela de Nossa Senhora Aparecida, na base da estátua, após obras no local.
Fonte: wilipédia (clique aqui para ler o texto na íntegra e saber mais sobre o assunto)

VOTE JÁ!
Conforme informado no início desta matéria, o Cristo Redentor foi indicado como uma dos concorrentes a ser reconhecido pela UNESCO como uma das setes maravilhas do mundo moderno. A disputa, entretanto, não está sendo fácil. Ao todo, são 21 candidatos, todos monumentos ou prédios de extrema beleza construídos nos últimos dois mil anos, como o Coliseu de Roma, a Acrópoles da Grécia, o Taj Mahal da Índia, a Torre Eiffel da França, as estátuas da Ilha de Páscoa e a Estátua da Liberdade. Os sete monumentos escolhidos receberão verbas especiais para ajudar em sua manutenção, além, é claro, de ter seu prestígio reforçado e seu potencial turístico elevado.
Dizem os especialistas que, para ficar entre os sete primeiros colocados, o Cristo precisaria de pelo menos 10 milhões de votos.
Até o momento, porém, ele só tem pouco mais de 5 milhões - e a votação terminará dia 6 de julho. O resultado será conhecido no dia 7 de julho, em Lisboa, Portugal.
Portanto, se você quer que o Cristo fique entre os sete mais votados, trate de se apressar: vote e divulgue a campanha junto a seus colegas. É de graça. O link é http://www.votecristo.com.br/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Álvaro Reis lança curso de metodologia para o ensino de danças de salão, saiba mais

É hoje! Você já se inscreveu? Começa hoje esta noite, o curso sobre metodologia de ensino Alvaro Reys, na academia do mestre, em Copacabana. O assunto foi destaque de capa da edição de janeiro/2017, em circulação desde o final de dezembro. Clique no link abaixo para acessar a matéria em pdf e saber detalhes. A proposta é passar para os profissionais da dança interessados em se reciclar, ou alunos interessados em se profissionalizar, a metodologia desenvolvida em décadas de ensino por Alvaro Reys. Informa Álvaro: "Ao final, os cursistas terão um novo potencial didático para a realização de seus trabalhos, com a assimilação de novas técnicas que complementarão sua visão profissional sobre o ensino de dançar a dois. É um curso rápido, até porque sei que quem dá aulas não dispõe de muito tempo para se reciclar". Fica a dica. Inf. 98111-3284. Leia AQUI a matéria sobre o curso de Alvaro Reis

Personagens da nossa história: Mário Jorge, o Rei dos Salões

Mário Jorge, o Rei dos Salões Ele foi um dos maiores dançarinos – se não o maior – de nossos salões. Isto dito por inúmeras testemunhas que o viram criar nas pistas movimentos hoje incorporados definitivamente aos ritmos dançados a dois. Um trágico acidente o retirou das pistas e ele virou lenda. Décadas mais tarde, ao ser homenageado em um evento, eis que ele encontra a mulher da sua vida, que o ajudaria em sua reabilitação e o colocaria novamente sob as luzes dos holofotes. Estamos falando de MÁRIO JORGE MESSIAS MATOS, o “rei dos salões”, como era chamado nos anos sessenta, que recentemente oficializou sua união com D. Íris Neira, queridíssima administradora da Academia Carlos Bolacha. Foi o casamento mais comentado dos últimos tempos (foto abaixo). “Nem provei do buffet, pois não paravam de nos fotografar”, comentou Íris. . Empenhada em pesquisar e divulgar a história do marido (“muitas fotos se perderam e, dos filmes, só consegui recuperar dois, que precisam ser restaurados”), Íris

Roteiro das Bandas: Conjunto Aeroporto

CONJUNTO AEROPORTO (Inf. 2280-2356/9994-5580 Sr José ) clique aqui para ver a coleção do Falando de Dança, de vídeos do conjunto Aeroporto AGENDA: veja no link "Roteiro das bandas e dj's patrocinadores" ****************************************************************