Pular para o conteúdo principal

Congresso Nacional de Dança de Salão no Hotel Glória



Da esquerda para a direita, de cima para baixo, Leonardo e Camila, da Cia Jimmy de Oliveira, do Catete, que se classificaram em primeiro lugar na categoria senior; em seguida, novamente o casal com Marcelle e Cacau, da Cia de Dança Cacau Mendes, de Rio das Ostras, RJ; acima à direita, Ingrid e Gabriel, da Academia Álvaro's Dance, de Copacabana, que tiraram primeiro lugar na categoria junior (Juliana e Bernardo, da Ac. Cacau Mendes, ficaram em segundo lugar); e, por último, o grupo de dança da Academia Slava Goulenko, da Ilha do Governador, com as medalhas e troféu da primeira colocação na categoria grupo. Assistam ao final da postagem os vídeos das apresentações.

O II CNDS foi novamente realizado nas amplas instalações do Hotel Glória, no Rio, nos dias 6, 7 e 8 de abril.

Além dos debates, os destaques foram os workshops, os bailes à noite e o II Campeonato Infok de Dança de Salão, nas categorias junior, senior e grupo.

Alguns dos professores que ministraram as aulas foram: Jaime Arôxa (didática), Mauro Lima (Lindy Hop), Marinho Braz (forró e forró-cassino), Maquinho Copacabana (samba atual), William Ribeiro (samba-show), Edson Modesto (samba-rock), Oswaldo Florêncio (bolero), Marco Aurélio (pegadas), Hosânia Nascimento (Dança Senior), Renata Peçanha (zouk avançado) e Leonardo Neves (zouk iniciante).

Senti a ausência da professora Rachel Mesquita, que desta feita estava participando da organização do Congresso de Danças Brasileiras, o BR-Danças, que foi realizado simultaneamente, no Centro Coreográfico do RJ, na Tijuca.

Uma pena que dois importantes eventos da dança de salão carioca tenham ocorrido na mesma época, quando poderia ter havido mais diálogo entre os organizadores para que fossem realizados em épocas distintas. Com a sobreposição de calendário, houve uma divisão de público e ministrantes, prejudicando os dois eventos, a meu ver.

Esse esvaziamento eu senti, igualmente, na participação das academias na competição de dança de salão.
Um absurdo que, com a maior concentração de academias de dança do Brasil, essa participação tenha sido praticamente insignificante.
Falta de comunicação? Falta de interesse?
Neste último caso, por que as academias não estariam interessadas em treinar representantes seus para se apresentarem na competição, cujo calendário vinha sendo divulgado há um ano?
Medo de competir? Talvez, as menores, mas e as grandes cias de dança?
Descaso para com a importância do evento? Talvez.
Nesse caso, entendo que houve uma falta de visão.
Perderam uma grande oportunidade de mostrarem seu trabalho, de incentivarem seus alunos a se superarem através da competição.

Vejo, nas apresentações em bailes de aniversários de academias e nas pistas de dança, tantos talentosos dançarinos que poderiam ter brilhado naquele local tão especial, que era o salão nobre do Glória.
Tantas cias de dança que poderiam ter competido na categoria grupo, oferecendo ao público o deleite de um grande espetáculo.
Claro que nem todos poderiam ter tirado a primeira colocação.
Seria esse o receio? Mas qual o problema?
Não teria sido, ainda assim, um excelente palco para divulgação?
Como chegar-se à excelência sem comparação técnica? Muito difícil.

Dizer que o evento não tinha porte para se darem a esse trabalho é risível, pois esses dançarinos se apresentam em eventos de bem menor significância.
Imaginem se, em vez de se omitirem (as academias), e de se dividir o público (os organizadores dos dois eventos), ou "amarelarem" (os dançarinos), todos se unissem para que houvesse grandes apresentações e público.
Certamente a notícia se espalharia, se chamaria a atenção da mídia - e todos os profissionais da dança sairiam ganhando, mesmo se seus alunos não conseguissem a colocação máxima na competição.

Infelizmente, a falta de visão de muitos só acaba por prejudicar a expansão e a popularização da dança de salão.
Assim, a dança só aparece para o público em geral quando é usada para alavancar ibope em programas de TV e em novelas, fornecendo uma visão estereotipada dessa arte e perdendo a oportunidade de atrair uma maior parcela de "sangue novo" para nossa "tribo".
Uma pena.

  • Se você concorda ou discorda, deixe seus comentários nesta postagem (clique em "comentários" para abrir a caixa de digitação).
  • Aguardem, aqui, como atualização de postagem, os vídeos que gravei das apresentações, ainda em fase de edição.
  • Para acessar as fotos acima em tamanho maior, e visualizar outras, clique em cima das fotos ou clique aqui.

Atualização de postagem em 03/06/07

  • Clique aqui para visualizar as postagens no YouTube das apresentações de samba de Leonardo Fortes e Camila Lopes, classificados em primeiro lugar na categoria senior, já que falhou minha filmagem da apresentação deles no campeonato.
  • Segue o vídeo da apresentação do casal Gabriel Silva e Ingrid Castro, primeiro lugar na categoria junior (no vídeo está escrito Carol mas foi erro de edição, que breve corrigirei).

Apresentação vencedores do Salsa Open Brasil 2006, Rodrigo Oliveira e Carine Carvalho, como artistas convidados do CNDS.

Apresentação de samba-rock da Cia Stilo Refinado, de São Paulo, como grupo convidado do CNDS.

Apresentação de William Ribeiro e Sirley Oliveira, que atuaram como professores no CNDS

Lamentamos a perda das demais filmagens das apresentações e dos competidores. Caso chegue a nosso conhecimento a postagem dessas apresentações por terceiros, no YouTube, teremos prazer em divulgá-las aqui.

Comentários

Que pena q se perdeu a filmagem Da minha apresentaçao
Bjs,
Camila lopes

Postagens mais visitadas deste blog

Álvaro Reis lança curso de metodologia para o ensino de danças de salão, saiba mais

É hoje! Você já se inscreveu? Começa hoje esta noite, o curso sobre metodologia de ensino Alvaro Reys, na academia do mestre, em Copacabana. O assunto foi destaque de capa da edição de janeiro/2017, em circulação desde o final de dezembro. Clique no link abaixo para acessar a matéria em pdf e saber detalhes. A proposta é passar para os profissionais da dança interessados em se reciclar, ou alunos interessados em se profissionalizar, a metodologia desenvolvida em décadas de ensino por Alvaro Reys. Informa Álvaro: "Ao final, os cursistas terão um novo potencial didático para a realização de seus trabalhos, com a assimilação de novas técnicas que complementarão sua visão profissional sobre o ensino de dançar a dois. É um curso rápido, até porque sei que quem dá aulas não dispõe de muito tempo para se reciclar". Fica a dica. Inf. 98111-3284. Leia AQUI a matéria sobre o curso de Alvaro Reis

Personagens da nossa história: Mário Jorge, o Rei dos Salões

Mário Jorge, o Rei dos Salões Ele foi um dos maiores dançarinos – se não o maior – de nossos salões. Isto dito por inúmeras testemunhas que o viram criar nas pistas movimentos hoje incorporados definitivamente aos ritmos dançados a dois. Um trágico acidente o retirou das pistas e ele virou lenda. Décadas mais tarde, ao ser homenageado em um evento, eis que ele encontra a mulher da sua vida, que o ajudaria em sua reabilitação e o colocaria novamente sob as luzes dos holofotes. Estamos falando de MÁRIO JORGE MESSIAS MATOS, o “rei dos salões”, como era chamado nos anos sessenta, que recentemente oficializou sua união com D. Íris Neira, queridíssima administradora da Academia Carlos Bolacha. Foi o casamento mais comentado dos últimos tempos (foto abaixo). “Nem provei do buffet, pois não paravam de nos fotografar”, comentou Íris. . Empenhada em pesquisar e divulgar a história do marido (“muitas fotos se perderam e, dos filmes, só consegui recuperar dois, que precisam ser restaurados”), Íris

Roteiro das Bandas: Conjunto Aeroporto

CONJUNTO AEROPORTO (Inf. 2280-2356/9994-5580 Sr José ) clique aqui para ver a coleção do Falando de Dança, de vídeos do conjunto Aeroporto AGENDA: veja no link "Roteiro das bandas e dj's patrocinadores" ****************************************************************