Pular para o conteúdo principal

Leia aqui o texto da edição 80 da coluna Pé de Valsa, assinado por Elaine Reis, "Já sei dançar"


A primeira música que me vem à mente a respeito do fato que vou contar é a do filme "missão impossível". Tenho certeza que vários profissionais vão se identificar com esta cena, pois vire e mexe nos aparece uma criatura nas circunstâncias que vou contar a seguir.

Um cavalheiro ou uma dama aparece na academia pedindo informações sobre turmas e horários e diz categoricamente que já sabe dançar. Por isso, alega, não precisa entrar em turma de iniciante. Não raro pessoas assim viveram os anos dourados da dança de salão e realmente já se desenvolveram sozinhos em bailes. Como assistem, nessas ocasiões, a outros casais que fazem aulas em academias, se deslumbram com a possibilidade de aumentar o seu repertório de passos.

Iniciando a conversação, pergunto se já existe alguma experiência adquirida em outra academia, mesmo já sabendo a resposta: o aprendizado do cidadão foi conquistado na vida dançante. Nesta hora respiro fundo e tento explicar a importância da base para a conquista de movimentos mais elaborados, pelo que a turma de iniciante seria a mais apropriada. Diante dessa argumentação, a maioria fica decepcionada ou incrédula. E, nesse caso, caro leitor, só resta uma saída: colocar o cordeiro na jaula dos leões.

Só conseguimos nos fazer entender quando colocamos o interessado para fazer a aula de uma turma mais avançada. Nesta situação, temos 50% a nosso favor e 50% contra: ou o cliente sai envergonhado e nunca mais aparece, ou realmente ele percebe nossa sinceridade e se torna um aluno "fiel".

Elaine Reis é professora de danças de salão e proprietária da Academia Pé de Valsa, em Belo Horizonte, MG (visite o sitewww.academiapedevalsa.com.br)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Álvaro Reis lança curso de metodologia para o ensino de danças de salão, saiba mais

É hoje! Você já se inscreveu? Começa hoje esta noite, o curso sobre metodologia de ensino Alvaro Reys, na academia do mestre, em Copacabana. O assunto foi destaque de capa da edição de janeiro/2017, em circulação desde o final de dezembro. Clique no link abaixo para acessar a matéria em pdf e saber detalhes. A proposta é passar para os profissionais da dança interessados em se reciclar, ou alunos interessados em se profissionalizar, a metodologia desenvolvida em décadas de ensino por Alvaro Reys. Informa Álvaro: "Ao final, os cursistas terão um novo potencial didático para a realização de seus trabalhos, com a assimilação de novas técnicas que complementarão sua visão profissional sobre o ensino de dançar a dois. É um curso rápido, até porque sei que quem dá aulas não dispõe de muito tempo para se reciclar". Fica a dica. Inf. 98111-3284. Leia AQUI a matéria sobre o curso de Alvaro Reis

Personagens da nossa história: Mário Jorge, o Rei dos Salões

Mário Jorge, o Rei dos Salões Ele foi um dos maiores dançarinos – se não o maior – de nossos salões. Isto dito por inúmeras testemunhas que o viram criar nas pistas movimentos hoje incorporados definitivamente aos ritmos dançados a dois. Um trágico acidente o retirou das pistas e ele virou lenda. Décadas mais tarde, ao ser homenageado em um evento, eis que ele encontra a mulher da sua vida, que o ajudaria em sua reabilitação e o colocaria novamente sob as luzes dos holofotes. Estamos falando de MÁRIO JORGE MESSIAS MATOS, o “rei dos salões”, como era chamado nos anos sessenta, que recentemente oficializou sua união com D. Íris Neira, queridíssima administradora da Academia Carlos Bolacha. Foi o casamento mais comentado dos últimos tempos (foto abaixo). “Nem provei do buffet, pois não paravam de nos fotografar”, comentou Íris. . Empenhada em pesquisar e divulgar a história do marido (“muitas fotos se perderam e, dos filmes, só consegui recuperar dois, que precisam ser restaurados”), Íris

Roteiro das Bandas: Conjunto Aeroporto

CONJUNTO AEROPORTO (Inf. 2280-2356/9994-5580 Sr José ) clique aqui para ver a coleção do Falando de Dança, de vídeos do conjunto Aeroporto AGENDA: veja no link "Roteiro das bandas e dj's patrocinadores" ****************************************************************