Pular para o conteúdo principal

Acervo do Museu Imperial integra exposição no Arquivo Nacional


O acervo do Museu Imperial relativo às viagens do imperador d. Pedro II participará da exposição “Arquivos do Brasil: Memória do Mundo”, que foi inaugurada no dia 26 de fevereiro, no Arquivo Nacional, no Rio de Janeiro. A mostra apresenta documentos agraciados com o Programa Memória do Mundo da Unesco, cujo Registro Nacional foi recebido pelo conjunto documental do Museu Imperial em 2010.



A exposição comemora os 20 anos do Programa Memória do Mundo (Memory of the World – MOW) e os cinco anos de instalação do Comitê Nacional do Brasil. O Programa foi instituído pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) com o propósito de preservar o patrimônio documental que integra a memória coletiva dos povos e facilitar seu acesso, estimulando a consciência mundial sobre sua importância.

Entre os anos de 2007 e 2011, foram nominados 55 acervos brasileiros de uma enorme diversidade cronológica e de tipologias documentais, custodiados pelas mais diferentes instituições. Em 2010, a nominação foi concedida ao “Conjunto documental relativo às viagens do imperador d. Pedro II pelo Brasil e pelo mundo”, preservado no Arquivo Histórico do Museu Imperial.

O conjunto reunia 870 documentos, entre os quais diários pessoais do imperador, correspondências, recortes de jornais, convites, relatórios de despesas, entre outros. Uma pesquisa posterior, realizada pela equipe do Museu, permitiu a ampliação desse dossiê para mais de dois mil documentos, que concorrem atualmente ao Registro Internacional do mesmo programa (clique aqui para saber mais).

Além disso, em 2012, outro conjunto da instituição foi agraciado com o Registro Nacional: a Coleção Carlos Gomes do Museu Imperial. Formada por 284 itens, incluindo fotografias, documentos textuais, gravuras, desenhos, livros, periódicos, folhetos e uma partitura, a coleção foi doada ao Museu Imperial em duas partes, em 1946 e 1950, por Ítala Gomes, filha do maestro. Contudo, essa documentação não está presente na exposição, que reúne apenas acervos agraciados até 2011.

A exposição, de natureza educativa e caráter itinerante, estará na sede do Arquivo Nacional até 31 de maio de 2013. São cerca de 400 imagens que integram acervos brasileiros nominados pelo programa em níveis nacional (Brasil), regional (América Latina e Caribe) e internacional.

Os objetivos da exposição são tornar conhecido o Programa Memória do Mundo da Unesco, difundir  os acervos brasileiros nominados, promover a consciência sobre a importância da preservação do patrimônio documental da humanidade e incentivar a candidatura de novos acervos em diferentes regiões geográficas brasileiras.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Álvaro Reis lança curso de metodologia para o ensino de danças de salão, saiba mais

É hoje! Você já se inscreveu? Começa hoje esta noite, o curso sobre metodologia de ensino Alvaro Reys, na academia do mestre, em Copacabana. O assunto foi destaque de capa da edição de janeiro/2017, em circulação desde o final de dezembro. Clique no link abaixo para acessar a matéria em pdf e saber detalhes. A proposta é passar para os profissionais da dança interessados em se reciclar, ou alunos interessados em se profissionalizar, a metodologia desenvolvida em décadas de ensino por Alvaro Reys. Informa Álvaro: "Ao final, os cursistas terão um novo potencial didático para a realização de seus trabalhos, com a assimilação de novas técnicas que complementarão sua visão profissional sobre o ensino de dançar a dois. É um curso rápido, até porque sei que quem dá aulas não dispõe de muito tempo para se reciclar". Fica a dica. Inf. 98111-3284. Leia AQUI a matéria sobre o curso de Alvaro Reis

Personagens da nossa história: Mário Jorge, o Rei dos Salões

Mário Jorge, o Rei dos Salões Ele foi um dos maiores dançarinos – se não o maior – de nossos salões. Isto dito por inúmeras testemunhas que o viram criar nas pistas movimentos hoje incorporados definitivamente aos ritmos dançados a dois. Um trágico acidente o retirou das pistas e ele virou lenda. Décadas mais tarde, ao ser homenageado em um evento, eis que ele encontra a mulher da sua vida, que o ajudaria em sua reabilitação e o colocaria novamente sob as luzes dos holofotes. Estamos falando de MÁRIO JORGE MESSIAS MATOS, o “rei dos salões”, como era chamado nos anos sessenta, que recentemente oficializou sua união com D. Íris Neira, queridíssima administradora da Academia Carlos Bolacha. Foi o casamento mais comentado dos últimos tempos (foto abaixo). “Nem provei do buffet, pois não paravam de nos fotografar”, comentou Íris. . Empenhada em pesquisar e divulgar a história do marido (“muitas fotos se perderam e, dos filmes, só consegui recuperar dois, que precisam ser restaurados”), Íris

Roteiro das Bandas: Conjunto Aeroporto

CONJUNTO AEROPORTO (Inf. 2280-2356/9994-5580 Sr José ) clique aqui para ver a coleção do Falando de Dança, de vídeos do conjunto Aeroporto AGENDA: veja no link "Roteiro das bandas e dj's patrocinadores" ****************************************************************