Pesquisar:

BLOG FALANDO DE DANÇA, BY LEONOR COSTA

segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Grupo quer estátua de Braguinha na orla da Princesinha do Mar




Carioca, criado em Vila Isabel, Zona Norte do Rio, Carlos Alberto Ferreira Braga, ou simplesmente Braguinha, morreu aos 99 anos e deixou um legado de músicas e fãs. Autor de músicas como "João de Barro", "Copacabana" e "Balancê", ele iniciou a sua carreia em 1928 no grupo "Flor do Tempo". Passou também por o "Bando dos Tangarás", além de compor marchinhas de carnaval e ser homenageado pela Mangueira em 1984. Homenagem esta que rendeu o título à verde e rosa com o enredo "Sim, nós temos Braguinha".


O Projeto Roteiros Geográficos do Rio, da UERJ, através do seu blog www.roteirosdorio.com  está iniciando uma campanha pela mudança de local da estátua de Braguinha, situada na confluência das ruas Barata Ribeiro, Prado Júnior e avenida Princesa Isabel, em meio ao barulho ensurdecedor e o movimento extraordinário de carros, ônibus, vans e veículos de todo porte. Diante de tal quadro, não é possível se admirar o monumento em homenagem ao compositor João de Barro, o campeão de carnavais e de tantas e belas canções, popularmente conhecido como  Braguinha, honra e glória da música popular brasileira. Este pode assistir, em vida, aos 96 anos de idade, em 2004,  a inauguração da obra de Otto Dumovich, neste local, em meio ao eco de suas canções, a euforia dos fãs e reconhecimento de autoridades.

A estátua de bronze com seus 2 metros e 20 centímetros e 450 quilos ganharia visibilidade se fixada sobre a superfície, no calçamento e junto à areia da praia consagrada por Braguinha e seu parceiro o Dr. Alberto Ribeiro, com um título de nobreza o de “... princesinha do mar ...”, no samba pré-bossa nova “Copacabana”, gravado pela elegância interpretativa de Dick Farney, nos idos de 1947.

Outros artistas e poetas estão merecida e destacadamente postados na praia decantada e exaltada por Braguinha.  Urge, portanto, que a campanha, pela mudança de local, tornando-se uma escultura interativa, estando na ordem do dia,   amplie os seus domínios ganhe os espaços da mídia e a simpatia de todos desta Olímpica e Maravilhosa Cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro e de São Jorge Guerreiro, Patrimônio Mundial da Humanidade.

Nenhum comentário:

Postagens populares