Pesquisar:

BLOG FALANDO DE DANÇA, BY LEONOR COSTA

quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Projeto contemplado pela Funarte, “Dança pra Cacilda” reúne bailarinos e coreógrafos brasileiros e latino-americanos, no Teatro Cacilda Becker



De abril a setembro, o Teatro Cacilda Becker apresenta intensa programação de dança, com 27 espetáculos a preços populares e atividades gratuitas, de quarta a domingo. O projeto Dança pra Cacilda – contemplado no Edital de Ocupação do Teatro Cacilda Becker 2012, da Fundação Nacional de Artes –, vai oferecer oficinas, debates, sessões de filmes e apresentações de artistas e companhias de dança, vindas de todo o país e da América Latina. A direção é de Nayse López e Eduardo Bonito, também diretores do Festival Panorama.

A cada semana, a programação do Dança pra Cacilda será complementada e transformada por um artista ou coletivo convidado. Um dos objetivos principais do projeto é promover o encontro entre espetáculos e jovens públicos, estudantes de todas as idades e moradores do bairro, que normalmente não frequentam espaços culturais. Para a diretora artística Nayse López, a ocupação tem o desafio de tornar mais visível o Teatro Cacilda Becker – localizado no fundo de uma galeria no bairro do Catete –, recuperando sua vocação de espaço para a criação e para a dança contemporânea. “Queremos que o Cacilda se firme também como um lugar para a reflexão e a geração de novos conteúdos em dança, concentrando na formação e renovação de público. As performances sairão dos limites da sala para ir à rua, estabelecendo uma relação com as pessoas e atraindo-as para dentro do teatro”.

Outra atividade do projeto, sempre às quartas-feiras, é o Sofá da Cacilda, que  promoverá debates com artistas convidados. Sexta, sábado e domingo serão apresentados os espetáculos e os resultados dos processos de criação.
Durante os cinco meses da ocupação, a videoteca do festival Panorama, composta pelo maior acervo organizado sobre dança do Rio de Janeiro, ficará disponível no foyer do Cacilda Becker, das 14h às 20h, para estudantes, pesquisadores e público em geral. Também poderá ser usada por professores e coordenadores de projetos educacionais e de sensibilização para a arte.

Teatro Cacilda Becker
Rua do Catete, 338 – Catete – Rio de Janeiro (RJ)
Capacidade do teatro: 150 lugares

*verifique a classificação indicativa das atrações
Mais informações e programação
http://cacilda.panoramafestival.com/
Telefone: (21) 3204-3124

Nenhum comentário:

Postagens populares