Pular para o conteúdo principal

MinC prepara para breve lançamento de edital de cultura para projetos que participarão da programação do ANO DO BRASIL EM PORTUGAL

Da esqu. p. a dir.: o Comissario-Geral do Ano de Portugal no
Brasil, Miguel Horta e Costa; o Presidente da Funarte, Antonio Grassi,
 Comissario-Geral do Ano do Brasil em Portugal; e a Ministra
 da Cultura, Ana de Hollanda.
Foto: Helder Moraes

Dia 17/07, no Rio de Janeiro, foi lançado em grande evento a programação do "Ano do Brasil em Portugal e de Portugal no Brasil", com a presença da ministra da Cultura, Ana de Hollanda e do presidente da Fundação Nacional das Artes (Funarte) e responsável pela programação brasileira, Antonio Grassi. O comissário de Portugal no Brasil, Miguel Horta, divulgou a programação lusitana. A intenção é a de promover o intercâmbio cultural e fortalecer os laços históricos entre os dois países. Para compor a programação do Ano do Brasil em Portugal, um edital será lançado pelo Ministério da Cultura, nos próximos dias, para receber projetos de grupos brasileiros de arte como o circo, a dança e o teatro.



Sobre a solenidade de lançamento.
As programações do Ano do Brasil em Portugal e do Ano de Portugal no Brasil foram apresentadas à imprensa e convidados em solenidade no Consulado Geral de Portugal, no Rio de Janeiro. As ações têm o objetivo comum de promover encontros que mostrem a criatividade e a diversidade do pensamento, das manifestações artísticas e culturais do brasileiras e portuguesas, além de intensificar o intercâmbio científico e tecnológico e estreitar as relações econômicas entre os dis países.
O Comissário-Geral do Ano do Brasil em Portugal, o Presidente da Funarte, Antonio Grassi, e o Comissário-Geral do Ano de Portugal no Brasil, Miguel Horta e Costa, anunciaram a agenda de eventos, que serão realizados nos dois países, em 2012 e em 2013. O Ano de Portugal no Brasil (APB) e o Ano do Brasil em Portugal (ABP) reúnem um conjunto de iniciativas culturais e empresariais, através de uma estrutura de cooperação, entre entidades e agentes públicos e privados. iniciativas autônomas, mas complementares incluem eventos e encotros, que vão promover criatividade e a diversidade do pensamento, das manifestações artísticas e culturais dos dois países, além de intensificar o intercâmbio científico e tecnológico e estreitar as relações econômicas. As celebrações, nos dois países, serão abertas em 7 de setembro de 2012, dia da Independência do Brasil, e em 10 de junho de 2012, dia de Portugal.
Para o Presidente da Funarte, Antonio Grassi, “a intenção das iniciativas é fazer com que este intercâmbio inédito entre os dois países ganhe uma estrutura mais definida, que deixe frutos. Há um desconhecimento muito grande por parte dos brasileiros, em todas as áreas, a respeito do Portugal contemporâneo. Há vários exemplos de um Portugal novo, diferente daquele já consolidado no imaginário do Brasil. Por outro lado, a nossa grande diversidade cultural também precisa ser mais divulgada em terras lusas”, comentou o Comissário-Geral do Ano do Brasil em Portugal. “A importância do evento, principalmente no âmbito cultural, está no fato de que o intercâmbio na produção artística colabora com outros setores, como o do turismo, por exemplo”, conclui Antonio Grassi. Segundo Miguel Horta e Costa, Comissário-Geral do Ano de Portugal no Brasil, o objetivo da ação, aqui em nosso país, é, principalmente, atualizar a imagem de Portugal, como um país moderno, tecnologicamente avançado, com um vasto patrimônio histórico e uma importante produção cultural moderna e contemporânea. “Este é o momento de levantar-se mais uma ponte entre dois países que têm entre si, e a uni-los, um mar sem fim de afetos, de palavras, de entendimentos”, destacou Miguel Horta e Costa. Os comissários lembram que estas são iniciativas abertas à sociedade e mantidas por uma rede abrangente de parcerias e patrocínios.
O lançamento oficial contou com a ministra da Cultura, Ana de Hollanda; com o presidente da Funarte e Comissário-Geral do Ano do Brasil em Portugal, Antonio Grassi; com o Comissário-Geral do Ano de Portugal no Brasil, Miguel Horta e Costa; com o Cônsul Geral de Portugal, Nuno de Mello Bello; com o representante do Ministério da Cultura no Rio de Janeiro, Marcelo Velloso, com o representante do Ministério das Relações Exteriores no Rio de Janeiro, embaixador Hadil Fontes da Rocha Vianna; com a Secretária de Estado de Cultura do Rio de Janeiro Adriana Rattes; com o Secretário Municipal de Cultura do Rio de Janeiro, Emilio Kalil e com a Diretora Executiva da Funarte, Myriam Lewin, entre outras autoridades. A cerimônia foi prestigiada por artistas de diversas áreas, como Bibi Ferreira, Marília Pêra, Elba Ramalho e Deborah Colker, entre outros.
A ministra da Cultura, Ana de Hollanda, transmitiu emoção ao citar os artistas e outros profissionais brasileiros presentes na solenidade, que apresentarão seu trabalho em terras lusitanas. “Orgulha-me ter estes representantes brilhando em Portugal. A importância deste programa vai além da relação oficial entre os dois países. Existe o inegável trânsito cultural entre as duas comunidades. Estas ações representam o reconhecimento do valor estratégico dos laços entre as duas nações. Eles vão consolidar uma imagem representativa do Brasil em Portugal, e vice-versa, além de promover nossas indústrias culturais. Com isso, aumenta o interesse da sociedade pela cultura de matriz lusófona. Encontros como esses valorizam as comunidades portuguesa, no Brasil, e brasileira, em Portugal”, lembrou a Ministra Ana de Hollanda.
A atriz e cantora Bibi Ferreira comentou: “O rio amanheceu hoje azul, depois de dias cinzentos, para receber algo tão importante, quanto este anúncio do Ano do Brasil em Portugal e de Portugal no Brasil”. Ela, que tanto encantou as plateias dos dois países, com interpretações da imortal música lusitana de Amália Rodrigues, ressaltou: “Sou filha de portugueses e apaixonada por portugal. Portugal é de uma beleza tão verdadeira e simples… A simplicidade leva a esta beleza, que se transformou, com o tempo, no Brasil. Devemos isto à cultura portuguesa, que aqui ficou gravada”. A atriz Marília Pêra, que tem nacionalidade brasileira e portuguesa, disse: “É fundamental este intercâmbio entre as técnicas e brejeirices portuguesas e brasileiras, levarmos a portugal nosso jeito de fazer música e interpretar, e também conhecermos mais sobre o jeito deles. Estou muito contente com estes eventos. Sempre que é possível, me apresento em Portugal. Também sempre recebo atores portugueses aqui no Brasil e acho muito bom que se preserve esta amizade eterna entre os dois países”, comentou Marília.
Sobre o Ano de Portugal no BrasilCriado por resolução do Conselho de Ministros de Portugal, o Ano de Portugal no Brasil é uma iniciativa concebida como uma oportunidade para atualizar a imagem do país, promover a cultura e a economia e estreitar os vínculos entre as duas sociedades. O APB vai desenvolver no Brasil um programa com cinco pilares temáticos: cultura, ciência, tecnologia/inovação, economia/desenvolvimento empresarial e esportes. Estão previstos eventos nestas cinco áreas, em mais de 30 cidades brasileiras cobrindo todas as regiões brasileiras.
Sobre o Ano do Brasil em PortugalAo longo de dez meses, o Brasil trará a Portugal a sua cultura, do mais tradicional ao mais atual, através de diferentes manifestações artísticas e culturais, desde teatro, cinema, música, literatura, até artes plásticas, dança, e gastronomia, entre outras. A programação brasileira apresenta uma série de eventos públicos e gratuitos, incluindo uma apresentação musical com Ney Matogrosso e Monobloco no Terreiro do Paço. O ABP também vai marcar presença, de norte a sul do território luso, num vasto circuito de teatros, museus e praças portuguesas. Martinho da Vila, Zeca Baleiro, Bibi Ferreira, Marília Pera e Bárbara Paz são apenas alguns dos nomes mais conhecidos, que levarão o melhor do Brasil para Portugal. Além de shows e espetáculos teatrais, haverá exposições, palestras, workshops, exibições audiovisuais, eventos de gastronomia e outras atividades. 
(fonte: site da Funarte)

  • Veja a programação do Ano Brasil Portugal.
  • Mais informações sobre o ano do Brasil em Portugal, no site oficial do evento
    www.anobrasilportugal.com.br
  • O JFD esteve presente ao evento como imprensa convidada e, claro, aproveitou para fotografar alguns ambientes do magnífico prédio tombado pelo patrimônio histórico. Veja abaixo nosso slide show:

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Álvaro Reis lança curso de metodologia para o ensino de danças de salão, saiba mais

É hoje! Você já se inscreveu? Começa hoje esta noite, o curso sobre metodologia de ensino Alvaro Reys, na academia do mestre, em Copacabana. O assunto foi destaque de capa da edição de janeiro/2017, em circulação desde o final de dezembro. Clique no link abaixo para acessar a matéria em pdf e saber detalhes. A proposta é passar para os profissionais da dança interessados em se reciclar, ou alunos interessados em se profissionalizar, a metodologia desenvolvida em décadas de ensino por Alvaro Reys. Informa Álvaro: "Ao final, os cursistas terão um novo potencial didático para a realização de seus trabalhos, com a assimilação de novas técnicas que complementarão sua visão profissional sobre o ensino de dançar a dois. É um curso rápido, até porque sei que quem dá aulas não dispõe de muito tempo para se reciclar". Fica a dica. Inf. 98111-3284. Leia AQUI a matéria sobre o curso de Alvaro Reis

Personagens da nossa história: Mário Jorge, o Rei dos Salões

Mário Jorge, o Rei dos Salões Ele foi um dos maiores dançarinos – se não o maior – de nossos salões. Isto dito por inúmeras testemunhas que o viram criar nas pistas movimentos hoje incorporados definitivamente aos ritmos dançados a dois. Um trágico acidente o retirou das pistas e ele virou lenda. Décadas mais tarde, ao ser homenageado em um evento, eis que ele encontra a mulher da sua vida, que o ajudaria em sua reabilitação e o colocaria novamente sob as luzes dos holofotes. Estamos falando de MÁRIO JORGE MESSIAS MATOS, o “rei dos salões”, como era chamado nos anos sessenta, que recentemente oficializou sua união com D. Íris Neira, queridíssima administradora da Academia Carlos Bolacha. Foi o casamento mais comentado dos últimos tempos (foto abaixo). “Nem provei do buffet, pois não paravam de nos fotografar”, comentou Íris. . Empenhada em pesquisar e divulgar a história do marido (“muitas fotos se perderam e, dos filmes, só consegui recuperar dois, que precisam ser restaurados”), Íris

Roteiro das Bandas: Conjunto Aeroporto

CONJUNTO AEROPORTO (Inf. 2280-2356/9994-5580 Sr José ) clique aqui para ver a coleção do Falando de Dança, de vídeos do conjunto Aeroporto AGENDA: veja no link "Roteiro das bandas e dj's patrocinadores" ****************************************************************