Pesquisar:

BLOG FALANDO DE DANÇA, BY LEONOR COSTA

segunda-feira, 2 de julho de 2012

Deu no IG: Rio de Janeiro é Patrimônio Cultural da Humanidade



A cidade do Rio de Janeiro recebeu na manhã desse domingo (01/07/12) o título de Patrimônio Cultural da Humanidade durante a 37ª Reunião do Comitê do Patrimônio Mundial da Unesco, que aconteceu em São Petersburgo, na Rússia.  
A Ministra da Cultura, Ana de Hollanda, e o presidente do Iphan, Luiz Fernando de Almeida, acompanharam a votação. O Rio foi a primeira cidade a candidatar-se inteira a Patrimônio Mundial como Paisagem Cultural Urbana.
A conquista do título reflete a harmonia das intervenções urbanas com a paisagem natural da cidade, que gerou cartões-postais famosos pelo mundo inteiro, e a interação dos cariocas com a natureza. Para o secretário municipal de Turismo, Pedro Guimarães, a vitória foi merecida.
- A cidade que é um orgulho para seu povo e uma paixão para todo turista que a visita recebe, de forma merecida, o reconhecimento oficial de seu carinhoso apelido de Cidade Maravilhosa – comemora o secretário de Turismo, Pedro Guimarães.
O Rio de Janeiro foi a primeira cidade localizada em área urbana a receber esse título da Unesco, geralmente concedido a regiões rurais, sistemas agrícolas tradicionais e jardins históricos. Segundo o Iphan, os locais valorizados com o título receberão ações de preservação de sua paisagem cultural, entre eles o Corcovado, o Pão de Açúcar e o Jardim Botânico.
Na opinião do secretário, essa conquista trará maior divulgação internacional do Rio de Janeiro e deverá atrair mais fluxos turísticos à cidade. Ele ainda prevê que, sob a condição de Patrimônio Cultural da Humanidade, o Rio receberá mais investimentos no setor do turismo.
O Brasil tem ainda outros 18 bens culturais e naturais na lista de 911 bens reconhecidos pela Unesco.
Bens culturais: Conjunto Arquitetônico e Urbanístico de Ouro Preto, Minas Gerais (1980); Centro Histórico de Olinda, Pernambuco (1982); Ruínas de São Miguel das Missões, Rio Grande do Sul (1983); Santuário do Bom Jesus de Matosinhos em Congonhas, Minas (1985); Centro Histórico de Salvador, Bahia (1985); Conjunto Urbanístico de Brasília, Distrito Federal (1987); Centro Histórico de São Luís, Maranhão (1997); Centro Histórico de Diamantina, Minas (1999); Centro Histórico de Goiás, Goiás (2001); Praça de São Francisco em São Cristovão, Sergipe (2010).
Bens naturais: Parque Nacional do Iguaçu, Paraná (1986); Costa do Descobrimento, Bahia e Espírito Santo (1997); Parque Nacional Serra da Capivara, Piauí (1998); Reserva Mata Atlântica, São Paulo e Paraná (1999); Parque Nacional do Jaú, Amazonas (2000); Pantanal Mato-grossense, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul (2000); Reservas do Cerrado: Parque Nacional dos Veadeiros e das Emas, Goiás (2001); e Parque Nacional de Fernando de Noronha, Pernambuco (2001).
fontes: IG, RIOTUR


Nenhum comentário:

Postagens populares