Pesquisar:

BLOG FALANDO DE DANÇA, BY LEONOR COSTA

segunda-feira, 9 de julho de 2012

Abertas inscrições para curso gratuito de formação de artistas de circo no Rio de Janeiro

Três turmas reunidas. Foto divulgação



Filosofia, nutrição, biomecânica, elaboração e gestão de projetos, pedagogia, prática e montagem cênica, bases rítmicas e interpretação. Quem olha algumas das disciplinas que constam da grade curricular, nem imagina que se trata de um curso de... circo. É o Programa de Formação do Artista de Circo (Profac), oferecido pelo Crescer e Viver, do Rio de Janeiro, e que está com inscrições abertas até o dia 13 de julho para o processo seletivo que preencherá vinte (20) vagas disponíveis para o segundo semestre de 2012.  
Pelo currículo do curso, percebe-se rápido: a formação proposta pelo Crescer e Viver vai além do aspecto técnico ou habilidades artísticas - embora a excelência na execução dos números circenses seja incentivada e exigida durante todo o tempo de estudo. O curso, que é inteiramente gratuito, surgiu do desafio de oferecer uma formação global, inovadora e de alta qualidade técnica, que prepare os artistas para atuação no mercado e reforce a carreira circense como uma alternativa viável profissionalmente.  
"Temos uma grande carência de escolas de circo no Brasil, neste quesito estamos muito aquém de outros países do mundo", avalia Junior Perim, coordenador-executivo do Crescer e Viver. "Notamos que existe uma curiosidade e interesse muito grandes dos jovens pela carreira circense e nosso objetivo é mostrar que ela é viável. O jovem pode sim ser artista de circo, por que não?".  
Artista empreendedor  
A novidade este ano é a ampliação da duração do curso de dois para três anos, com a inclusão de disciplinas que apostam no empreendedorismo dos artistas para viabilizar a execução de suas ideias e projetos. Para materializar esta proposta, os alunos do Profac precisam montar dois espetáculos durante o curso: um individual, que é apresentado ao final do quarto semestre, em formato de "cabaré", e um coletivo, que fica em cartaz na lona do Crescer e Viver situada na praça Onze, centro do Rio. Durante o curso, especialistas de reconhecida experiência cultural e artística no Brasil e profissionais ligados ao principais centros de formação e graduação em artes circenses do exterior são convidados para dar aulas, workshops e palestras para os alunos do Profac. "Esperamos formar jovens artistas de circo que tenham um repertório artístico qualificado, uma elevada percepção estética e uma ampla disposição para a pesquisa e experimentações na linguagem circense. Esta é a maior contribuição que acreditamos poder dar à renovação do circo brasileiro", frisa Perim.  
Serviço: Podem se inscrever no Programa de Formação do Artista de Circo (Profac) jovens de todo o Brasil e América Latina, entre 15 e 24 anos, de ambos os sexos, que tenham concluído pelo menos o ensino fundamental. Os candidatos devem ter conhecimentos básicos das técnicas circenses (acrobacias de solo e aérea, equilíbrio e malabares). É exigido atestado médico, comprovando as boas condições de saúde do candidato – além de roupa apropriada – para a realização do teste de aptidão física. O período de inscrições vai até o dia 13 de julho e a divulgação dos aprovados será no dia 08 de agosto.  
A ficha de inscrição, regulamento e grade curricular do curso estão disponíveis no site do Crescer e Viver.

Nenhum comentário:

Postagens populares