Pesquisar:

BLOG FALANDO DE DANÇA, BY LEONOR COSTA

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Alô, alô, produtores de espetáculos de dança/diretores de cia de dança de salão: vocês sabiam que a cidade do RJ dispõe de amplos espaços para seus eventos, chamados de Centros de Cultura?

Os centros culturais da Prefeitura do Rio são espaços que se propõem produzir e difundir as diferentes formas de expressão artística, como as artes visuais, as artes cênicas, a música, a dança e o cinema. Esses equipamentos realizam e acolhem projetos de artistas reconhecidos e de novos artistas, promovendo uma interação maior entre a produção cultural da cidade do Rio de Janeiro e os cariocas.

Os centros culturais municipais também promovem palestras e oficinas, que atendem a crianças, jovens e adultos e misturam atividades de iniciação e qualificação. Contribuem ainda para fomentar o turismo cultural, apresentando ao visitante do Rio um retrato das expressões artísticas locais e a possibilidade de contato direto com artistas e manifestações da cultura carioca. Além disso, como estão estabelecidos em edificações de valor histórico e arquitetônico, asseguram a preservação da memória e a sustentabilidade do patrimônio da cidade.

Foi um deles, o Centro de Artes Calouste Gulbenkian, que atendeu à equipe do I Prêmio Cultura da Dança de Salão, da qual fizeram parte os diretores do Jornal Falando de Dança, e abrigou durante o mês de julho a exposição "200 anos de ensino de dança de salão no Brasil".

Também é em um deles, o  Centro Coreográfico da Cidade do Rio de Janeiro, que a professora Renata Peçanha realizará, em janeiro de 2012, o III Congresso Internacional de Zouk e Lambada do Rio de Janeiro, contemplado pela Lei de Incentivo Fiscal da Prefeitura do RJ e tendo, como um dos apoiadores e patrocinadores, o Jornal Falando de Dança. Aliás, quem quiser saber como foi o II Congresso é só clicar nas postagens publicadas no site do JFD, AQUIAQUIAQUI.

Se você é produtor cultural ou diretor de cia de dança, vale a pena conhecer os equipamentos culturais da prefeitura do RJ e fazer contatos para maiores informações sobre como usurfruir desses equipamentos públicos e gratuitos.  Veja AQUI  a relação que transcrevemos do site da SMC.

Casas Casadas
As Casas Casadas da Cidade do Rio de Janeiro, patrimônio tombado em 1979, são um dos conjuntos arquitetônicos do século XIX mais representativos e originais da cidade e abrigam, desde 2004, a Riofilme. O equipamento reúne em seu acervo filmes brasileiros de vários gêneros que receberam apoio da Riofilme e foram digitalizados, e oferece o Espaço Rio Carioca, um complexo com café, bar, livraria, loja de CDs e um pequeno palco para apresentações e lançamentos de DVDs e livros
Rua das Laranjeiras, 307 / Rua Leite Leal, 11, Laranjeiras. Tel.: 2225-7082



Centro Carioca de Design

O Centro Carioca de Design (CCD) funciona na Casa de Bidu Sayão, edifício restaurado pelo Programa Monumenta na Praça Tiradentes. Sua localização no Centro Histórico da cidade integra a proposta de dinamizar o nosso Patrimônio Histórico e Cultural através de iniciativas ligadas à economia criativa, visando a estimular o pensamento urbano através do design. A implantação do CCD é parte do Plano Estratégico da Prefeitura. O espaço é um núcleo de discussão, exibição e pensamento do design carioca e conta com galeria de exposições e espaços integrados multiuso para conferências, reuniões, oficinas e atividades diversas. O Centro Carioca de Design abriga, ainda, o Studio-X Rio, laboratório de pensamento sobre a cidade, em parceria da Prefeitura com a Universidade de Columbia (NY).
Endereço: Praça Tiradentes, nº 48 / Rua Luís de Camões, nº 57
E-mail: centrocariocadesign@gmail.com

Centro Coreográfico da Cidade do Rio de Janeiro

Centro de pensamento e pesquisa do movimento corporal em todas as suas vertentes. Contempla registro em vídeo, espetáculos, residências nacionais e internacionais.
Aberto de segunda-feira a domingo, das 8h às 21h.
Capacidade: 150 lugares
Endereço: Rua José Higino, 115 (anexo supermercado Extra) - Tijuca
Cep:20520-200
Telefones para contato: 3238-0357 / 2268-7139 / 3238-0601
E-mail: ccoreografico@gmail.com.br

Centro Cultural Municipal Calouste Gulbenkian
Site externo: http://www0.rio.rj.gov.br/calouste/

Centro Cultural Municipal José Bonifácio

Um centro de estudos da cultura afrobrasileira, questões ligadas à negritude como a inclusão, desigualdade racial e econômica. Destaque para a contribuição negra para a cultura brasileira.
Aberto de segunda a sexta-feira, das 10h às 20h e sábados, das 10h às 17h
Conta com palco – teatro. Capacidade: de 80 a 100 lugares (cadeiras).
Endereço: Rua Pedro Ernesto, 80 - Gamboa
Telefones para contato: 2233-7754
E-mail: ccjbonifacio@pcrj.rj.gov.br

Centro Cultural Municipal Laurinda Santos Lobos

  Realiza exposições e projeções fotográficas, e oferece oficinas de dança, música, artesanato, apresentações teatrais, atividades infantis, recitais de piano e eventos diversos ao ar livre.
Conta com cineclube para adultos e crianças. Aberto de terça-feira a domingo, das 9h às 20h.
Palco pequeno – teatro. Capacidade: 40 lugares, mas cabem até 80 cadeiras.
Endereço: Rua Monte Alegre, 306 - Santa Teresa.
Telefones para contato: 2215-0618 / 2224-3331
E-mail: cclobo@pcrj.rj.gov.br

Centro Cultural Municipal Oduvaldo Vianna Filho – Centro Carioca de Referência do Humor Gráfico (Castelinho do Flamengo)

O Centro oferece oficinas de criação, exposições e criação de reserva técnica para abrigar desenhos, coleções, ilustrações e documentos, além de promover debates culturais. Conta com espaço para leituras dramatizadas e pequenas apresentações literomusicais. Aberto de terça-feira a sábado, das 10h às 20h e, domingos, das 10h às 18h.
Auditório (sem palco) com capacidade de 60 lugares (cadeiras).
Endereço: Praia do Flamengo, 158 - Flamengo.
Telefones para contato: 2205-0655 / 2205-0276
E-mail: castelinho@pcrj.rj.gov.br

Centro Cultural Municipal Parque das Ruínas
O Centro Cultural Municipal Parque das Ruínas funciona em uma casa restaurada pela Prefeitura do Rio de Janeiro. Já em sua época, a casa, que pertenceu à mecenas Laurinda Santos Lobo, sediava saraus que atraíam os mais importantes artistas do país e personalidades internacionais. O imóvel adquirido pela Secretaria Municipal de Cultura ganhou intervenções modernistas. O Parque das Ruínas tem uma intensa frequência de público e atrai turistas de todo o mundo.
O equipamento oferece um auditório inclinado de 80 lugares, galeria para exposições, palco externo com dois camarins, extensa área de jardins, terraços panorâmicos e um mirante de 360 graus para a Baía da Guanabara e o Pão de Açúcar.
Endereço: Rua Murtinho Nobre, 169, Santa Teresa.
Telefones para contato: 2215-0621 / 2224-3922.
E-mail: parquedasruinas@gmail.com | pruinas@pcrj.rj.gov.br.
Aberto de terça-feira a domingo, de 8h às 19h.

Centro Cultural Municipal Professora Dyla Sylvia de Sá

Desenvolve atividades de lazer e de formação cultural diversificadas, com programação versátil para o público em geral. Exposições, música, entretenimento familiar. O espaço conta com um salão multiuso, oferece oficinas de artesanato, dança, teatro, música, atividades como roda de poesia e bailes para todas as idades e eventos associados ao folclore. Aberto de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h e, sábados e feriados, das 11h às 16h.
Conta com palco. Capacidade: 200 lugares
Endereço: Rua Barão, 1.180, Praça Seca – Jacarepaguá.
Telefones para contato: 3833-4769
E-mail: centrodyla@pcrj.rj.gov.br

Centro Municipal de Referência da Música Carioca Arthur da Távola
Pesquisa e reflexão das manifestações musicais cariocas e experimentação, com apresentações. Registro, catalogação e difusão de acervos da música carioca em suas diversas vertentes e gêneros. É a casa da documentação e do Selo de Música do Rio.
Conta com auditório com palco. Capacidade: 156 lugares (fixos) podendo-se adicionarem cadeiras, chegando-se a 200 lugares. Aberto de terça a sábado das 10h às 18h.
Endereço: Rua Conde de Bonfim, 824 -Tijuca.
Telefones para contato: 3238-3831 / 3743 / 3880
E-mail:cmrmcrj@gmail.com


Centro Municipal de Arte Hélio Oiticica

É um centro de referência de arte visual contemporânea. Abriga exposições internacionais e de artistas brasileiros, performances, ciclos de palestras e debates abordando a contemporaneidade nas artes. Conta com palco na sala de palestra. Capacidade: 150 lugares (mas apenas 70 cadeiras).
Endereço: Rua Luiz de Camões, 68 – Centro.
Cep:200600-40
Telefones para contato: 2232-4213 / 2232-2213
E-mail:caho@rio.rj.gov.br

fonte: Secretaria Municipal de Cultura

Nenhum comentário:

Postagens populares