Pular para o conteúdo principal

Saiba aqui sobre a inauguração da exposição dos 200 anos em Duque de Caxias


 Sexta-feira, dia 02/09, a exposição itinerante "200 anos de ensino de dança de salão no Brasil" deslocou-se da zona oeste, onde esteve exposta no salão nobre do Bangu Atlético Club, para a baixada fluminense, onde ficará exposta durante o mês de setembro, no auditório da Secretaria Muncipal de Educação de Duque de Caxias (foto acima).

O convite foi feito pelo Departamento de Programas e Projetos Educacionais da SME/D.Caxias, para integrar o projeto Andanças da Alegria, dedicado, em setembro, à dança de salão (na foto acima, parte da equipe do projeto recepcionando a equipe do I Prêmio Cultura da Dança de Salão). 
O projeto iniciou suas atividades em setembro com a palestra da curadora da exposição, Leonor Costa, sobre a história da dança de salão no Brasil, seguida de palestra do prof. João Batista, sobre a ds na baixada fluminense (na foto acima, alunos do programa Educação para Jovens e Adultos assinam o livro de presença do projeto Prêmio Cultura da Ds). 
Os trabalhos, que incluem oficinas de bolero, salsa e forró, serão encerrados dia 30/09 com um baile com música ao vivo. Na foto acima, a plateia atenta às explicações da curadora da exposição, Leonor Costa. 
Na foto acima, professores e alunos do EJA (educação para jovens e adultos). 
O prof. João Batista, responsável técnico pelo projeto I Prêmio Cultura da Dança de Salão, encerrou a aula de abertura do evento discorrendo sobre a evolução da dança de salão na baixada fluminense.
 
A Secretaria Municipal de Educação de Duque de Caxias tem como titular a profª Roberta Barreto,  que recepcionou a equipe do I Prêmio Cultura da Dança de Salão (foto acima).  E a diretotora do Departamento de Programas e Projetos Educacionais é Martha Valéria Rocha, que não saiu nas fotos.  
Já os produtores culturais responsáveis pelo projeto Andanças da Alegria são:  Silmara Leandro - Produtora Executiva; Alan Barreto  - Produtor Cultural; e Eve Penha - animadora cultural.
O projeto tem como plano de execução contruir uma politica sustentável nas diferentes vertentes artisticas. Na foto acima, a curadora da exposição sobre os 200 anos de ensino de dança de salão no Brasil,
no momento em que falava sobre comportamento no salão.

Leia mais:

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Álvaro Reis lança curso de metodologia para o ensino de danças de salão, saiba mais

É hoje! Você já se inscreveu? Começa hoje esta noite, o curso sobre metodologia de ensino Alvaro Reys, na academia do mestre, em Copacabana. O assunto foi destaque de capa da edição de janeiro/2017, em circulação desde o final de dezembro. Clique no link abaixo para acessar a matéria em pdf e saber detalhes. A proposta é passar para os profissionais da dança interessados em se reciclar, ou alunos interessados em se profissionalizar, a metodologia desenvolvida em décadas de ensino por Alvaro Reys. Informa Álvaro: "Ao final, os cursistas terão um novo potencial didático para a realização de seus trabalhos, com a assimilação de novas técnicas que complementarão sua visão profissional sobre o ensino de dançar a dois. É um curso rápido, até porque sei que quem dá aulas não dispõe de muito tempo para se reciclar". Fica a dica. Inf. 98111-3284. Leia AQUI a matéria sobre o curso de Alvaro Reis

Personagens da nossa história: Mário Jorge, o Rei dos Salões

Mário Jorge, o Rei dos Salões Ele foi um dos maiores dançarinos – se não o maior – de nossos salões. Isto dito por inúmeras testemunhas que o viram criar nas pistas movimentos hoje incorporados definitivamente aos ritmos dançados a dois. Um trágico acidente o retirou das pistas e ele virou lenda. Décadas mais tarde, ao ser homenageado em um evento, eis que ele encontra a mulher da sua vida, que o ajudaria em sua reabilitação e o colocaria novamente sob as luzes dos holofotes. Estamos falando de MÁRIO JORGE MESSIAS MATOS, o “rei dos salões”, como era chamado nos anos sessenta, que recentemente oficializou sua união com D. Íris Neira, queridíssima administradora da Academia Carlos Bolacha. Foi o casamento mais comentado dos últimos tempos (foto abaixo). “Nem provei do buffet, pois não paravam de nos fotografar”, comentou Íris. . Empenhada em pesquisar e divulgar a história do marido (“muitas fotos se perderam e, dos filmes, só consegui recuperar dois, que precisam ser restaurados”), Íris

Roteiro das Bandas: Conjunto Aeroporto

CONJUNTO AEROPORTO (Inf. 2280-2356/9994-5580 Sr José ) clique aqui para ver a coleção do Falando de Dança, de vídeos do conjunto Aeroporto AGENDA: veja no link "Roteiro das bandas e dj's patrocinadores" ****************************************************************