Pesquisar:

BLOG FALANDO DE DANÇA, BY LEONOR COSTA

sábado, 4 de dezembro de 2010

Sindicato dos Profissionais da Dança do RJ abre inscrições para o 2º curso de qualificação profissional para instrutores (CQID) de dança de salão


O primeiro CQID, de ballet clássico, nível básico, teve início em 13 de março e está sendo ministrado pelo professor Luiz Carlos Nogueira. O segundo CQID, de Jazz, está sendo ministrado por Caio Nunes e Alan Resende. O CQID de sapateado, está sendo ministrado pelos professores Steven Harper, Adriana Salomão e consultores especializados. E o CQID de dança de salão, ministrado no Espaço X de Stelinha Cardoso, está a pleno vapor, e já com inscrições abertas para a segunda turma, em janeiro/2011.

O curso está previsto para iniciar na segunda quinzena de janeiro/2011, com aulas quinzenais, aos sábados, das 10 às 14h, com carga horária de 80 horas, incluindo aulas práticas, palestras, seminários, dinâmica de grupo, pesquisas bibliográficas e audiovisuais, vivências e estágios supervisionados. O objetivo é municiar o participante com um conhecimento indispensável ao ensino do sapateado, que inclui estudos rítmicos, percepção musical, exercícios técnicos, didática, improvisação, rotinas de repertórios, análise de vídeos, estudo de história, personalidades e estilos.

“Esta é a nova proposta de avaliação do SPDRJ, para quem está na área do ensino da dança”, escreveu Denise Acquarone, Diretora Secretária da entidade, no informativo do SPDRJ, Rio Movimento. “Há uma carência neste segmento quanto à forma de avaliação, pois as provas do sindicato são destinadas a bailarinos ou dançarinos. Essas continuarão normalmente a serem realizadas, mas àqueles que se dedicam à dança como instrutores estamos oferecendo uma qualificação através do CQID”, continuou.

Na Assembléia realizada pelo Sindicato no Teatro Cacilda Becker, em 10/04 (v. matéria da edição 31, de maio/10, deste periódico), Denise Acquarone e Lourdes Braga (presidente do SPDRJ) esclareceram alguns pontos sobre o curso, levantados pelos presentes. O Jornal Falando de Dança questionou quanto ao fornecimento de certificado de conclusão e seu reconhecimento pelo MEC, tendo sido informado que o curso foi elaborado dentro das exigências do Ministério da Educação e Cultura e até o término do primeiro CQID o Sindicato já deverá ter cumprido os trâmites legais para a emissão de certificado. Outro ponto esclarecido foi quanto à obtenção do DRT, que não será automática: após o curso, todos deverão prestar prova para obtenção do registro profissional.
Com o início dos CQIDs, o Sindicato dá mais um passo para gradativamente contemplar todas as modalidades de dança.

Informações: (21) 2224-5913 / 2531-7541 - http://www.spdrj.com.br/
Importante: não deixem de informar onde leram esta dica, ajudando-nos a comprovar a utilidade deste trabalho!

Nenhum comentário:

Postagens populares