Pesquisar:

BLOG FALANDO DE DANÇA, BY LEONOR COSTA

sexta-feira, 3 de julho de 2009

Circulando: cobertura do Festival CBDD na UERJ e coletiva das delegadas do CBDD



Entre os dias 14 e 17/05 aconteceu mais um festival anual promovido pelo CBDD (Conselho Brasileiro de Dança), no Teatro Odylo Costa filho, na UERJ, com a finalidade de oferecer aos praticantes das várias modalidades de dança uma oportunidade de mostrar, a nível nacional, os trabalhos realizados pelas academias de dança de todo o país.


Além das mostras competitivas, houve workshops de dança e uma apresentação especial do casal primeiro bailarino do Royal Ballet de Londres, formado pelo brasileiro Thiago Soares e pela argentina Marianela Núñez, também esposa de Thiago.

Leonor Costa e Antônio Aragão acompanharam as apresentações do dia 14/05, quando competiram...


... os conjuntos de danças populares...

... de sapateado...

... muito sapateado, por sinal...


... com figurinos bem caprichados...

.... e apresentações de dança de rua ....

... modalidade que também teve bastante inscrições...

... na mesma (grande) proporção que o sapateado....

... sendo que, enquanto no sapateado a predominância era de dançarinas...

... na dança de rua a predominância era masculina.
Na modalidade "danças populares", categoria "dança de salão"...

... somente o Studio Latino (Ilha do Governador) apresentou-se, dançando uma coreografia de lindy hop, de autoria de Mauro Lima e Adriana Aguiar (fotos acima)...

... o que lamentamos, já que a dança de salão possue cias de dança em elevadíssimo nível técnico, que certamente ajudariam a chamar a atenção da platéia para a dança de salão show, quem sabe despertando o interesse dos jovens dançarinos para essa arte.


Leonor e Aragão também compareceram à apresentação de Thiago e Marianela, dia 16/05...

...após o que o bailarino recebeu como homenagem a medalha de mérito artístico do CBDD.
Presentes à cerimônia, estavam as delegadas do CBDD em RS (Lenita Ruschel Pereira), da Bahia (Rosana Abubakir), de São Paulo (Araci de Almeida), de Goiás (Giesela Vaz), do Espírito Santos (Ludmila Machado), do Pará (Clara Pinto), do Mato Grosso do Sul (Neide Garrido), além de Mariza Estrella, presidente do CBDD, Clélia Serrano, vice-presidente, Wanda Garcia (Relações Públicas), Patrícia e Thaís Portilho (membros do CBDD).
Na foto acima, Thiago discursa sob os olhares de Mercedes Baptista, 89 anos, primeira bailarina negra do Teatro Municipal, fundadora do ballet afro, e introdutora de marcantes inovações no Carnaval carioca, como a teatralização das comissões de frente das Escolas de Samba (aliás, ela e seus feitos foram tema do desfile de Carnaval 2008 da Escola de Samba Acadêmicos do Cubango, de Niterói, que desfilou no Grupo de Acesso).

Já no domingo, dia 17/05, a diretoria do Jornal Falando de Dança esteve presente à coletiva da imprensa, onde as delegadas estaduais do CBDD, que vieram para o Festival, responderam a várias questões dos jornalistas, sob coordenação de Edézio Paz, que transmitiu ao vivo a reunião, por sua web rádio JD (Programa Platéia).
Aqui, as delegadas e demais membros do CBDD com os representantes da imprensa da dança. Estiveram representados os jornais Notícias da Dança, Jornal da Dança e Jornal Falando de Dança, e as revistas Infok, Dança Brasil e Arte em Dança.
  • Clique aqui para ver o foto álbum deste evento
  • Clique aqui para ler o editorial da edição de junho do Jornal Falando de Dança: "Nem só de Dança vive a Dança", de Leonor Costa, a respeito da importância de uma participação mais política dos profissionais da dança, como forma de ampliar o mercado de trabalho.
  • Clique aqui para ler a matéria que saiu no Jornal Falando de Dança, edição de junho, sobre a coletiva de impressa com as delegadas estaduais do CBDD.

Nenhum comentário:

Postagens populares