Pular para o conteúdo principal

Gustavos Loivos e Aletheia Hoppe inauguram o maior complexo dedicado à dança, em Niterói

Os convites para o grande baile de inauguração, dia 28 de março, já estão praticamente esgotados, já que a Amazonas Dance & Fitness possui mais de trezentos alunos, distribuídos em academias por Niterói, São Gonçalo, Alcântara e Maricá.

Conheça aqui a história desse casal, destaque de capa da edição de março do Jornal Falando de Dança

De olho nas garotas
Gustavo começou a dançar aos 15 anos (“eu era um nerd, daqueles com óculos fundo de garrafa, e decidi aprender a dançar para chamar a atenção nas festas e arrumar namoradinhas”). Foi no Sesc de Niterói, em 1996, com a prof. Milena Souza. Mesma época em que começou a trabalhar na Amazonas Bike, atacadista de bicicletas, vindo a tornar-se gerente da loja aos 17 anos. Trabalhava de dia, estudava à noite (“e sempre que podia engabelava as aulas para ir à academia de dança”). Um dia, em julho de 1997, foi com uma turma a um baile no Helênico e uma colega sugeriu esticar no baile da Escola de Dança Jaime Arôxa. “Quando vi a forma como eles dançavam, fiquei encantado, e decidi que era ali que eu iria me aprofundar na dança”. Devido à distância entre Botafogo e São Gonçalo, e para não prejudicar os estudos (formou-se em técnico em edificações), tornou-se bolsista dos sábados (“comecei com Cristóvão, que abriu a Oito Tempos, em Curitiba, e a Briane, que atualmente é da Conexion Caribe). Mais tarde passou a frequentar as aulas na filial Jaime Arôxa em Niterói, tornando-se assistente do prof. Carlinhos após 4 anos de intensa atividade (“depois que me formei, passei a freqüentar direto a academia, imediatamente após o expediente na Amazonas”). Conquistar garotas deixava de ser um fim, e passara a ser uma conseqüência.

Conhecendo a cara metade
Foi como assistente do prof. Carlinhos que ele veio a conhecer a futura esposa e sócia, Aletheia Hoppe. “Eu era funcionária da Varig e procurei a aula de dança de salão na academia Jaime Arôxa em Botafogo, onde me informaram que existia a filial de Niterói; lá me matriculei e todos os dias saía do Santos Dumont e ia direto para a aula”, explica Aletheia, que começou a aprender com o prof. Carlinhos em outubro de 2003. “Foi amor à primeira vista”, diz Gustavo, que, no entanto, logo deixou claro que não largaria a dança por nada. “Eu entendi a posição dele e também mergulhei de cabeça na dança”, completa Aletheia que, formada em administração, está terminando a pós graduação em dança de salão, na FAMEC - Faculdade Metropolitana de Curitiba.

Diversificando as atividades na dança
A dedicação do casal trouxe frutos. Em abril de 2004, aos 23 anos, Gustavo abriu sua primeira turma de dança de salão, em Maricá. “Depois foram chegando convites para dar aulas em diversas academias e, hoje, somos uma equipe de cinco professores, dando aulas em Niterói, São Gonçalo, Alcântara, Itaipuaçu, além de Maricá”, informa Gustavo, que, além disso, organiza eventos (fez o primeiro baile de dança de salão do Belle Ville no domingo e está no 32º baile no Jardim Botânico de Niterói), faz sonorização e iluminação para bailes de outras escolas, comercializa artigos de dança (inclusive de sua própria grife, a AMZ Dance), coordena equipe de personal dancers, e faz coreografias personalizadas para debutantes e casamentos.

A hora da virada
Com tantas atividades, era natural que decidisse deixar o cargo de gerente da Amazonas Bike. “Um dia, estava conferindo o estoque no depósito do Centro de Niterói e me veio a idéia de propor a locação do espaço para montar uma academia de dança. Para minha surpresa, os sócios da Amazonas não só concordaram com a idéia como se propuseram a transformar completamente o depósito na edificação que é hoje”. A reforma, que deveria durar três meses, durou dois anos e 7 meses. “Fizemos as obras dentro de todos os parâmetros legais, com acesso por rampas, instalações sanitárias para deficientes, restaurante com cozinha completa e dispensa, amplos banheiros com duchas e espaço para vestiário”. O resultado foi um verdadeiro complexo dedicado à dança, com grande recepção, butique, praça de alimentação, galeria de artes, espaço kids (para entreter as crianças enquanto os pais estão em aula) e amplo estacionamento. Além das três salas destinadas às aulas de dança (de salão, ballet, jazz, sapateado, dança do ventre e outras), há ainda outras três salas: Estúdio de Pilates, FECIERJ e Centro de Beleza. Em visita às instalações da academia, a equipe do Jornal Falando de Dança impressionou-se, sobretudo, com a estrutura do salão principal, projetado para se transformar em teatro, com suportes para fundo de palco e cochias, iluminação profissional, cabine de som, camarote com mesas para 40 pessoas e acesso especial às outras duas salas de aulas, que podem transformar-se em camarins, em dia de apresentações.

Usina de dança
“Vamos trabalhar com dedicação total para que este complexo se transforme numa usina de dança”, declara Gustavo, com entusiasmo, lembrando que tem muito a agradecer à Milena Souza, sua primeira professora de dança; à Jaime Arôxa, a quem deve sua metodologia e o amor que desenvolveu por essa arte; a Carlinhos da E. D. J. Arôxa de Niterói, que lhe deu a oportunidade para profissionalizar-se; aos sócios da Amazonas Bike, que acreditaram em seu potencial e investiram em suas idéias; e, em especial, à sua esposa e sócia Aletheia, que esteve sempre ao seu lado, ajudando-o a realizar esse sonho. “Ela é a prova de que o velho ditado está errado: ao lado (e não atrás, como dizem) de um homem realizado, há sempre uma grande mulher”.
  • A seguir, mais fotos do acervo da Amazonas Dance & Fitness.
  • Clique nas imagens para ampliá-las.
  • Informações sobre a Amazonas Dance & Fitness:
    tel. (21) 2613-3276 / 8177-9387 / 8112-4807.











Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Álvaro Reis lança curso de metodologia para o ensino de danças de salão, saiba mais

É hoje! Você já se inscreveu? Começa hoje esta noite, o curso sobre metodologia de ensino Alvaro Reys, na academia do mestre, em Copacabana. O assunto foi destaque de capa da edição de janeiro/2017, em circulação desde o final de dezembro. Clique no link abaixo para acessar a matéria em pdf e saber detalhes. A proposta é passar para os profissionais da dança interessados em se reciclar, ou alunos interessados em se profissionalizar, a metodologia desenvolvida em décadas de ensino por Alvaro Reys. Informa Álvaro: "Ao final, os cursistas terão um novo potencial didático para a realização de seus trabalhos, com a assimilação de novas técnicas que complementarão sua visão profissional sobre o ensino de dançar a dois. É um curso rápido, até porque sei que quem dá aulas não dispõe de muito tempo para se reciclar". Fica a dica. Inf. 98111-3284. Leia AQUI a matéria sobre o curso de Alvaro Reis

Personagens da nossa história: Mário Jorge, o Rei dos Salões

Mário Jorge, o Rei dos Salões Ele foi um dos maiores dançarinos – se não o maior – de nossos salões. Isto dito por inúmeras testemunhas que o viram criar nas pistas movimentos hoje incorporados definitivamente aos ritmos dançados a dois. Um trágico acidente o retirou das pistas e ele virou lenda. Décadas mais tarde, ao ser homenageado em um evento, eis que ele encontra a mulher da sua vida, que o ajudaria em sua reabilitação e o colocaria novamente sob as luzes dos holofotes. Estamos falando de MÁRIO JORGE MESSIAS MATOS, o “rei dos salões”, como era chamado nos anos sessenta, que recentemente oficializou sua união com D. Íris Neira, queridíssima administradora da Academia Carlos Bolacha. Foi o casamento mais comentado dos últimos tempos (foto abaixo). “Nem provei do buffet, pois não paravam de nos fotografar”, comentou Íris. . Empenhada em pesquisar e divulgar a história do marido (“muitas fotos se perderam e, dos filmes, só consegui recuperar dois, que precisam ser restaurados”), Íris

Roteiro das Bandas: Conjunto Aeroporto

CONJUNTO AEROPORTO (Inf. 2280-2356/9994-5580 Sr José ) clique aqui para ver a coleção do Falando de Dança, de vídeos do conjunto Aeroporto AGENDA: veja no link "Roteiro das bandas e dj's patrocinadores" ****************************************************************