Pular para o conteúdo principal

Convocatória para indicaçoes para o cargo de Diretor do Centro Coreográfico e para uma possivel Coordenadoria de Dança na cidade do Rio de Janeiro

Atualização de postagem: veja ao final desta postagem mensagem recebida de Roberto Anderson Magalhães, um dos nomes indicados para o cargo de diretor do Centro Coreográfico do RJ.
.
Grupo de profissionais de dança se reúne para pleitear políticas públicas dirigidas ao segmento da dança na cidade do Rio de Janeiro.

A iniciativa foi exaustivamente explicada em entrevista da bailarina Helena Vieira à Edézio Paz, no Programa Platéia, da Rádio JD, no dia 19/12, ao qual estiveram presentes Antônio Aragão e Leonor Costa, respectivamente diretor e editora do Jornal Falando de Dança.




Em resumo, o grupo, intitulado Coletivo da Dança RJ, pleitea maior participação da Prefeitura em atividades ligadas à dança, a continuidade de projetos já em andamento, o apoio governamental a outros, a indicação de um profissional para a diretoria do Centro Coreográfico do Rio de Janeiro, e a criação de uma coordenadoria de dança, com indicação de profissionais de dança dispostos a comandá-la.

Leonor Costa e Aragão estiveram presentes à entrevista concedida por Helena Vieira à Edézio Paz (ambos à esquerda da foto acima), da Rádio JD.
.

Àqueles dispostos a ter uma participação nesse processo, retransmitimos a seguir a convocatória emitida pelo já citado grupo. Leia na edição de janeiro do Jornal Falando de Dança mais detalhes a respeito deste assunto.
-------------------------------------------------------------------------------------
Rio de Janeiro, 21 de dezembro de 2008.

CONVOCATÓRIA

Aos companheiros da classe de dança do Rio de Janeiro

Estamos nos organizando na tentativa de pensar conjuntamente alguns modos de interação com o governo municipal recém eleito através de sua Secretaria Municipal das Culturas. Dentre tantas pautas urgentes da dança, reconhecemos dois pontos de convergência ativa da futura gestão municipal da cultura no que tange aos assuntos diretamente relacionados ao nosso setor: a indicação de pessoas que ocuparão os cargos de uma possível Coordenação de Dança e de uma provável Direção do Centro Coreográfico do Rio de Janeiro. Dizemos possível e provável, pois vamos aproveitar o ensejo em torno do nome para o Centro para pedirmos nossa coordenadoria de dança de volta (antiga Divisão de Dança do hoje extinto RIOARTE). Acreditamos que as duas funções devam trabalhar articuladamente, uma cuidando dos assuntos mais diretamente ligados à gestão do Centro Coreográfico e a outra mais diretamente ligada à política de dança do município em seus vários aportes. Trata-se, portanto, da ocasião de montarmos bons pares de indicação conjunta que possam trabalhar coordenadamente.

Iniciamos, assim, uma campanha aqui tornada pública para indicação de nomes para ocupação destes cargos que se dará em duas (2) etapas, para a qual convocamos toda a classe de dança:

1ª etapa:

No que consiste:
1) Indicação da classe aos dois cargos.
2) Auto-candidatura a um dos cargos.

Prazo: Até 28 de dezembro
Como fazer:
1) As pessoas podem indicar nomes (mencionando para qual cargo)
2) ou se auto-candidatar, caso se achem com o perfil para tal.

Basta enviar um email para: coletivodancarj@gmail.com

2ª etapa:
No que consiste:
1. Levantamento dos 3 nomes mais indicados para cada cargo a ser entregue à Secretária de Cultura, Jandira Feghali;
2. Realização de abaixo assinado (via Petition on line) para dar mais respaldo à lista entregue à Secretária;

Prazo: De 28 de dezembro a 5 de janeiro.

No início de janeiro, estes seis nomes serão levados à Secretária Municipal das Culturas, Sra. Jandira Feghali, como resultado deste fórum que ora se inicia.
Da reunião realizada no dia 18 de dezembro já temos uma primeira candidatura: ROBERTO PEREIRA para a Direção do Centro Coreográfico do Rio de Janeiro e THEREZA ROCHA para a Coordenação de Dança do Município do Rio de Janeiro. Os nomes de Marcos Moraes e Eduardo Bonito também foram aventados para os dois cargos, a serem contatados para se saber se aceitariam o cargo caso fossem escolhidos.

................................................... atualização de postagem abaixo ...................................................

Segue email recebido de Roberto Magalhães hoje, a respeito de sua indicação para o cargo de diretor do Centro Coreográfico do RJ:

"Prezados amigos,

Numa iniciativa promovida por varios colegas, gostaria de convida-los para uma reunião sobre projetos para o Centro Coreografico. A reunião sera no dia 07 de janeiro, quarta-feira, às 19:30horas no Studio Casa de Pedra, Rua Major Rubens Vaz, 436, Gavea, tel. 2259 4183. Nesta reunião poderemos discutir projetos que deem sustentação à indicação dos eventuais nomes para o Centro Coreografico. Este convite esta sendo enviado para o maior numero possivel de pessoas que possam se interessar pelo assunto, inclusive para as outras pessoas cujos nomes foram também indicados.
Em função da discussão que vem se dando sobre a possibilidade de se encaminhar à Secretaria de Cultura indicações de nomes para a direção do Centro Coreografico e para a area de dança, por sugestão de colegas coloquei meu nome à disposição para ser discutido como uma possivel indicação para o Centro Coreografico.

Tive razoavel atuação na dança, seja como bailarino, seja como coreografo (dirigi o Zero Dança, coreografei para a Escola da Angel, e para a Giselda Fernandes, por exemplo). Apesar de estar um pouco afastado da dança como coreografo, venho trabalhando em projetos culturais. Nos ultimos anos tenho trabalhado em atividades ligadas à cultura. Criei e coordenei o projeto Fim de Semana no Centro, que trazia atividades artisticas para aquela area, coordenei o projeto Distrito Cultural da Lapa, trabalhei na finalização e manutenção de cenarios para espetaculos do Teatro Municipal e, atualmente, acompanho a restauração daquele teatro. Assim, acredito que minha experiência possa ser util.

Na verdade, antes que se cristalize a discussão sobre o meu nome ou sobre o de outras pessoas, acho importante discutirmos perspectivas para o Centro Coreografico. E acredito que essa discussão deve ser ampla, envolvendo varios setores da dança, afinal o Centro é um espaço publico. A partir dessa discussão, podemos chegar a algumas propostas e a alguns nomes, que necessariamente não precisa ser o meu.

Um abraço e Bom Ano Novo,

Roberto Anderson "

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Álvaro Reis lança curso de metodologia para o ensino de danças de salão, saiba mais

É hoje! Você já se inscreveu? Começa hoje esta noite, o curso sobre metodologia de ensino Alvaro Reys, na academia do mestre, em Copacabana. O assunto foi destaque de capa da edição de janeiro/2017, em circulação desde o final de dezembro. Clique no link abaixo para acessar a matéria em pdf e saber detalhes. A proposta é passar para os profissionais da dança interessados em se reciclar, ou alunos interessados em se profissionalizar, a metodologia desenvolvida em décadas de ensino por Alvaro Reys. Informa Álvaro: "Ao final, os cursistas terão um novo potencial didático para a realização de seus trabalhos, com a assimilação de novas técnicas que complementarão sua visão profissional sobre o ensino de dançar a dois. É um curso rápido, até porque sei que quem dá aulas não dispõe de muito tempo para se reciclar". Fica a dica. Inf. 98111-3284. Leia AQUI a matéria sobre o curso de Alvaro Reis

Personagens da nossa história: Mário Jorge, o Rei dos Salões

Mário Jorge, o Rei dos Salões Ele foi um dos maiores dançarinos – se não o maior – de nossos salões. Isto dito por inúmeras testemunhas que o viram criar nas pistas movimentos hoje incorporados definitivamente aos ritmos dançados a dois. Um trágico acidente o retirou das pistas e ele virou lenda. Décadas mais tarde, ao ser homenageado em um evento, eis que ele encontra a mulher da sua vida, que o ajudaria em sua reabilitação e o colocaria novamente sob as luzes dos holofotes. Estamos falando de MÁRIO JORGE MESSIAS MATOS, o “rei dos salões”, como era chamado nos anos sessenta, que recentemente oficializou sua união com D. Íris Neira, queridíssima administradora da Academia Carlos Bolacha. Foi o casamento mais comentado dos últimos tempos (foto abaixo). “Nem provei do buffet, pois não paravam de nos fotografar”, comentou Íris. . Empenhada em pesquisar e divulgar a história do marido (“muitas fotos se perderam e, dos filmes, só consegui recuperar dois, que precisam ser restaurados”), Íris

Roteiro das Bandas: Conjunto Aeroporto

CONJUNTO AEROPORTO (Inf. 2280-2356/9994-5580 Sr José ) clique aqui para ver a coleção do Falando de Dança, de vídeos do conjunto Aeroporto AGENDA: veja no link "Roteiro das bandas e dj's patrocinadores" ****************************************************************