Pular para o conteúdo principal

Notícias de goiás

Professor carioca ganha concurso de dança em Goiânia

Luiz Cláudio Passos estava dando aula quando recebeu um telefonema de Goiânia avisando-o sobre o concurso. Pegou uma parceira de dança e rumou para aquela cidade. Dançando de improviso, faturou a primeira premiação. Saiba detalhes na entrevista exclusiva concedida ao Falando de Dança.

Como conheceu a dança de salão?
Minha mãe foi responsável. Como toda criança eu era “levado”demais. Sempre que ela chegava em casa tinha alguma reclamação de mim. Ela Achou que com a dança eu gastaria minha energia e funcionou muito bem.
Com que idade?
Comecei a dançar com 10 anos.
Qual sua formação?
Segundo-Grau Completo.
Qual a idade atual?
22 anos.
Onde começou a aprender?
Comecei no SESC tijuca com os Professores Victor Bistratine e Conceição da Bahia. Depois fui convidado para participar do grupo de bolsistas do Jaime Arôxa –Tijuca, na época dirigido pelos Professores Paulo e Ursula, Marco Aurélio e Claudia.
Tem outra atividade profissional além da dança de salão?
Sim, trabalho como auxiliar de marketing no Centro Cultural Conexão sendo responsável pelo site, panfletos, banners, enfim, todo material de divulgação.
De que trabalhos participou profissionalmente?
Fiz vários trabalhos na área de dança, dentre eles:
Comercial da Embratur (Empresa Brasileira de Turismo) - 2007
Cerimônia de Abertura e Encerramento do Pan-americano 2007
I Mostra Retoque de Tango – Teatro Ipanema – Março/2006
Apresentação no navio Costa Victória – Dançando a Bordo –2006
Comissão de frente da Escola de Samba Acadêmicos da Rocinha – 2005
Além de vários shows e participações pelo Centro Cultural Conexão.
Qual ritmo preferido?
Salsa e Samba, são os ritmos mais completos para mim.
Você trabalhou como dançarino em cruzeiros marítimos, não foi?
Sim, isso aconteceu em 2006 quando recebi um telefonema de São Paulo, sendo convidado para participar da seleção de dançarinos de um dos maiores navios do Brasil.
Como é o clima nessas viagens?
Clima de festa é 24h sem parar (pique total). Quem se desliga perde com certeza a festa. Muito divertido. Os bailes começavam às 14h e iam até de madrugada.
O pessoal aprende alguma coisa mesmo?
No primeiro dia, as pessoas começam a se conhecer, no segundo dia, todos já entrosados, aprendem todos os ritmos.
Como pintou o concurso de dança em Goiânia? É seu Estado natal?
O professor e diretor do Centro Cultural Conexão, Érico Rodrigo, estava fazendo um evento lá em Goiânia e me telefonou e contou sobre o concurso. Meu estado natal é o Rio de Janeiro-RJ. Isso mesmo, sou carioca desde 1985.
Quem promoveu o concurso?
Foi promovido pelo Shopping Flamboyant – O Shopping de Goiás, com a partipação de algumas lojas e do Cartão de Credito Credicard. Esse último premiou os casais vencedores.
Haviam representantes de outros estados?
Tinha competidores do Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte e Goiânia.
E como foi a competição?
A Competição tinha duas modalidades, Amadora e Profissional, só podendo a participação de casais previamente inscritos.
Quantos casais concorrendo?
No meu caso, havia 10 casais na categoria profissional.
Como foram as regras do concurso?
Uma música para cada casal, sendo julgado musicalidade, postura, ritmo, relação, movimento, utilização do palco, figurino.
Qual a formação da bancada examinadora?
Eram três jurados: dois coreógrafos de dança (dança de salão e hip hop)e o outro era o representante do Credicard.
Érico aparece na foto com você e sua parceira, ele participou da organização? da coreografia?
Ele não participou do campeonato, nem da coreografia (dançamos no improviso). Ele foi responsável por todo lado profissional, nos dando dicas, aulas e várias outros toques fundamentais.
Que música dançaram?
Dançamos uma música do Negritude Junior - Cohab City. Depois, na dança do Campeão, dançamos a música da Elza Soares e do Ney Matogrosso – Vai ter que Rebolar.
Quem foi sua partner?
Chamei uma amiga Flora Beatriz que na época fazia parte da Cia. Conexão Arte. Ela já dança há dois anos. Ela promete muito! Sempre se atualizando nos cursos de dança (WorkShops, Encontro de Damas etc). Ela está de parabéns.
- Muito obrigado Florinha
Qual sua atividade atualmente?
Sou professor-assistente do Centro Cultural Conexão.
Você menciona em seu site que fez workshop de ballroom, como foi a experiência?
Isso mesmo, fiz aulas de ballroom com dois professores franceses que visitaram o Brasil. Foi uma experiência inovadora que mudou muito a minha dança, para melhor.
Que ritmos aprendeu?
Rumba, Cha-chá-cha e Valsa.
Acha que a dancesport tem futuro por aqui?
Sim, é uma modalidade ainda nova no Brasil, mas com certeza irá tomar conta nos estados que mais divulgam dança no Brasil . São Paulo ao meu ver se destaca nessa área de Dança de Competição.
E por falar em futuro, quais são seus planos?

Em outubro agora viajei para João Pessoa-PB, para estudar o Ballroom Dance em Cadeira de rodas. Foi uma semana de aulas e de competições. (Meus amigos, Viviane Macedo e Valdeci Clemente participaram e tiraram o primeiro lugar) Penso em me especializar na Salsa. Esse ritmo é muito completo, com várias misturas culturais. Viagens e Workshops estão no na minha agenda, sem dúvida. Dentro e fora do Rio de Janeiro e em outros países também, sem dúvida. Estar sempre informado na dança é essencial para um desenvolvimento pleno. Se deus quiser, apresentações, shows e viagens não faltarão no próximo ano.
Já que falou no próximo ano, alguma mensagem para 2008?
Ótimas festas nesse final de ano, com muita dança e alegria. Que em 2008 tudo se renove em paz e muita dança.

Comentários

Anônimo disse…
Luiz Claudio,parabéns a vc e a sua amiga Flora Beatriz por ganharem o concurso em Goiânia e parabéns a vc também por todas suas conquistas na dança de salão e como você falou,que o ano de 2008 seja de muitas viagens,shows e apresentações!!!!!!!!!Ah,já ia me esquecendo,adorei a entrevista!!!
Beijossss da sua prima Daniele!!!!!!!
Anônimo disse…
Com certeza um dançarino excelente, que demonstrou com essa entrevista que está sempre buscando seu engrandecimento profissional.
O casal está de parabéns pela conquista do campeonato!

Postagens mais visitadas deste blog

Álvaro Reis lança curso de metodologia para o ensino de danças de salão, saiba mais

É hoje! Você já se inscreveu? Começa hoje esta noite, o curso sobre metodologia de ensino Alvaro Reys, na academia do mestre, em Copacabana. O assunto foi destaque de capa da edição de janeiro/2017, em circulação desde o final de dezembro. Clique no link abaixo para acessar a matéria em pdf e saber detalhes. A proposta é passar para os profissionais da dança interessados em se reciclar, ou alunos interessados em se profissionalizar, a metodologia desenvolvida em décadas de ensino por Alvaro Reys. Informa Álvaro: "Ao final, os cursistas terão um novo potencial didático para a realização de seus trabalhos, com a assimilação de novas técnicas que complementarão sua visão profissional sobre o ensino de dançar a dois. É um curso rápido, até porque sei que quem dá aulas não dispõe de muito tempo para se reciclar". Fica a dica. Inf. 98111-3284. Leia AQUI a matéria sobre o curso de Alvaro Reis

Personagens da nossa história: Mário Jorge, o Rei dos Salões

Mário Jorge, o Rei dos Salões Ele foi um dos maiores dançarinos – se não o maior – de nossos salões. Isto dito por inúmeras testemunhas que o viram criar nas pistas movimentos hoje incorporados definitivamente aos ritmos dançados a dois. Um trágico acidente o retirou das pistas e ele virou lenda. Décadas mais tarde, ao ser homenageado em um evento, eis que ele encontra a mulher da sua vida, que o ajudaria em sua reabilitação e o colocaria novamente sob as luzes dos holofotes. Estamos falando de MÁRIO JORGE MESSIAS MATOS, o “rei dos salões”, como era chamado nos anos sessenta, que recentemente oficializou sua união com D. Íris Neira, queridíssima administradora da Academia Carlos Bolacha. Foi o casamento mais comentado dos últimos tempos (foto abaixo). “Nem provei do buffet, pois não paravam de nos fotografar”, comentou Íris. . Empenhada em pesquisar e divulgar a história do marido (“muitas fotos se perderam e, dos filmes, só consegui recuperar dois, que precisam ser restaurados”), Íris

Roteiro das Bandas: Conjunto Aeroporto

CONJUNTO AEROPORTO (Inf. 2280-2356/9994-5580 Sr José ) clique aqui para ver a coleção do Falando de Dança, de vídeos do conjunto Aeroporto AGENDA: veja no link "Roteiro das bandas e dj's patrocinadores" ****************************************************************