Pesquisar:

BLOG FALANDO DE DANÇA, BY LEONOR COSTA

segunda-feira, 31 de dezembro de 2007

Da Suécia para o Brasil

Fundador da cia de dança The Harlem Hot Shots vem ao Brasil em fevereiro

Sabe aquele professor de nome Lennart, que foi citado na postagem sobre o Festival de Lindy na Argentina? Pois ele virá ao Brasil em fevereiro! Lennart Westerlund, co-fundador de duas companhias de dança, Rhythm Hot Shots e The Harlem Hot Shots (este, seu trabalho mais recente), já está com a passagem marcada. Virá conhecer a cidade do Rio de Janeiro e o Carnaval carioca. Aproveitando sua estada na cidade, conhecerá a comunidade de praticantes de ritmos americanos e realizará workshops nos finais de semana. Leia a seguir a biografia dele, numa tradução livre de Flávia Monteiro.

Lennart Westerlund começou a dançar em 1981, e organizou pela primeira vez o Herräng Dance Camp, em 1982. Em 1983, teve seu primeiro contato direto com o swing afro-americano, o Lindy Hop, se encantou imediatamente e se tornou um dos pioneiros do renascimento do Lindy Hop na Europa.

No ano seguinte, viajou para Nova York para estudar com Albert Minns, um dos dançarinos originais do Savoy Ballroom, levando-o em seguida para a Suécia para ensinar e difundir o Lindy Hop. Inspirados por Minns, Lennart e outros dançarinos fundaram a companhia The Rhythm Hot Shots em 1985, e deram início a um longo período de estudo das danças das décadas de 20, 30 e 40, quando aprenderam, além do Lindy Hop, o charleston, sapateado, acrobacias e outros elementos relacionados ao Swing Afro-Americano.

Nos anos 90, os Rhythm Hot Shots ganharam reconhecimento internacional, viajando pela Europa e pelo resto do mundo e realizando performances, workshops e shows. Assim, os Rhythm Hot Shots se tornaram grandes responsáveis por trazer o Swing e o Lindy Hop de volta aos salões europeus, norte americanos, asiáticos, australianos, e, mais recentemente, Argentinos.

Lennart ainda é o principal responsável pelo Herräng Dance Camp, que continua se realizando anualmente na Suécia desde 1982 e é hoje o maior evento de Swing do mundo, chegando a reunir cerca de 800 dançarinos por semana durante 5 semanas em julho e agosto, para aulas, performances e para dançar socialmente.

Lennart é ainda hoje um dançarino ativo no Harlem Hot Shots, seu novo grupo de dança, e viaja freqüentemente ensinando e fazendo shows pelo mundo. Em 2000 Lennart participou na introdução do Lindy Hop na Rússia e países vizinhos (veja abaixo um vídeo da tv russa, onde é entrevistado) e em 2004 abriu um estúdio de dança no centro de Estolcomo (Chicago). Durante o verão europeu, ele é um dos personagens principais do Herräng Dance Camp.

Veja mais:
  • Lennart sendo entrevistado pela tv russa (curiosidade)
  • A seguir, o trio de professores no Festival de Lindy da Argentina, Catrine Ljunggren, Frida Segerdahl y Lennart Wsterlund, se apresentando no evento
  • Aqui Lennart na cia The Harlem Hot Shots, apresentando uma coreografia de Charleston, em Estocolmo
  • Aqui rápida apresentação de sapateado, no mesmo evento, em jan/07
  • Aqui filmagem de dois alunos de Lennart demonstrando os passos passados pelo professor em uma master-class em mai/07
  • fotos divulgação do site The Harlem Hot Shots (nas fotos solo, o professor Lennart em atuação).

Nenhum comentário:

Postagens populares