Pular para o conteúdo principal

Como recordar é viver... lá vai mais nostalgia!

O filme Hair, cujo clipe postei na matéria anterior, fez-me lembrar dos meus tempos de adolescência, na década de 70.

Nessa época eu nem tinha ouvido falar em dança de salão. Visto, já tinha visto, só que não sabia que era isso. Via nos filmes da sessão da tarde, quando a Globo reprisava filmes preto e branco com Fred Astaire, Genne Kelly e outros, acompanhados de suas glamourosas partners e seu vestidos maravilhosos. Mas nem todos da minha idade prestavam atenção nesses filmes. Principalmente os rapazes. "Quer ver como daqui a pouco, do nada, ele vai começar a dançar e sapatear!", impacientava-se meu irmão, que logo se retirava para o quarto para ouvir na pick-up (alguns amigos ainda tinham vitrola) os LP's (discos de vinil) dos Beatles, dos Rolling Stones, do Pink Floyd, do Santana, do Joe Coker, da Janis Joplin, da Carol King e do James Taylor, dentre outros. A música americana dominava as paradas de sucesso e "a jovem guarda" já era considerada "cafona" entre nós. O must dos descolados da época era comprar jeans surrados na Boutique Lixo. Sim, porque uma Levis genuína só no contrabando, em boutiques de Ipanema (carésimas) ou disputada a tapas pelas nossas mães lá na barraca das apreensões da Receita Federal, na Feira da Providência, que ainda era no entorno da Lagoa. E ainda tinha que deixar um tempão de molho para amaciar o tecido porque não era com essa textura macia de hoje em dia, não!

Bom mesmo era o rodízio das "festas de garagem" do fim de semana, entre os amigos. Na verdade, não era na garagem, como nos filmes americanos, era no play do prédio (se o síndico fosse bonzinho) ou no apartamento do colega da vez. A turma chegava, alguns com seus discos favoritos, e ajudava a enrolar os tapetes, afastar a mobília e improvisar uma pista de dança. Não precisava mesmo de muito espaço porque se dançava quase parado mesmo. Nem dois-pra-lá-dois-pra-cá a gente fazia. Dependendo da idade, era só um-pra-lá-um-pra-cá com os braços bem esticados... depois com eles flexionados, se chegando mais... depois só no abraço! Isso nas músicas lentas. No rock era afastado, pisando no lugar e balançando aleatoriamente os braços. Samba, só no pé, durante o Carnaval. Aí veio a época do pagode, do axé music e a coisa começou a mudar, inclusive nas paradas das rádios. Mas isso já é outra história.

Para quem tiver curiosidade em conhecer os sucessos de então (ou recordá-los), segue uma seleção das músicas que, ao que me lembro, mais tocavam em nossos “hi-fi”, temperados com cuba-livre (quando os pais não apareciam pra confiscar a garrafa de rum, deixando só a coca-cola).

James Taylor
Fire and Rain (esta aqui nem um-pra-lá-um-pra-cá a gente fazia, só balançava o corpo, he,he,he)


The Beatles
Let it be (nessa só ficava sentado quem não conseguia formar par)


Carole King
I feel the earth move(do álbum Tapestry, que eu escutava tanto, mas tanto, que uma vez a vizinha o pegou emprestado e deu sumiço nele - e naquele tempo esses álbuns eram importados, em pequenas quantidades, e não havia camelôs vendendo lançamentos a R$ 5,00 em qualquer esquina)

Santana
Oye Como Va (toca até hoje em show)



Rolling Stones (olha como ele era um gato!)
Angie


Alice Cooper
I never cry (as outras músicas eram mais para serem ouvidas e não dançadas e ele era muito esquisito – para as meninas, porque os rapazes se amarravam no visual pré heavy metal)



The Carpenters
Goodbye to Love (essa, as meninas gostavam mais que os rapazes, e tínhamos que insistir para ser tocada)


Janis Joplin
Move Over (em ocasiões especiais, tipo aniversários, tinha o mais velho da turma que alugava uma iluminação mais sofisticada, em que a luz negra ficava piscando em músicas como esta)


Ficaram muitas bandas de fora porque senão este post ficaria muito longo. Se alguém tiver outras músicas favoritas da época para registrar, deixe seu comentário aqui.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Álvaro Reis lança curso de metodologia para o ensino de danças de salão, saiba mais

É hoje! Você já se inscreveu? Começa hoje esta noite, o curso sobre metodologia de ensino Alvaro Reys, na academia do mestre, em Copacabana. O assunto foi destaque de capa da edição de janeiro/2017, em circulação desde o final de dezembro. Clique no link abaixo para acessar a matéria em pdf e saber detalhes. A proposta é passar para os profissionais da dança interessados em se reciclar, ou alunos interessados em se profissionalizar, a metodologia desenvolvida em décadas de ensino por Alvaro Reys. Informa Álvaro: "Ao final, os cursistas terão um novo potencial didático para a realização de seus trabalhos, com a assimilação de novas técnicas que complementarão sua visão profissional sobre o ensino de dançar a dois. É um curso rápido, até porque sei que quem dá aulas não dispõe de muito tempo para se reciclar". Fica a dica. Inf. 98111-3284. Leia AQUI a matéria sobre o curso de Alvaro Reis

Personagens da nossa história: Mário Jorge, o Rei dos Salões

Mário Jorge, o Rei dos Salões Ele foi um dos maiores dançarinos – se não o maior – de nossos salões. Isto dito por inúmeras testemunhas que o viram criar nas pistas movimentos hoje incorporados definitivamente aos ritmos dançados a dois. Um trágico acidente o retirou das pistas e ele virou lenda. Décadas mais tarde, ao ser homenageado em um evento, eis que ele encontra a mulher da sua vida, que o ajudaria em sua reabilitação e o colocaria novamente sob as luzes dos holofotes. Estamos falando de MÁRIO JORGE MESSIAS MATOS, o “rei dos salões”, como era chamado nos anos sessenta, que recentemente oficializou sua união com D. Íris Neira, queridíssima administradora da Academia Carlos Bolacha. Foi o casamento mais comentado dos últimos tempos (foto abaixo). “Nem provei do buffet, pois não paravam de nos fotografar”, comentou Íris. . Empenhada em pesquisar e divulgar a história do marido (“muitas fotos se perderam e, dos filmes, só consegui recuperar dois, que precisam ser restaurados”), Íris

Roteiro das Bandas: Conjunto Aeroporto

CONJUNTO AEROPORTO (Inf. 2280-2356/9994-5580 Sr José ) clique aqui para ver a coleção do Falando de Dança, de vídeos do conjunto Aeroporto AGENDA: veja no link "Roteiro das bandas e dj's patrocinadores" ****************************************************************