Pular para o conteúdo principal

Utilidade Pública: Registro Profissional de Dançarino


Você sabia que para fazer parte de espetáculos, participar de shows na tv ou mesmo excursionar pelo Brasil e exterior é necessário ter o registro profissional expedido pelo Sindicato? Além disso, um profissional de dança devidamente registrado tem seu currículo valorizado e ajuda a fortalecer a profissão, tão diminuída em função da concorrência desleal de dançarinos recém chegados ao mercado, alguns com apenas alguns meses de aula e que já se intitulam profissionais da dança e professores.

O Sindicato dos Profissionais de Dança do Rio de Janeiro está com inscrições abertas até amanhã, 11 de maio, para a prova de registro profissional, que será realizada dia 19/05.

Para se profissionalizar é necessário cumprir apenas um dos requisitos abaixo relacionados :

1. Apresentar diploma de Escola Profissionalizante ou diploma de Bacharelado expedido por Faculdade de Dança;

2. Passar por avaliação através de provas teóricas e práticas que são realizadas semestralmente pelo Sindicato dos Profissionais da Dança do Estado do Rio de Janeiro nos meses de maio e novembro.

3. Comprovar dois anos de trabalho na função solicitada, prevista na Lei N.º 6.533, de 24 de maio de 1978 – quadro anexo ao decreto n.º 82.385 de 05 de outubro de 1978 ( artista bailarino,maitre de ballet, coreógrafo e ensaiador ) através de contratos, notas contratuais, recibos com CNPJ da Empresa Contratante ou carteira assinada, anexando currículo comprovado.

Atenção : aprovação sujeita a análise.

Documentos Necessários e Taxas
1. Xerox da Carteira Profissional (folha da foto e verso), Identidade, CPF e de comprovante de residência.

2. Taxa por comprovação de trabalho: R$ 60,00 (sessenta reais em espécie) Taxa para prova (item b): R$ 60,00 (sessenta reais em espécie)

Importante

Com exceção do item “1”, o candidato poderá ser reprovado, receber o Registro Profissional Provisório ou o Registro Profissional Definitivo.

No caso de avaliação através de provas o Registro Profissional provisório é concedido àqueles que alcançarem média de 5,0 a 5,9.

O Registro Profissional Definitivo é para aqueles que alcançarem média acima de 6,0.

Há que se esclarecer que o Registro Provisório tem a mesma validade do Definitivo, mas por período de um ano.

As inscrições estão abertas trinta dias antes das provas. Quem perder esta prova do dia 19/05 terá que aguardar a próxima prova em novembro.

Informe-se melhor a respeito no SPDRJ:

Av. Presidente Vargas, 583-B salas 2206/2207 – Centro/RJTEL.:2224-5913 / 2531-7541

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Álvaro Reis lança curso de metodologia para o ensino de danças de salão, saiba mais

É hoje! Você já se inscreveu? Começa hoje esta noite, o curso sobre metodologia de ensino Alvaro Reys, na academia do mestre, em Copacabana. O assunto foi destaque de capa da edição de janeiro/2017, em circulação desde o final de dezembro. Clique no link abaixo para acessar a matéria em pdf e saber detalhes. A proposta é passar para os profissionais da dança interessados em se reciclar, ou alunos interessados em se profissionalizar, a metodologia desenvolvida em décadas de ensino por Alvaro Reys. Informa Álvaro: "Ao final, os cursistas terão um novo potencial didático para a realização de seus trabalhos, com a assimilação de novas técnicas que complementarão sua visão profissional sobre o ensino de dançar a dois. É um curso rápido, até porque sei que quem dá aulas não dispõe de muito tempo para se reciclar". Fica a dica. Inf. 98111-3284. Leia AQUI a matéria sobre o curso de Alvaro Reis

Personagens da nossa história: Mário Jorge, o Rei dos Salões

Mário Jorge, o Rei dos Salões Ele foi um dos maiores dançarinos – se não o maior – de nossos salões. Isto dito por inúmeras testemunhas que o viram criar nas pistas movimentos hoje incorporados definitivamente aos ritmos dançados a dois. Um trágico acidente o retirou das pistas e ele virou lenda. Décadas mais tarde, ao ser homenageado em um evento, eis que ele encontra a mulher da sua vida, que o ajudaria em sua reabilitação e o colocaria novamente sob as luzes dos holofotes. Estamos falando de MÁRIO JORGE MESSIAS MATOS, o “rei dos salões”, como era chamado nos anos sessenta, que recentemente oficializou sua união com D. Íris Neira, queridíssima administradora da Academia Carlos Bolacha. Foi o casamento mais comentado dos últimos tempos (foto abaixo). “Nem provei do buffet, pois não paravam de nos fotografar”, comentou Íris. . Empenhada em pesquisar e divulgar a história do marido (“muitas fotos se perderam e, dos filmes, só consegui recuperar dois, que precisam ser restaurados”), Íris

Roteiro das Bandas: Conjunto Aeroporto

CONJUNTO AEROPORTO (Inf. 2280-2356/9994-5580 Sr José ) clique aqui para ver a coleção do Falando de Dança, de vídeos do conjunto Aeroporto AGENDA: veja no link "Roteiro das bandas e dj's patrocinadores" ****************************************************************